Aprenda como pode reduzir meio quilo (ou mais) de desperdício por semana com estas 5 dicas simples.

Lixo

Aprenda como reduzir meio quilo (ou mais) de desperdício por semana, com estas 5 dicas simples para um estilo de vida mais sustentável.

1. Reduzir, reparar, reciclar

Reduza as suas compras, repare (ou conserte) aquilo que tem e recicle o que puder – estes R’s ajudá-lo-ão a evitar que muito do desperdício chegue à sua casa e a poupar dinheiro. Pode ser difícil reduzir a quantidade de compras que faz, mas esta é uma das decisões mais sustentáveis que pode tomar. Experimente apontar aquilo que você e a sua família compram regularmente para identificar os produtos verdadeiramente necessários diária, semanal e mensalmente.

Se algo se partir ou avariar e estiver a considerar comprar um substituto, tente consertá-lo primeiro. Procure dicas de reparação em sites como o iFixit, WikiHow e o Youtube. Aprenda ainda algumas técnicas de manutenção básicas para aumentar a longevidade das suas coisas e evitar condená-las ao lixo prematuramente.
Quando um artigo não puder ser consertado, recicle-o. Tenha em atenção os materiais de que é feito e qual o contentor de reciclagem adequado para ele. (Conhece os 5 R’s do Desperdício Zero?)

2. Torne-se um consumidor mais sustentável

Comece pelo básico: ponha os sacos de plástico de lado e leve para a loja consigo sacos de tecido. Isto também inclui os sacos para os legumes e frutas – leve estes produtos num saco de rede ou soltos no seu saco de pano e, uma vez em casa, guarde-os no frigorífico, balcão da cozinha ou num recipiente reutilizável. Os mercados de agricultores são boas escolhas para frutas e vegetais sem embalagens, produzidos localmente. Esta pequena mudança fará a sua família desperdiçar quase menos meio quilo de sacos de plástico por ano.
Sempre que puder, procure alimentos que não estejam embalados. Quando esta não for uma opção, opte por embalagens feitas de materiais mais sustentáveis, como o cartão e o vidro.


Upcycling

3. Faça Upcycling

Não deite fora algo que poderia ganhar uma segunda vida através do upcycling. Pode transformar um frasco de vidro num terrário, uma camisola velha numa cama para um gato, uma lata de café num vaso e muito mais. Se transformar um artigo velho em algo de que necessita, estará a reduzir a necessidade de ir às compras, assim como a evitar que mais artigos sejam descartados e acabem no aterro. Para alguma inspiração e ideias de upcycling, visite sites como o Pinterest e o Etsy. Poderá ficar surpreendido com a utilidade dos artigos que criará.

4. Comece a compostar o desperdício alimentar

Todos os anos, cerca de um terço dos alimentos produzidos globalmente são desperdiçados. Nos aterros, sob camadas de resíduos e sem acesso à luz do sol ou a oxigénio, os alimentos decompõem-se anaerobiamente, um processo que gera metano, um gás com efeito de estufa, explica o TreeHugger.
Para evitar que os restos de comida vão parar ao seu balde do lixo, comece a fazer compostagem. Existem métodos de compostagem adaptados a quase todos os estilos de vida, quer se more num pequeno apartamento ou numa casa com um quintal. Algumas cidades disponibilizam aos seus habitantes contentores para resíduos orgânicos.


Corvo com lixo

5. Garrafas de plástico?

Estima-se que, só nos EUA, 60 milhões de garrafas de água de plástico sejam descartadas, por dia. Considere levar consigo uma garrafa-termos ou uma de vidro. Se no entanto, se vir forçado a comprar uma garrafa de água de “emergência”, volte a enchê-la e utilize-a o maior número de vezes possível. Se não gostar do sabor da água da torneira, na sua casa, experimente utilizar um filtro de água.

A iniciativa Less Waste Challenge desafia as pessoas, através das redes sociais, a reduzir meio quilo de lixo por semana, ao mesmo tempo que liga consumidores para estes partilharem as suas próprias dicas e conselhos para reduzir a quantidade de desperdício produzida.

Partilha:

Comentários:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.