Amanhã, 22 de setembro, é Dia Europeu Sem Carros

Amanhã, 22 de setembro, é Dia Europeu Sem Carros

21 de Setembro, 2022 0

No dia 22 de setembro celebra-se o Dia Europeu Sem Carros. O objetivo desta data é promover-se uma mobilidade mais sustentável e sensibilizar a população e as autoridades para a necessidade de se reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar-se a qualidade de vida, do ar, reduzindo-se o ruído e o consumo de energia e a dependência dos combustíveis fósseis.

A ideia é experimentarmos as cidades com menos carros e optarmos por transporte menos poluentes como os transportes públicos e as bicicletas.

Este dia está integrado na Semana Europeia da Mobilidade.

“Melhores Conexões” é o mote deste ano da Semana Europeia da Mobilidade, com destaque para a mobilidade ciclável, o andar a pé e também os transportes públicos.

As cidades que aderem a esta iniciativa fecham algumas ruas ao trânsito para incentivarem os cidadãos a optarem por meios de mobilidade alternativos, e em alguns municípios os transportes públicos são gratuitos neste dia.

O Dia sem Carros surgiu em França em 1998 e a União Europeia adotou-o em 2000. A Semana Europeia da Mobilidade surgiu dois anos depois e decorre entre 16 e 22 de setembro.

Pode verificar se a sua cidade aderiu à Semana Europeia da Mobilidade aqui.

 

Quem vai participar?

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário