Fruta de outono portuguesa contaminada com pesticidas perigosos

Fruta de outono portuguesa contaminada com pesticidas perigosos

27 de Setembro, 2022 0

A PAN Europa (Pesticides Action Network Europe) divulgou um novo relatório que demonstra que a fruta de outono na Europa, incluindo a portuguesa, está “altamente contaminada” com pesticidas perigosos.

Segundo o relatório, grande parte das peras europeias (49%), das uvas de mesa (44%), das maçãs (34%), das ameixas (29%) e das framboesas (25%) foram vendidas com resíduos de pesticidas.

Estes pesticidas estão ligados ao aumento do risco de cancro, deformidades congénitas, doenças cardíacas e outros problemas graves de saúde, para além de serem tóxicas para o ambiente. De acordo com a organização não-governamental, mesmo doses muito baixas da maior parte dos pesticidas são uma ameaça.

A PAN Europa analisou 44.137 amostras de frutas frescas testadas pelos governos entre 2011 e 2020 e descobriu que a contaminação de maçãs, peras e ameixas quase duplicou desde 2011.

O relatório da PAN explica que a eliminação progressiva dos pesticidas tem falhado porque os governos estão a seguir diretrizes escritas em parceria com os gigantes químicos BASF, DuPont (agora Corteva) e Syngenta.

O relatório, intitulado Pesticide Paradise (O Paraíso dos Pesticidas), pode ser lido aqui.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário