Tribunal reintroduz proibição de foie gras na Califórnia

Tribunal reintroduz proibição de foie gras na Califórnia

1 de Outubro, 2017 0

ganso

Um tribunal norte-americano restabeleceu a proibição de foie gras – um patê feito com o fígado de patos e gansos alimentados à força – na Califórnia. Esta decisão inverte o parecer de um tribunal de instância inferior, em 2015, que declarou que uma lei federal de segurança alimentar prevenia a Califórnia de proibir a venda de foie gras.

A proibição tinha sido aprovada em 2004 e previa um período transitório de oito anos, findos os quais qualquer restaurante apanhado a vender o produto se arriscaria a pagar uma multa de 850€.

A organização de defesa dos direitos dos animais PETA saudou a decisão do tribunal, dizendo que apenas os chefs mais insensíveis são capazes de suportar a prática de se alimentarem aves à força para se produzirem fígados “doentes”.

Do outro lado do debate, as associações de produtores e cozinheiros defendem que a decisão viola as suas liberdades. Eric Greenspan, chef, disse que a decisão era “absurda”. “Não o comam se não quiserem, mas não prejudiquem os direitos que os outros têm de fazerem o que querem.”

A decisão do tribunal só entrará em vigor após a conclusão de um processo de recurso.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário