Como arranjar um terreno gratuitamente para a sua horta

Como arranjar um terreno gratuitamente para a sua horta

12 de Abril, 2021 0

Uma frase que costumo ouvir muitas vezes é: “gostava de ter uma horta, mas não tenho um terreno”.
Por isso vou ensinar-vos várias formas de conseguirem um terreno a custo zero.

Em 2018, decidi começar uma horta comunitária em Coimbra para a comunidade do UniPlanet. Como não tinha um terreno e não poderia comprar um, comecei a procurar soluções.

Inscrevi-me numa formação de aromáticas e, mal me apresentei, disse que andava à procura de um terreno, para ver se os colegas ou a formadora sabiam da existência de algum. Um colega falou-me de um, nos arredores de Coimbra, que era cedido gratuitamente, e assim nasceu a primeira horta.

A segunda horta comunitária que criei foi através de um amigo que conhecia os donos de uma Guest House, em Coimbra, que tinha um terreno que não estava a ser utilizado. Apresentei-lhes a ideia de criarem lá uma horta comunitária, eles gostaram e assim nasceu este projeto.

Ao lado desta Guest House encontra-se um lar de idosos, que também tinha um terreno que não estava a ser cultivado. Um dia, em conversa com um dos responsáveis do lar, disse-lhe que seria muto interessante criar-se lá um projeto intergeracional de hortas escolares. Ele concordou com a ideia e assim foi criada gratuitamente mais uma horta.

Patrícia Esteves
Victor Melo ©

Como viram, para arranjarem um terreno gratuito, podem fazer o seguinte:

  • perguntar em formações ligadas à agricultura se os colegas ou formadores conhecem algum terreno livre que possa ser cedido gratuitamente;
  • falar com empresas que tenham terrenos que não estejam a ser usados (hostels, lares, etc);
  • perguntar aos gerentes de cafés nos arredores da vossa cidade se sabem de terrenos que possam ser cedidos gratuitamente;
  • contactar Juntas de Freguesia ou Câmaras;
  • falar com Escolas Agrárias;
  • participar numa Horta Comunitária da vossa cidade.

O que não falta são terrenos que não estão a ser utilizados e que apenas dão despesas aos seus donos devido às limpezas que tem de ser feita regularmente.

Muito importante:
Quando procurarem um terreno, este deve ter obrigatoriamente água (furo ou poço), uma vez que a água é essencial para uma horta.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Patrícia Esteves
Olá, sou a Patrícia, a criadora do UniPlanet, um projeto com 12 anos e que é uma referência na área da sustentabilidade. Sou mestre em gestão e doutoranda em geografia humana. Sou vegetariana há 19 anos, adoro viajar e fazer caminhadas.
Deixe um comentário