15 Tauros, próximos dos auroques pré-históricos, introduzidos no Vale do Côa

15 Tauros, próximos dos auroques pré-históricos, introduzidos no Vale do Côa

15 de Abril, 2023 0

Uma manada de 15 Tauros chegou, no dia 13 de abril, à área rewilding do Ermo das Águias, onde vai ficar num cercado de habituação nas primeiras semanas.

A manada, constituída por 3 machos (um dominante e dois mais jovens) e 12 fêmeas (quatro delas grávidas), vai depois habitar a área rewilding do Ermo das Águias, no concelho de Pinhel, distrito da Guarda, em regime semisselvagem.

Os tauros vão depois conviver com os cavalos Sorraia que já lá estão presentes em estado semi-selvagem, e que têm como função replicar o papel ecológico dos cavalos selvagens. O objetivo da introdução dos tauros é que se comportem como fariam os auroques originais, considerados os antepassados de todos os bovinos que existem hoje.

A extinção dos auroques terá ocorrido no século XVII, depois de terem sido caçados até desaparecerem. Embora o auroque esteja extinto, partes do seu ADN ainda estão vivas em várias espécies de raças antigas e rústicas de bovinos, algumas delas aliás portuguesas, como é o caso da raça Maronesa.

O projeto holandês Tauros começou, há algumas décadas, a cruzar várias raças rústicas de bovinos que continham o ADN dos auroques para recuperar a espécie. O ressurgimento dos antepassados dos bovinos aconteceu através do surgimento dos tauros, a espécie mais próxima do auroque.

Introduções semelhantes têm ocorrido com sucesso em outros locais da Europa, como, por exemplo, no norte de Espanha, na Serra de Albarracín.

Assista ao momento da chegada dos Tauros à área rewilding do Ermo das Águias no vídeo em baixo.

 

Foto: Fernando Teixeira / Rui Santos (Rewilding Portugal)

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário