Saiba que candidatos às eleições autárquicas apoiam a exploração de petróleo e gás

Saiba que candidatos às eleições autárquicas apoiam a exploração de petróleo e gás

29 de Agosto, 2017 0

Mapa do Algarve

A campanha Autarquias Livres de Petróleo e Gás pretende divulgar a posição dos vários candidatos às eleições autárquicas sobre a prospeção e exploração de hidrocarbonetos em Portugal.

O UniPlanet falou com os responsáveis desta campanha para ficar a conhecer melhor este projeto.

 

UniPlanet (UP): No dia 22 de junho de 2017, foi lançada a campanha Autarquias Livres de Petróleo e Gás. Qual o objetivo desta iniciativa?

A campanha Autarquias Livres de Petróleo e Gás tem como objetivo principal poder fornecer aos eleitores nas próximas eleições autárquicas um quadro informativo relevante em relação à questão da exploração de petróleo e gás em Portugal. A maior parte da população do país possivelmente não terá conhecimento de que existem concessões em todo o litoral do país desde o Porto até Vila Real de Santo António, assim como concessões em terra na Batalha e Pombal, e de que, apesar do governo ter aparentemente cancelado os contratos no Algarve (em terra e no mar), houve a autorização para a realização de um furo de prospeção de petróleo e gás ao largo de Aljezur, na fronteira marítima Algarve-Alentejo e que mesmo os contratos cancelados poderão ser dados a outras empresas, já que a lei que permitiu a entrega do litoral português para atividades petrolíferas continua em vigor. Assim, procuramos criar uma ferramenta que ajude as pessoas a votar com o máximo de informação no que diz respeito a este tema, que consideramos ser muito relevante para o futuro do país e das autarquias, e no qual nos temos empenhado nos últimos anos.

UP: De que forma divulgarão ao público a posição de cada candidato às eleições autárquicas em relação à exploração de hidrocarbonetos em Portugal?

Estamos a fazer um esforço muito grande para contactar cada uma das candidaturas aos 58 municípios afetados pelas concessões petrolíferas, o que nem sempre é fácil, e estamos a solicitar aos cabeças de lista às Câmaras Municipais que assumam um compromisso por escrito em como se opõe à prospeção e exploração e em como tudo farão para as travar. No final, e em plena campanha autárquica, divulgaremos o quadro das respostas obtidas numa sessão pública em lugar que divulgaremos oportunamente.

Autarquias Livres de Petróleo e Gás

 

UP: Quais as associações ambientalistas ou de defesa do património que integram esta campanha?

Climáximo, Zero, GEOTA, Plataforma Algarve Livre de Petróleo, ASMAA, Peniche Livre de Petróleo, Alentejo Litoral pelo Ambiente, Coletivo Clima, Tamera, Marinha Grande Livre de Petróleo, GAIA, SCIAENA, Tavira em Transição, Stop Fracking Vila do Bispo, Não ao Fracking Aljezur, Associação Ambiental “A Nossa Terra”, Porto Sem OGM e Hidrosfera.

UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre este projeto e consultar o mapa?

O mapa está em atualização permanente (recebemos todos os dias respostas) e pode ser consultado em autarquiaslivresdepetroleo.pt, onde também está a informação mais relevante associada à campanha.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário