Re-Food: Ajudar quem necessita e lutar contra o desperdício alimentar

Re-Food: Ajudar quem necessita e lutar contra o desperdício alimentar

18 de Dezembro, 2015 0

Logo

O Re-Food é um projeto que consiste na distribuição de comida recolhida em restaurantes, cafés, cantinas, supermercados e hotéis a famílias carenciadas.
Foi criado em 2011 em Lisboa pelo norte-americano Hunter Halder, que reside em Portugal há mais de duas décadas, sob o lema Aproveitar para Alimentar. O Re-Food ganhou dimensão nacional e estendeu-se a cidades como o Porto, Braga, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro e Coimbra.

No caso de Leiria, de segunda a sexta-feira, os grupos de voluntários passam nos 9 restaurantes, pastelarias e padarias que aderiram ao projeto e recolhem os excedentes de comida. Depois das 19 horas, as famílias dirigem-se ao centro de operações, onde lhes são entregues as refeições. “Cada saco está identificado com uma referência (…) temos o cuidado de saber se aquela família tem crianças ou se há alguém diabético, por exemplo, que necessite de uma dieta especial”, garantiu César Lopes, um dos coordenadores do Re-food em Leiria.

As famílias que têm condições e “mostrem disponibilidade” para cozinhar em casa podem também levar produtos para confeção. O coordenador afirmou que não existem mais estabelecimentos a fornecer comida, porque “para já, os que existem são suficientes”. Mas “há mais de 20 dispostos a colaborar”, acrescentou. Este é um projecto dois em um: evitamos que vá comida para o lixo, ao mesmo tempo que estamos a alimentar pessoas. Quando há refeições a mais são entregues a instituições de caridade.

Se estiver interessado em tornar-se voluntário entre em contacto com o Re-Food da sua cidade.

Fonte: P3

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário