8 cuidados que deve ter com o seu cão em dias de calor extremo

8 cuidados que deve ter com o seu cão em dias de calor extremo

16 de Junho, 2023 0

O verão é sinónimo de passeios e brincadeiras ao ar livre com o seu amigo de quatro patas; no entanto, o calor extremo pode ter alguns riscos.

Os cães regulam a sua temperatura corporal através da respiração intensa (arfando). Não têm glândulas sudoríparas espalhadas por todo o corpo como os humanos; a regulação da temperatura corporal dos cães não é tão eficiente e leva mais tempo.

 

Alguns cuidados a ter em dias de calor intenso:

  • Se o asfalto estiver muito quente pode queimar as patas do seu cão

Nos dias de maior calor, deve ter cuidado com o seu cão para não queimar as patinhas no asfalto. Evite passear entre as 10h e as 17h. Existem até sapatos para os cães para protegerem as patas do calor e da neve. Também há à venda em lojas de animais uma cera que se aplica diretamente sobre as almofadinhas das patas dos cães para protegê-las do asfalto quente e da neve.

Como saber se o asfalto está muito quente? Coloque as costas da sua mão no passeio ou estrada, se não aguentar o calor durante 5 segundos, o chão não está apto para as patinhas do seu cão.

Procure passear em sítios à sombra ou numa zona verde onde o cão possa passear na terra ou na erva.

  • O calor excessivo pode provocar uma insolação em cães

Uma insolação ou golpe de calor em cães ocorre quando há uma elevada temperatura corporal provocada pelo calor forte e o organismo do cão é incapaz de baixar a temperatura para níveis normais arfando.

Há cães mais vulneráveis que outros, como os mais velhos, com excesso de peso ou problemas circulatórios. As raças com focinho achatado (Boxers, Buldogues, Pugs e Pequinês), com pelo longo ou com pelo denso (Huskies ou Terra Nova) também são mais afetadas pelo tempo muito quente.

Estes são os principais sintomas a que deve estar atento: respiração muito ofegante, batimentos cardíacos acelerados, temperatura corporal elevada (40,5° C ou superior), vómitos, desorientação, convulsões e desmaio.

  • Não leve o seu cão a fazer exercício intenso nas horas de maior calor
  •  Tenha maior cuidado se o seu cão for obeso, tiver uma idade avançada ou tiver uma doença cardiovascular ou respiratória

Quando passear leve água e uma toalha molhada se for preciso arrefecer o seu cão.

  • Não deixe o seu cão sem água

Verifique frequentemente se a tigela tem água e leve uma garrafa com água se for caminhar com o seu amigo de quatro patas.

  • Não deixe o seu cão fechado numa varanda ou acorrentado ao sol
  • Nunca deixe o seu cão fechado num carro ao sol
  • Algumas ideias para arrefecer o seu cão em casa: use uma ventoinha, borrife o cão com água ou humedeça a barriga e o interior das patas ou leve o seu cão para uma zona fresca da casa.
  • Se o seu cão precisar de usar açaime no verão, opte por um açaime com grade que permite que o cão abra melhor a boca em vez de um de nylon que não lhe permite abrir tanto a boca para arfar.
  • Contacte o seu veterinário caso o seu cão esteja a passar mal com o calor.

 

Foto: Pixabay

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário