Berlim Vai Ter uma Ciclovia Coberta com Hortas e Pavimento “Inteligente” [vídeo]

Berlim Vai Ter uma Ciclovia Coberta com Hortas e Pavimento “Inteligente” [vídeo]

4 de Dezembro, 2015 0



Chama-se Radbahn e é um projeto inovador para uma ciclovia coberta com cerca de 9 km, no centro de Berlim, com hortas urbanas e outras zonas verdes, “estações de serviço”, semáforos e pavimento que gera energia.

O projeto — de uma equipa de oito elementos de vários países com formação em urbanismo, gestão cultual, consultadoria, relações públicas e arquitetura — pretende reaproveitar uma ciclovia que existe, de forma a incentivar os cidadãos a deslocarem-se de bicicleta, tornando o percurso mais rápido, seguro, sem trânsito e mais confortável.

Berlim é hoje uma das cidades com maior taxa de circulação de bicicletas a nível mundial, tendência apontada como benéfica para o bem-estar físico e para o ambiente.

Esta via vai passar no centro da cidade, por baixo de um dos viadutos mais conhecidos, o U1, uma linha férrea com 120 anos de existência, o que permitirá uma cobertura para os dias de chuva. A via existente é pouco utilizada por causa de vários obstáculos que dificultam o percurso. A nova via terá também locais onde se pode fazer uma pausa para descansar, como cafés, “estações de serviço” com assistência técnica, zonas de aluguer de bicicletas, zonas verdes e até hortas urbanas.

Um dos pontos fortes do projeto é o facto de estar equipado com um pavimento que transformará o atrito provocado pelos pneus em energia para iluminar o percurso e as instalações ao longo do trajeto.

Fonte: P3

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário