O ruído gerado pelo tráfego marítimo foi suficiente para fazer com que 20 das 28 focas estudadas perdessem temporariamente a audição.

foca

O ruído subaquático gerado pelo tráfego marítimo nas rotas de navegação movimentadas está a deixar as focas temporariamente surdas, diz um novo estudo realizado no Reino Unido.
Os cientistas descobriram que o nível do ruído gerado pelas embarcações era suficientemente elevado para fazer com que 20 das 28 focas estudadas perdessem temporariamente a audição.

“Como os seres humanos que vivem em cidades movimentadas e barulhentas, algumas focas vivem em zonas onde há muito tráfego marítimo e ruído, disse Esther Jones, ecóloga da Universidade de St. Andrews e autora do estudo. “O Reino Unido tem algumas das rotas mais movimentadas do mundo e o ruído subaquático tem aumentado nos últimos 30 anos.”

A equipa de investigação estudou os níveis de ruído e elaborou uma série de mapas que mostram até que ponto as focas-comuns e as focas-cinzentas do Reino Unido são afetadas pelo tráfego marítimo. Os mapas também revelaram que 11 das 25 Zonas Especiais de Conservação podem conter focas afetadas pelas embarcações.

“A urbanização do meio marinho vai continuar, inevitavelmente, portanto o ruído crónico no oceano deve ser incorporado explicitamente no planeamento espacial marinho e nos planos de gestão para as áreas marinhas protegidas”, frisou a cientista. “Precisamos agora de começar a avaliar quaisquer mudanças comportamentais nas focas, que resultem da exposição crónica ao ruído subaquático, para que possamos compreender as implicações destas mudanças nos indivíduos e, em última análise, na dinâmica populacional.”

Para averiguar esta última questão, os cientistas planeiam investigar, num futuro estudo, a forma como o comportamento das focas é afetado pela poluição sonora colocando-lhes dispositivos de gravação de som e movimento.

O estudo foi publicado na revista científica Journal of Applied Ecology.

Subscrever a Newsletter

Partilha:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.