Vincent Callebaut: o arquiteto eco-futurista

Vincent Callebaut: o arquiteto eco-futurista

29 de Março, 2023 0

O arquiteto belga, Vincent Callebaut, vive em Paris e utiliza a “biomimética”, um conceito arquitetónico que junta a arquitetura com a natureza. Tem vários projetos que se baseiam neste conceito como “Lilypad”, as cidades flutuantes; “Dragonfly”, as quintas verticais, em Nova Iorque e “Hydrogenase”, um projeto que iria produzir biocombustível a partir de algas marinhas.

Na sua torre “Tao Zhu Yin Yuan” em Taipei, Taiwan, um projeto que durou 10 anos e ficou concluído em 2018, a maioria dos espaços abertos têm plantas e árvores para aumentar a absorção de carbono e implementar a simbiose com a natureza.

 

 

Recentemente, a Discovery Channel Southeast Asia dedicou um episódio no seu programa “Building Icons” a esta torre que desafia a gravidade e se baseia na estrutura do ADN.

 

Em 2014, a sua empresa Vincent Callebaut Architectures foi escolhida para participar no projeto Paris Smart City 2050 que pretende tornar Paris numa cidade sustentável. Neste projeto, Vincent sugeriu as suas “Torres Bioclimáticas” e as “Torres da Fotossíntese”.

Na Coreia do Sul, ele propôs, em 2017, o seu projeto flutuante “Manta Ray” no Yeouido Han River Park, em Seul.

Nos seus projetos, os prédios alimentam-se de energia solar e eólica, têm painéis que armazenam energia solar em células de combustível de hidrogénio, os jardins exteriores são usados para capturar e filtrar a água da chuva, a água é reutilizada para irrigação e são usados materiais ecológicos, como bambu, microalgas, micélio e outros biomateriais.

Vincent Callebaut desenhou também carros elétricos feitos de madeira, com um peso até cinco vezes menor, o que reduziria consideravelmente o consumo de energia. Dentro do conceito de “Timber Mobility” (mobilidade de madeira), os carros e as bicicletas são construídos em madeira laminada cruzada (CLT) e bambu industrial, em combinação com materiais reciclados como o alumínio e a fibra de vidro.

A Renault desafiou então Vincent a criar a sua própria versão de um Timber Twingo.

» Já votaram no UniPlanet? 😊 Votem aqui.

 

1ª Foto: Vincent Callebaut Architectures

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário