Um jardim para trazer as borboletas de volta à cidade, em Bombaim

Um jardim para trazer as borboletas de volta à cidade, em Bombaim

8 de Agosto, 2016 0

Borboleta

Imagine que passeia num parque, na cidade, onde grupos de borboletas de várias espécies e cores voam e poisam confortavelmente na vegetação escolhida especialmente para elas. Esta é uma imagem que se está a tornar realidade em Bombaim, na Índia, onde começam a surgir “jardins de borboletas”, conta o India Times.

A ideia é simples: atrair estes polinizadores com plantas e flores específicas para este fim. Assim, para além de rosas e dálias, o parque conta também com plantas menos atrativas para o público, mas que são os verdadeiros “ímanes” para as borboletas, como a ixora, stachytarpheta jamaicensis e bryophyllum.

Por trás deste projeto está a entomóloga Shubhalaxmi, anteriormente membro da Sociedade de História Natural de Bombaim, que conceptualizou o parque num terreno com cerca de 223 m², em Urban Haat, CBD Belapur, na cidade de Bombaim.

Contudo, como explica a entomóloga, é necessário mais do que flores e plantas para atrair estes insetos. “Elas apercebem-se das mais ínfimas mudanças num microclima, como os níveis de poluição, e são afetadas por isso. Se observarmos a população de borboletas com mais atenção, isso dar-nos-á tempo para retificar os danos que causámos aos ecossistemas, antes que estes afetem espécies maiores, como os tigres”, afirma.

Para além deste projeto Shubhalaxmi desenvolveu também outros 6 jardins, nesta que se tornou a sua missão a tempo inteiro: trazer as borboletas de volta à cidade.

Shubhalaxmi

Foto: PinksWorth

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário