Estudantes da UA recebem árvores ‘bebés’ para cuidarem e plantarem

Estudantes da UA recebem árvores ‘bebés’ para cuidarem e plantarem

11 de Dezembro, 2018 0

Jovem com pequena árvore na mão

Medronheiros, pinheiros e carvalhos, num total de mais de 2000 árvores ‘bebés’, vão ser entregues no dia 12 de dezembro aos alunos da Universidade de Aveiro (UA). A iniciativa Plantar o Futuro pretende fazer de cada estudante padrinho e madrinha de uma árvore autóctone da floresta portuguesa de forma a que delas cuidem em casa até aos meses de fevereiro e março. Nessa altura, os estudantes que aceitaram o desafio vão plantar as árvores no Campus da UA e em áreas florestais de Estarreja e de Águeda afetadas por incêndios.

A entrega das árvores decorre entre as 14h00 e as 17h30 junto ao edifício da Reitoria. Simbolicamente o Reitor Paulo Jorge Ferreira entregará a partir das 14h00 as primeiras árvores aos primeiros padrinhos e madrinhas.

Juntamente com as árvores autóctones, os estudantes vão receber ainda um pequeno livro, da responsabilidade da Associação Ambiental BioLiving, com orientações sobre as melhores formas de cuidar das pequenas árvores em casa.

Organizada pela UA, através do Grupo para a Sustentabilidade, e em parceria com a Associação Agora Aveiro, o projeto quer promover entre a comunidade académica a sustentabilidade dos ecossistemas florestais, preservando a biodiversidade nacional.

Para além do ‘babysitting’, o projeto Plantar o Futuro pretende que os estudantes se envolvam igualmente na plantação das árvores. Após a época de exames académicos, durante os meses de fevereiro e março e sob a orientação das Associações BioLiving e Quercus, estão já previstas várias ações de plantação em terrenos disponibilizados pelo Município de Estarreja e pelo Projeto Cabeço Santo da Quercus, em Águeda, onde os incêndios de 2018 e 2017 causaram estragos. Os estudantes vão também plantar árvores no Campus da Academia de Aveiro no dia 21 de março, Dia da Árvore.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário