Nova Zelândia pede a turistas para se comprometerem a proteger a natureza do país

Nova Zelândia pede a turistas para se comprometerem a proteger a natureza do país

6 de Fevereiro, 2019 0

Nova Zelândia

Os passageiros de voos com destino à Nova Zelândia assistirão a vídeos que os encorajarão a comprometerem-se a proteger o ambiente natural do país e a respeitar os costumes locais durante a sua visita.

A campanha promove a “promessa Tiaki”, um conjunto de princípios orientadores elaborado pelo governo e pela indústria do turismo. “Tiaki” significa “cuidar” em maori, a língua do povo indígena das ilhas.

“Ao cumprir a Promessa Tiaki, está a assumir um compromisso com a Nova Zelândia – o compromisso de agir como um guardião, protegendo e preservando a nossa casa. Nau mai, haere mai ki Aotearoa. Bem-vindo à Nova Zelândia”, diz a campanha.

A medida surge em resposta às preocupações com o impacto ambiental do turismo, um sector em crescimento no arquipélago. Em 2017, cerca de 3,8 milhões de turistas visitaram o país, que tem uma população de menos de 5 milhões de habitantes. A Austrália, China e Estados Unidos foram os principais países de origem de turistas estrangeiros.

Flyer

“Em algumas partes do mundo, é comum deitar-se lixo para o chão e há pessoas pagas para o recolherem”, disse Stephen England-Hall, diretor executivo do Turismo da Nova Zelândia. “Se não dissermos ‘não deite o lixo em locais inadequados’, as pessoas fá-lo-ão. E na época alta, isto pode ser um problema.”

A crescente popularidade do “campismo selvagem” no país também tem provocado o descontentamento dos habitantes locais. Neste tipo de campismo, os turistas montam a sua tenda ou estacionam a autocaravana numa zona fora dos parques de campismo e caravanismo. A inexistência de casas de banho ou caixotes de lixo nessas zonas significa que muitas vezes os turistas menos civilizados deixam para trás uma confusão.

A campanha, que também lembra os turistas de respeitarem a cultura maori, será igualmente promovida num website e nas redes sociais.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário