CCDR Alentejo dá luz verde a resort da Sonae em Rede Natura 2000 e zona húmida Ramsar

CCDR Alentejo dá luz verde a resort da Sonae em Rede Natura 2000 e zona húmida Ramsar

11 de Fevereiro, 2024 0

A CCDR Alentejo deu parecer favorável ao projeto de mais um resort da Sonae na Península de Tróia, na Caldeira de Tróia.

A Caldeira de Tróia (UNOP 4 – Unidade Operativa de Planeamento) está protegida integralmente pela Convenção Ramsar e pela Rede Natura 2000, sendo uma Zona Especial de Conservação.

“Não entendemos assim como pode a CCDR Alentejo concluir que este projeto seja legítimo e faça sentido construir ali”, escreve a Associação Dunas Livres no Instagram.

A Convenção Ramsar é um tratado internacional para proteger as zonas húmidas que são berços e hotspots de biodiversidade, assim como das áreas mais produtivas e absorventes de carbono. As zonas húmidas são definidas por esta convenção como “zonas de pântano, charco, turfeira ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda os seis metros” e que “podem incluir zonas ribeirinhas ou costeiras a elas adjacentes, assim como ilhéus ou massas de água marinha com uma profundidade superior a seis metros em maré baixa, integradas dentro dos limites da zona húmida”.

A construção de empreendimentos como este em zonas tão sensíveis levam à perda irreversível de habitats e espécies da fauna e da flora, para além de aumentarem a pressão nos recursos hídricos da região.

 

Foto: Diego Delso

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]