Avistada espécie rara de águia ibérica no Douro Internacional

Avistada espécie rara de águia ibérica no Douro Internacional

2 de Outubro, 2018 0

Águia ibérica

Uma águia-imperial-ibérica foi avistada no concelho de Miranda do Douro, distrito de Bragança, o que pode significar que esta “ave rara” poderá estar de volta ao território do Douro Internacional.

Em Portugal só existem 17 casais de águia-imperial-ibérica nidificantes e este avistamento pode significar que o número esteja a aumentar, uma vez que a ave avistada era juvenil.

“Esta espécie está restrita como nidificante em Portugal e em Espanha, e é uma das aves de rapina mais ameaçadas da Europa, estando igualmente entre as mais raras do mundo“, especificou o biólogo José Pereira que se dedica ao estudo das aves rupícolas na área do Parque Natural do Douro.

A águia-imperial-ibérica só existe na Península Ibérica sendo uma espécie que está em perigo de extinção, o que significa que está muito ameaçada, e os 17 casais nidificantes estão todos na zona Sul do país, sendo muito raro avistá-las na região Norte“, explicou o biólogo e presidente da Associação Palombar.

O avistamento foi captado por uma câmara de fotoarmadilhagem existente no campo de alimentação de aves necrófagas gerido pela Associação Palombar, em Miranda do Douro, e que está inserido no projeto Life Rupis, que se dedica ao estudo e conservação do britango ou abutre-do-egito.

“Ficamos muito satisfeitos e motivados com o trabalho que a Palombar está a desenvolver, nomeadamente ao nível do reforço da rede de campos de alimentação para aves necrófagas, que tem vindo a crescer e que permite um aumento da disponibilidade alimentar para estas espécies, e promove a conetividade entre as áreas protegidas”, disse José Pereira.

Nos finais da década de 70 e inícios dos anos 80, a população reprodutora da águia-imperial-ibérica terá desaparecido de Portugal e a nidificação só voltou a ser confirmada em 2003 na região do Tejo Internacional.

Foto: Palombar

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário