Porque Perdem as Árvores as Suas Folhas

Porque Perdem as Árvores as Suas Folhas

24 de Julho, 2009 1

Lenda Cherokee

Há muito, muito tempo, as árvores e os animais eram capazes de falar uns com os outros. Viviam juntos e partilhavam muitas coisas. Mas todos os anos, quando o tempo frio vinha, os pássaros tinham de voar para sul, de onde regressavam apenas na Primavera quando a estação quente voltava.

Certa vez, quando a estação fria se aproximava, o Pardal feriu-se. Não tinha força suficiente para voar e a sua família teve de partir sem ele.

Como estava ferido, tinha de arranjar um bom abrigo para passar o Inverno. Por isso decidiu pedir ajuda às árvores. Aproximou-se do Carvalho: “Oh Carvalho, estou ferido e não posso voar. A estação fria aproxima-se e se eu não encontrar refúgio antes, certamente não sobreviverei. Por favor, abriga-me entre as tuas folhas e galhos durante o tempo frio”.

Mas o Carvalho, um velho mal-humorado, não gostou da ideia de ter um hóspede durante o tempo frio, e respondeu-lhe: “Procura outro lugar. Não quero passar o Inverno contigo.”

O pobre Pardal, desconsolado, foi então ter com o Ácer e pediu: “Ácer, estou ferido e não posso voar para as terras quentes com a minha família. Por favor, abriga-me entre as tuas folhas e galhos durante o tempo frio, ou certamente morrerei.”

O Ácer, apesar de ser uma árvore muito doce, não gostou da ideia de passar o Inverno com ele e também recusou ajudá-lo. Novamente se afastou o Pardal muito triste. Às outras árvores repetiu o seu pedido mas, uma a uma, todas recusaram. Olhando em volta, já só faltava pedir ao Pinheiro.

Sem esperança, mas não querendo desistir, dirigiu-se ao Pinheiro: “Pinheiro, estou ferido, e não posso voar para sul, para as terras quentes. Se não encontrar abrigo antes do tempo frio, vou certamente morrer… Por favor deixa-me abrigar entre as tuas folhas e ramos durante o tempo frio!”

O coração do Pinheiro ouviu o Pardal: “As minha folhas são minúsculas, meras agulhas… Não tenho tantos ramos como as outras árvores… mas o que tenho, de bom grado partilharei contigo”. E assim, o Pardal passou o Inverno com o Pinheiro.

Quando regressou a Primavera, os pássaros voltaram. O Pardal, já curado, voou para cumprimentar a sua família.

O Criador, que assistira a tudo, convocou então um grande conselho de Árvores e disse-lhes: “Vós, a quem foi dado tanto… que tinham tanto… nada partilharam com o pobre Pardal. Por isso, a partir deste dia, quando o tempo estiver frio, as vossas folhas murcharão, morrerão e serão levadas pelo vento.”

Depois virou-se para o Pinheiro: “Pinheiro, tu, que tinhas menos para oferecer, deste tanto e comoveste-me. Quando o frio chegar, as tuas folhas não cairão e permanecerão verdes em todas as estações do ano como reconhecimento pelo teu nobre gesto.”

E é por isso que, até hoje, quando o tempo frio chega à terra, as folhas murcham, morrem e são sopradas pelo vento… excepto as do pinheiro.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

One thought on “Porque Perdem as Árvores as Suas Folhas
  1. Anónimo

    lindo lindo!! muito lindo!e exatamente assim quem tem pouco sempre quer ajudar!

    20 de Abril, 2012
Deixe um comentário