Descubra as 7 marcas de chocolate que utilizam trabalho escravo infantil

Criança carrega um saco pesado de cacau

Em setembro de 2015, foi apresentada uma ação judicial contra a Mars, a Nestlé e a Hershey alegando que estas estavam a enganar os consumidores que "sem querer" estavam a financiar o negócio do trabalho escravo infantil do chocolate na África Ocidental.

Crianças entre os 11 e os 16 anos (por vezes até mais novas) são fechadas em plantações isoladas, onde trabalham de 80 a 100 horas por semana. O documentário Slavery: A Global Investigation (Escravidão: Uma Investigação Global) entrevistou crianças que foram libertadas, que contaram que frequentemente lhes davam murros e lhes batiam com cintos e chicotes. "Os espancamentos eram uma parte da minha vida", contou Aly Diabate, uma destas crianças libertadas. "Sempre que te carregavam com sacos [de grãos de cacau] e caías enquanto os transportavas, ninguém te ajudava. Em vez disso, batiam-te e batiam-te até que te levantasses de novo."
Em 2001, a FDA queria aprovar uma legislação para a aplicação do selo “slave free” (sem trabalho escravo) nos rótulos das embalagens. Antes da legislação ser votada, a indústria do chocolate - incluindo a Nestlé, a Hershey e a Mars - usou o seu dinheiro para a parar, prometendo acabar com o trabalho escravo infantil das suas empresas até 2005. Este prazo tem sido repetidamente adiado, sendo de momento a meta até 2020. Enquanto isto, o número de crianças que trabalham na indústria do cacau aumentou 51% entre 2009 e 2014, segundo um relatório de julho de 2015 da Universidade Tulane.

Como uma das crianças libertadas disse: "Vocês desfrutam de algo que foi feito com o meu sofrimento. Trabalhei duro para eles, sem nenhum benefício. Estão a comer a minha carne.

As 7 marcas de chocolate que utilizam cacau proveniente de trabalho escravo infantil são:

  1. Hershey
  2. Mars
  3. Nestlé
  4. ADM Cocoa
  5. Godiva
  6. Fowler’s Chocolate
  7. Kraft
Assista ao documentário “O lado negro do chocolate” aqui.

Fontes: U.S. Uncut e o Relatório da Universidade Tulane (2015)

Criança corta cacau

Leia também o artigo do The Guardian "Trabalho Infantil nas plantações da Nestlé" (09/2015) aqui
Partilha:

Comentários:

356 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Respostas
    1. Criança tem que aprende a trabalhar desde pequeno para saber dar valor as coisas não ganha tudo de mão beijada trabalhar não é crime se não fazer trabalhar desde pequeno viram tudo ladrão quando crescem querem as coisas mas não querem trabalhar.

      Eliminar
    2. Joel, não se trata de trabalho, se trata de escravidão. Investir em uma educação de base melhor resolveria o problema que você cita: "se não fazer trabalhar desde pequeno viram tudo ladrão". Precisamos investir na evolução e não na repetição dos problemas da sociedade, escravidão não foi e nunca será a solução para nenhum problema social, muito pelo contrário, deixou suas marcas, as quais são remendadas até hoje em busca da equipariedade.

      Eliminar
    3. Meu caro, deixe de ignorÂncia. Estamos falando de TRABALHO ESCRAVO. Você por favor va na internet e pesquise o que significa tal termo. Verá, por exemplo, que o conceito é muito diferente de trabalho celetista (regido pela CLT) e que por sinal este é CRIME, independente de o explorado se tratar de criança ou adulto.

      Eliminar
    4. Trabalhar é uma coisa, ser humilhada e espancada é outra seu idiota

      Eliminar
    5. Desculpe mas não deve ter filhos nem crianças por perto pois não? Então mas desde quando é que uma criança tem de trabalhar?? Onde é que tá a lógica nisto? Não é por uma criança trabalhar que vai dar mais valor às coisas.. Eu queria ver se fosses tu oh relaxado, nem trabalhar deves saber.. Agora temos de trabalhar em pequenos para não sermos ladrões, ou para sabermos dar valor às coisas!? Boa até porque estes meninos vivem em sítios super ricos e estão a ganhar balúrdios pelo o que fazem e aliás a taxa de empregabilidade deve ser enorme.. Acorde por amor de Deus.

      Eliminar
    6. Que ignorancia, criança tem que ir pra escola, nao trabalhando. Não acredito que li isso. Eu não trabalhei, sei o valor das coisas, nunca ganhei nada de mão beijada, e ah, vale lembrar que nunca roubei também. Então vamos pensar um pouquinho antes de falar merda

      Eliminar
    7. Pois é, só q tem um porém. Há muita diferença entre TRABALHO e ESCRAVIDÃO. Ñ sou contra a criança ter alguma atividade (desde q seja para aprendizado) com carga horaria reduzida e q de preferencia ñ sofra nenhuma agressão física!!!

      Eliminar
    8. Se você não ver nada demais nisso. Será que gostaria de ver um filho seu em uma situação como essa. Uma coisa é algum tipo de atividade a depender da idade da criança outra é escravizar . Criança antes de qualquer coisa tem que estudar . E se a questão for saber dar valor às coisas e nao ficar acostumadas a receber de mão beijada . Esses ensinamentos devem partir primeiramente dos pais . Que não devem encher seus filhos de vontades .

      Eliminar
    9. Uma coisa é trabalhar outra completamente diferente é ser escravo. Ignorante

      Eliminar
    10. Pois é Joel,estamos falando de trabalho escravo! O mundo precisa investir em educação para não termos crianças crescendo que ao chegarem na sua idade, evitem fazer esse tipo de comentário e muito menos escrever errado igual a vc!

      Eliminar
    11. Joel, porque não lê direito antes de falar esse monte de asneiras! Crianças devem estudar pra não ficarem estúpidas como você!

      Eliminar
    12. Joel Dos Santos trabalha desse que idade? Também levava chicotada? Ou fala só do pontonde vista de um sujito ignóbil para o trato social. Joel, grande entusiasta do trabalho, sugiro que vá ocupar o lugar de uma dessas crianças, aposto que em um dia vai trabalhar o que não trabalhou em uma vida. Mas, veja, não pode reclamar.

      Eliminar
    13. Joel, você é um burro. Sem querer ofender os animais.

      Eliminar
    14. por que vcs atacam uns ao outros ao envez depropor soluçao positiva? por que q ao envez de falar sobre escravidao, sendo que quem compram esses produtos sao simplemente associados da mesma ignorancia. si atirar pedra fosse a soluçao, estariamos ja no paraiso. Sou de acordo com o Joel e também de acordo com todos. Eu passei por isso ,comecei a trabalhar com 8 anos em Sao Paulo e fui para Minas e continuei a trabalhar. Fui para a escola, hoje moro em França, tenho 3 hrnias de disco por começar a trabalhar cedo,mais tammbém todo o mérito q tenho profissionalmente e pessoalmente , é graça a ter contato com o esforço e responsabilidade desde de cedo. Simplesmente devemos aprendfer a ver as dificuldades como oportunidades.

      Eliminar
    15. Joel, deviam tirar as crianças e colocar idiotas iguais a vc nesses trabalhos, tomara q vc deixe cair muito cacau pra vc ver o q eh um trabalho escravo. Deus livre as crianças de pessoas ignorantes iguais a vc!!!!

      Eliminar
    16. Põe teu filho pra trabalhar lá Joel. Cada uma viu...

      Eliminar
    17. Joel, faça o que disse e vá trabalhar. Se estivesse fazebdo isso, nos pouparia de saber da sua existência. Grata.

      Eliminar
    18. Suzana, crianças não devem trabalhar. Eu fico chocada com esse tipo de comentário. Crianças devem estudar e serem educadas enquanto são crianças, as fases da vida não devem ser puladas, uma Pena vc ter trabalhado enquanto criança mas não queira isso para os outros. Vejo pelo seu comentário q vc teve pouco estudo, pois tem sérios erros de ortografia. Não vamos deixar nossos valores de lado pelo fato de termos tido uma vida difícil. Criança tem que estudar, brincar, aprender e ser criança, quem tem que trabalhar eh adulto, eu enquanto viver vou trabalhar para meu filho estudar e se formar, quando ele tiver adulto sim, com certeza trabalhar.

      Eliminar
    19. 5 Maneiras de criar um marginal ainda criança:
      -De tudo que ela pede, nunca diga NÂO.
      -Não deixe trabalhar de forma nenhuma.
      -Sexo ele escolhe a hora,com quem quiser,do jeito que quiser.(Gramsci)
      -Nunca dar palmadas
      -Criar sem religião ou instrução de valores morais pelos pais.

      Não adianta dizer que estão defendendo escravidão infantil. Todos os 5 itens acima são condenados pelos esquerdistas.

      Eliminar
    20. Joel dos "Diabos", é sério que você faz questão de expor uma opinião desprezível como essa???!!! Que asco! Que o universo te perdoe por pensar de forma tão desumana (e que te dê uma rasteira também pra ver você se toca!).

      Eliminar
    21. Ó joel, esse comentário não é de um ser humano, mas sim de algo irreal e irracional. Só quem tem cérebro de minhoca é que não entende e pode dizer uma coisa dessas.

      Eliminar
    22. Por favor, que comentário infeliz esse de Joel, tudo bem que vivemos em um país cuja manifestação é livre, mas julgar como positivo a mão de obra infantil, já é de mais, mão de obra essa forçada e muita vezes escrava! Por favor, tenhamos mais senso...

      Eliminar
    23. Ei Joel tenho trabalho pra você na roça te dou uma barraca de lona preta pra moradia + banho no rio + 1 prato de feijão com farinha por dia quer? Negociao hein? Jornada das 7 da manhã as 8 da noite. Moleza para um cara trabalhador como você. Bora lá?

      Eliminar
    24. Esse Joel aí nunca deve ter trabalhado na vida. Pq só quem tem moral e inteligência limitada, pensa que esse é tipo de trabalho para ensinar as crianças o valor/preço das coisas.... PQP vai plantar coquinho no asfalto vai...

      Eliminar
    25. Joel, sei que é difícil usar a cabeça pra pensar e não abrir a boca pra falar asneiras. Se trabalho infantil é o que "enobrece" e "cria cidadãos respeitáveis" como explicar que personalidades que realmente mudaram o mundo, tais como Darwin, Einstein, Gandhi, Madre Tereza e irmã Dulce passaram a infância, adolescência e até a voda estudando e não sendo escravo?

      Eliminar
    26. Sério que esse Joel teve a infelicidade de dizer essa merda na internet?
      Cara, em que mundo você vive?
      Vá estudar e pesquisar antes de falar uma asneira como essa.

      Eliminar
    27. Pior do que os que escravizam são os coniventes. Pau pra este Joel ridículo e desinformado.

      Eliminar
    28. Com quantos o irmão Joel começou a trabalhar?! Vamos nos colocar no lugar do outro! #semmais

      Eliminar
    29. joel, vamos pegar seus filhos e colocar lá pra trabalhar na condição de esravos e serem maltratados e espancados ara aprender a ter suas coisas e nao ser vagabundos, sera que vc vai gostar?
      idiota

      Eliminar
    30. Joel vai comer no curso seu ignorante

      Eliminar
    31. Esse Joel é um jumento de tão ignorante! Vai ver que ele bota os filhos pequenos pra trabalhar e lhe sustentar. VSF como tem nego asno nesse país! Vai vc trabalhar ao invés de falar tanta merda.

      Eliminar
    32. Esse vagabundo desse Joel não sabe nem escrever, por isso que fala essa merda, pois ao invés de trabalhar e estudar, deve por o filho pequeno pra sustentá-lo. Revoltante ler uma merda de comentário esdruxulo desse.

      Eliminar
    33. Sim, todo ADOLESCENTE pode trabalhar desde que de CARTEIRA ASSINADA, amparada legalmente pela lei, cumprindo contrato e estudando, lugar de criança é na escola, ADOLESCENTE sim pode trabalhar, criança ainda esta se formando, precisa de amparo e Educação. Algo que você parece não ter, nem entender a gravidade do problema. Pessoas como você, fazem do mundo uma perdição!!

      Eliminar
    34. O problema são essas pessoas infelizes.....por trás de qualquer tipo de exploração sempre existe um infeliz....

      Eliminar
    35. gente, esse joel é um imbecil

      Eliminar
    36. JOEL vc é um lixo de ser humano, para de vomitar merda pela boca !!!

      Eliminar
    37. Gente. Tudo bem que este Joel falou asneira, mas nunca vi tanta facilidade para agredir. Muitas pessoas falaram que ele falou merda, mas quem repetidamente escreveu isso foram muitos outros. Inclusive eu. Acho que ficou já bem claro a diferença entre trabalho Clt (menor aprendiz, por exemplo) e Escravidão.

      Eliminar
    38. É Joel, parece me que essa é a única realidade que vc conhece, não aprendeu nem escrever direito...
      Ta aí o resultado...

      Eliminar
    39. Os comentários é a melhor parte do texto. Kkkk cada um......��

      Eliminar
    40. Kkkkk e kd Joel???? Até dó do imbecil.

      Eliminar
    41. Joel aparentemente você deveria aprender a ler desde pequeno...

      Eliminar
    42. Joel vc é um babaca da pior espécie que poderia existir. É por sua causa e por outros babacas que existem por ai, que o mundo ta todo virado e caminhando errado! Idiota!!!

      Eliminar
    43. Ai você vê uma pessoa criticando a ortografia de outra pessoa e ela diz: "termos tido"... Vou fingir que não li isso!

      Eliminar
    44. Joel, seria um insulto a um pé de alface se eu dissesse que seu QI se compara ao dele. Portanto vou dizer apenas que tenho pena de todas as pessoas que tenham algum contato com vc!

      Eliminar
    45. Alguns adultos também deveriam trabalhar para se ocuparem e não andarem a escrever merda pela internet fora...

      Eliminar
    46. Que parte de trabalho ESCRAVO esse Joel nao entendeu?

      Eliminar
    47. Joel não entende de muita coisa... Pobre coitado, ex-escravo no porto de Santos (e outros) chupetava os estivadores... Hoje ele continua porque gosta...

      Eliminar
    48. Joel primeiramente vai tomar no cu ,segundo vai estudar e aprender a escrever que nem isso vc sabe,,em terceiro coloca um filho seu no trabalho escravo ,e depois venha falar asneiras aqui seu cretino

      Eliminar
    49. Joel primeiramente vai tomar no cu ,segundo vai estudar e aprender a escrever que nem isso vc sabe,,em terceiro coloca um filho seu no trabalho escravo ,e depois venha falar asneiras aqui seu cretino

      Eliminar
    50. De pequeno que se faz os grandes(Dao mordomia aos seus filhos e ou quando tiver e veras o que colherar) SERVICO NAO MATA

      Eliminar
    51. Joel, você tem noção de que com esse comentário está apoiando o trabalho ESCRAVO? Tenho certeza que durante a sua infância você não passou por uma experiencia com essa, e A SUA REALIDADE ESTÁ MUITO LONGE DA DESSES GAROTOS. Existe um ABISMO entre aprender o valor do trabalho e receber uma educação de qualidade que formará um bom cidadão e a situação de escravidão, abuso e humilhação, sofrendo agressões diárias, pela qual esses guris passaram. O que precisamos é de educação, para que as pessoas saibam interpretar textos como esse e saibam o significado de ESCRAVIDÃO e que não sejam DESUMANAS COMO O SENHOR. Você aprenderia mesmo se vivesse na pele a vida desse garotos, queria ver se ainda concordaria com o comentário que escreveu. O melhor que você pode fazer é ler os comentários em repúdio a sua opinião e REPENSAR TOTALMENTE seus ideais.

      Eliminar
    52. Penso que o que faltou à Joel foi educação e informação. Pois é, a ignorância talvez não tenha feito de Joel um ladrão mas o transformou em um inconsequente que defende a escravidão e conceitos fascistas como critérios para a educação. Ele não sabe o que é Trabalho Escravo? Talvez tenha faltado à ele estudar um pouco de História.

      Eliminar
  2. chocolate amargo literalmente falando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que você não sabe usar a palavra literalmente

      Eliminar
    2. Aqui no Brasil e na África e america central as pessoas do mundo
      agarradas a matéria e não se desapegar e continuam EGOCENTRISTAS

      Eliminar
    3. Mas e aí!?! Vamos ou não continuar comprando Hershey e Nestlé??? Se as vendas caírem ja este ano as crianças não vão precisar esperar 2020 para mudarem de condição de vida. Ou vamos continuar mais preocupados com o Joel?

      Eliminar
    4. Gente como as pessoas muda o foco de um assunto tao sério,por isso o brasil nao vai o frente lastimável o comentário de pessoas adultas...que so sao capaz de olhar o proprio umbigo fuck a marca... oq esta em assunto é o trabalho escravo infantil. Para de serem egocentricos.
      Acho que estou no mundo errado. Ter que ler aquilo q esse fulano falou criança tem q trabalar pq senao vai roubar.RIDICULO! CRIANÇA TEM QUE TER ESCOLA EDUCAÇÃO. E vc tem q morrer de câncer por este comentário mesquinho e ridículo

      Eliminar
    5. Esse tal de Joel só pode estar querendo visibilidade. É inacreditável que em pleno 2016 alguém pense de tal maneira. Senti-me em idos 1700, quando crianças trabalhavam em teares na Europa.
      Criança não é um adulto pequeno!
      Criança tem que ter acesso a escola, mas não a uma escola que fique a 2 ou 4 km de distância da sua casa, e seja obrigada a ir e voltar andando da casa para a escola. E chegando lá tenha acesso a um ensino tal qual é oferecido nas escolas privadas, bem como no intervalo poder ter uma merenda decente, com nutrientes suficientes para suprir as suas necessidades.
      Precisam de pessoas que se sensibilizem e sejam contra o trabalho escravo, tanto o infantil quanto o de adultos. Não pessoas que sejam em pró de empresas exploradoras.

      Eliminar
    6. Joel !!! Querido ser de Deus !!! Se trata de trabalho escravo !!! Se vc acha tão normal poderia se candidatar-se a vaga de ESCRAVO . Acredito que talvez vc com o coração de pedra sentiria dor alguma . Você é o cara !! Com certeza os donos dessas empresas são da mesma linhagem que vc . Infelizes !!

      Eliminar
  3. ESTE POST É UM PATROCÍNIO DE GAROTO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que seja... Se for verdade, então é importante saber, oras!

      Eliminar
    2. Olá Anónimo e André Ortega,
      A Garoto foi comprada pela Nestlé em 2002 (ver Wikipédia).

      Um abraço,
      Mab

      Eliminar
    3. Garoto, Lacta, tudo da nestlé... nos sobra o qur? Elan... estamos é perdidos

      Eliminar
    4. A Garoto é da Nestlé.... vão se informar.

      Eliminar
    5. Marcio Fabiano della fonte Pereira; estamos perdidos sem chocolate? E as crianças escravas?

      Eliminar
    6. Lacta é da Mondelez que é da Kraft.

      Eliminar
    7. povo lerdo, ele fez uma " piadinha"... infeliz, mas mais infeliz é a inteligencia de vcs.

      Eliminar
    8. Aqui no Brasil e na África e america central as pessoas do mundo
      agarradas a matéria e não se desapegar e continuam EGOCENTRISTAS

      Eliminar
    9. Marcio FAbiano a Lacta é da Mondelēz International e não da Nestlé

      Eliminar
    10. Vcs não entenderam, ele estava fazendo uma piadinha idiota sobre o post.

      Eliminar
    11. Cara Suzana, amigo pouco Abastado de capacidade de pensar Joel, primeiro trabalhar de fato ensina muito a um jovem a uma criança, e digo trabalhar não ser escravo apanhando pra gerar lucros e apenas lucros sem obter ganho em troca, mas pra uma criança estudar é muito mais importante, pois mesmo indo morar na França depois da idade adulta uma criança que não estudou escrevera "hrnis de disco" e não hérnia de disco, enfim movimentamos e patrocinamos o trabalho escravo saciando nossa infinita vontade degustativa de chocolate, cabe a cada um boicotar tudo aquilo que é degradante para crianças que poderiam ser alguém de verdade e não um Joel ou uma Suzana no futuro.
      Os. Mesmo na França a ignorância estará em um ignorante.

      Eliminar
    12. Não tem como ser patrocínio da Garoto pois a mesma foi comprada pela Nestlé há anos.

      Eliminar
    13. Não tem como ser patrocínio da Garoto pois a mesma foi comprada pela Nestlé há anos.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Entenda a compra da Garoto pela Nestlé, barrada pelo Cade

      Confira abaixo os principais pontos envolvendo a compra da Garoto pela Nestlé, rejeitada pelo Cade.

      MERCADO
      O mercado de chocolates no Brasil está nas mãos de três grandes empresas: Nestlé, Garoto e Lacta. A Garoto passa por situação difícil e começa a negociar a venda da fábrica

      COMPRA
      Em 28 de fevereiro de 2002, a multinacional Nestlé comprou a empresa brasileira Garoto, com sede em Vila Velha (ES). Em 15 de março, a operação foi comunicada ao governo conforme prevê a lei

      ANÁLISE
      Os órgãos de defesa da concorrência passam a analisar a operação. A Seae e a SDE elaboram pareceres para embasar decisões do Cade, que analisa e julga a operação

      POLÊMICA
      O Cade recebe manifestações contra a operação. A Seae e a SDE pedem a adoção de mecanismo para impedir que a Nestlé/Garoto tome medidas irreversíveis. A Kraft (Lacta) e a Cadbury pedem que a operação seja suspensa

      ACORDO
      A Nestlé/Garoto assina compromisso com o Cade de não adotar medidas irreversíveis até o julgamento do caso

      PARECERES
      Em seu parecer a Seae se abstém de recomendar decisão ao Cade. A SDE e a Procuradoria do Cade defendem que o conselho só aprove a operação se forem impostas condições às empresas inviabilizando o exercício de poder de mercado

      ADIAMENTO
      Ao longo do processo, vários manifestos, pedidos, pareceres, estudos e petições contra e a favor da operação são apresentados ao Cade, tornando o processo mais lento. Várias audiências são realizadas

      RELATOR
      O relator Thompson Andrade afirma que a operação gera grande concentração de mercado, cria barreiras para entrada de concorrentes no setor e ainda não gera redução de custo suficiente para evitar uma possível alta de preços

      JULGAMENTO
      Por maioria, 5 votos contra 1, o Cade determina que a operação seja desfeita. A Nestlé será obrigada a vender a Garoto. O presidente do Cade, que foi voto vencido, defende que operação seja aprovada, com restrições

      DECISÃO
      A Garoto só poderá ser comprada por empresa com participação abaixo de 20% do mercado. A Nestlé tem 20 dias, a contar da publicação da decisão, para apresentar empresa que fará auditoria na Garoto. Essa empresa terá 40 dias para encaminhar laudo pericial de avaliação de preço ao Cade

      VENDA
      A venda da Garoto deverá ser acompanhada por outra empresa de auditoria, que também deverá ser apresentada em 20 dias. Essa empresa estará habilitada a procurar compradores

      MULTA
      No prazo de 90 dias após a aprovação pelo Cade do laudo pericial, a Nestlé deverá vender os ativos da Garoto sob pena de multa diária de R$ 30 mil e de intervenção judicial
      Fonte(s):
      http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u80310.shtml

      Eliminar
    2. Não sabe de nada! Continuam todos contribuindo e dormindo na caminha sem nada haver com isto... Porque comentam armados em heróis?

      Eliminar
    3. Teve dedo bem GORDO da Kraft no meio para para melar a compra da Garoto pela Nestlé, isto sim. Assisti de perto esta história.

      Eliminar
  5. Ao invés do título "O lado negro do chocolate" deveria ser "O lado amargo do chocolate" .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei que era Hershley mas enfim...

      Eliminar
    2. Achei que era Hershley mas enfim...

      Eliminar
    3. Lado negro mesmo... fazendo referência aos escravos africanos.

      Eliminar
  6. Bom post. Mas sugiro fazer uma lista positiva = empresas que NAO utilizam trabalho escravo. Porque ok, essas utilizam... E eu consumo o que entao? Como fazemos, na pratica, para nao comprar dessas empresas? Porque a coisa fica tao confusa que as pessoas ficam perdidas e, sem opcao e sem informacao facil, acabam comprando dessas empresas mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consuma! Alem de ser produzido através de trabalho escravo infantil, não traz absolutamente nenhum beneficio pra sua saúde, nem chocolate da pra dizer que é, eles adicionam mais açúcar do que vc pode imaginar. É um veneno em todos os sentidos

      Eliminar
    2. Mas eu quero consumir chocolate (ou açúcar, que seja).

      Quais marcas podemos usar como alternativa?

      Eliminar
    3. Mas eu quero consumir chocolate (ou açúcar, que seja).

      Quais marcas podemos usar como alternativa?

      Eliminar
    4. O cara quer dica pra consumir conscientemente e nao frase pronta e batida de saúde. "Aham Cláudia, senta lá"

      Eliminar
    5. Mozart, há um movimento incrível que utiliza chocolate de origem (com todo o processo de fabricação e feitio consciente). Marcas como Unique, AMMA, chocolate sagarana são ótimas opções. Todos nacionais e maravilhosos! Procure na Internet como comprar. A Amma já está em muitas lojas de produtos naturais.

      Eliminar
    6. Onde vc mora? Conheço profissionais maravilhosos pelo Brasil e posso te indicar tbm produtos artesanais.

      Eliminar
    7. amma e, para quem for do rio, quetzal chocolateria.

      Eliminar
    8. Tem uma marca do Rio Grande do Sul chamada Neugbauer. Em São Paulo já se acha bem fácil e é um chocolate ok.

      Eliminar
    9. Tem uma marca do Rio Grande do Sul chamada Neugbauer. Em São Paulo já se acha bem fácil e é um chocolate ok.

      Eliminar
    10. Cacau show e kompenhagen nao entraram na lista... Vamos consumir essas, agora.

      Eliminar
    11. Cacau show e kompenhagen nao entraram na lista... Vamos consumir essas, agora.

      Eliminar
    12. Será que a arcor tem alguma ligação com uma dessas?

      Eliminar
    13. Se nao me engano, a arcor é da kraft foods

      Eliminar
    14. http://www.chocolatetiwa.com.br/
      Tenho feito pedidos à essa empresa de agricultura familiar de Ilhéus. Eles entregam direitinho via sedex em SP

      Eliminar
    15. Arcor não é da Kraft.

      Eliminar
    16. Bem Antônio bem postado seus argumentos! Falta uma listas das empresas multinacionais ou não que não usam trabalho escravos, infantil principalmente ou não. Parabéns.

      Eliminar
    17. Bem Antônio bem postado seus argumentos! Falta uma listas das empresas multinacionais ou não que não usam trabalho escravos, infantil principalmente ou não. Parabéns.

      Eliminar
    18. Joel vc é uma de merda para esse mundo

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Imagina o que vc tem e consome. Roupas, comida, abrigo. A agua que vc bebe e a energia qe vc consome. O lapis que vc usa. São os países que produzem a matéria prima de produtos que são feitos em outros países por pessoas que você não conhece. E agora me diga, acha mesmo que é só o cacau que tem dessas? Para o homem civilizado existir, uma parte do planeta sangra, e todos nós fazemos vista grossa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você está correto. Só que não é para a civilização existir, é para o capitalismo existir ;)

      Eliminar
    2. Me mostra uma civilização que existiu sem explorar outra e eu aceito esse argumento fraco do "a culpa é do capitalismo".

      Eliminar
    3. é exatamente oq o capitalismo é, a exploração do homem pelo homem...
      Com um pouco de estudo vc sabe q n existiu nenhuma civilização sem ser capitalista, ou seja o seu comentário é invalido pra mim...

      Eliminar
    4. Tem diversas tribos que sobrevivem sem o capitalismo até hoje.

      Eliminar
    5. "é exatamente oq o capitalismo é, a exploração do homem pelo homem...
      Com um pouco de estudo vc sabe q n existiu nenhuma civilização sem ser capitalista, ou seja o seu comentário é invalido pra mim..."

      olha a choradeira, seu comentário que é invalido. faça um contra-argumento decente ao invés de "blah blah captalismo sempre explora"
      não é pq sempre foi assim que sempre será. lembra escravidão(era lei e 100% legitima)? prima nocta?
      Nós somos agentes de mudanças.

      Eliminar
  9. Hershey produz M&M, Milkyway, Snickers, Twix. Kraft produz Toblerone, Milka, Oreo, Lacta, Trakinas e Cadbury. Nestlé produz Kitkat, Smarties e mais aquele monte de chocolates...
    As marcas acima mencionadas, além da questao da escravidao, possuem baixa concentracao de cacau (abaixo de 50% muitas vezes) em suas fórmulas e muito acucar. Sao chocolates de baixa qualidade e nao trazem benefício algum para a saúde.
    Eu, por exemplo, tinha muita enxaqueca e náuseas depois de comer chocolate.
    Entao há anos tive que reduzir o consumo e passei a optar por qualidade ao invés de quantidade. Ou eu compro Lindt nos duty frees da vida ou eu nao como mais chocolate. :-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há marcas maravilhosas e nacionais muito superiores ao lindt. Não precisa ficar preso(a) a ela. Procure por unique, AMMA, chocolate sagarana. São opções maravilhosas :)

      Eliminar
    2. Olá. Vc pode ter intolerancia a lactose tb. Enxaqueca e nauseas podem ser indicios de intolerancia. Tente verificar isso. E talvez com os chocolates mais amargos vc nao sinta.

      Eliminar
  10. A impressão que me dá, é que uma indústria concorrente às citadas, pagou pela campanha e pesquisa, como golpe de marketing. Sou produtor de cacau no Cassipore, Município de Oiapoque, no norte do Amapá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi a impressão que tive mas, suponha-se que tenha sido, mesmo assim, foi de grande valia para dar ciência aos consumidores do fato.

      Eliminar
    2. O documentário está aí para você ver, meu caro. Há imagens e depoimentos. É o mês o que negar o holocausto.

      Eliminar
  11. A impressão que me dá, é que uma indústria concorrente às citadas, pagou pela campanha e pesquisa, como golpe de marketing. Sou produtor de cacau no Cassipore, Município de Oiapoque, no norte do Amapá.

    ResponderEliminar
  12. Barry Callebaut, Brasil Cacau, Kopenhagen, Cacau Show, Lindt...???

    ResponderEliminar
  13. Hipócritas ficam aí rindo pq não são seus filhos e parentes, isso sempre existiu e não só em marcas de chocolate.... Vão crescer

    ResponderEliminar
  14. Hipócritas ficam aí rindo pq não são seus filhos e parentes, isso sempre existiu e não só em marcas de chocolate.... Vão crescer

    ResponderEliminar
  15. Não existiu nenhuma civilização que não foi capitalista? Meu amigo... Pare de comer tanto chocolate e estude um bocadinho... Ambas as coisas hão de lhe fazer bem.

    ResponderEliminar
  16. Uma excelente opção são os chocolates Cacauway. Originado do município que mais produz cacau no Brasil (Medicilândia/PA), é feito por cooperativa no estado do Pará e tem a agricultura familiar a sustentabilidade em seu DNA. Super saborosos e sem gordura hidrogenada, glúten, corantes, conservantes nem aromatizantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já apareceu alguém pra lucrar kkkk

      eita capitalismo

      Eliminar
  17. https://img-fotki.yandex.ru/get/4112/11462617.66/0_ded9c_da1a1543_orig

    ResponderEliminar
  18. Gente!!!Não consigo acreditar em certos comentários que leio aqui! Independentemente de sempre ter existido exploração de pessoas sejam elas adultas ou não, isso não significa que nós tenhamos que fechar os olhos para isso e achar normal escravizar pessoas! Tudo que sempre existiu mas é errado deve sim ser combatido, denunciado; deve ser divulgado para que as pessoas que tem um pouco de consciência possam ficar mais informadas e evitar certas práticas! Precisamos, cada um fazer um pouquinho para melhorar o mundo! Nesse caso nem é preciso muito esforço pra encontrar boas alternativas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com sua opinião devemos mostrar a realidade as pessoas, pois existe escravidão moderna não só na indústria de chocolate mais também em outros setores, devemos denunciar e que a justiça não seja sega e predam os culpados!

      Eliminar
  19. Gente, que horrível. Vou até comer um chocolatinho para me acalmar.

    ResponderEliminar
  20. A Neugbauer foi comprada pela Nestlé!!! Aqui no sul tem os chocolates artesanais de Gramado...mas de onde vem o cacau?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vem da Bahia e Nordeste. talvez do norte tmbm

      Eliminar
  21. A Neugbauer foi comprada pela Nestlé!!! Aqui no sul tem os chocolates artesanais de Gramado...mas de onde vem o cacau?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Neugbauer foi comprada pela Vonpar...empresa gaúcha da área de bebidas...

      Eliminar
  22. O problema são as indústrias de chocolate ou os países onde estão trabalhando em condições ruins? Não entendi o porquê do boicote às marcas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque as marcas são responsáveis por garantir a segurança e a ética em sua cadeia de produção. Se as marcas exigissem cacau livre de trabalho escravo, certamente o sistema mudaria. Ao invés disso, elas fingem que não enxergam a exploração para poder continuar comprando matéria-prima barata.

      Eliminar
    2. O problema é que crianças não deveriam estar trabalhando, muito menos com essa carga horária citada na matéria!
      Se essas indústrias exploram mão-de-obra de obra infantil, escravizando crianças vc acha certo consumir os produtos dela???

      Eliminar
  23. Fabio são as duas coisas. A multinacional sofre com a concorrência daí precisa reduzir o preço do seu produto que daí vai explorar a mão de obra em países onde as leis trabalhistas são uma balela e assim seu produto volta a respirar no mercado às custas dos escravos esquecidos em algum canto do mundo. É um sistema cíclico onde multinacionais, governos e consumidores o alimenta, e talvez a melhor alternativa seja mudar de hábito e não consumir os produtos vindos de trabalho escravo e torcer para que a mudança de hábito de cada vire uma grande rede com força para quebrar o sistema de trabalhos escravos no mundo.

    ResponderEliminar
  24. Na verdade eu não compro nenhum sou go vegan, prefiro comer cacau orgânico, além das propriedade mais nutritivas, não tem leite e o cultivo é delicado.
    Digo não ao trabalho infantil e aos adultos vagabundos.

    ResponderEliminar
  25. Devemos comprar mascas nacionais como Mendoza, Modaka, Maltez, Sagarana e Costa do Cacau... A Modaka e Costa do Cacau entrega em qualquer estado e alem de nao utilizar trabalho escraco ajudam a preservar a natureza... Por utilizar sistema cabruca de plantio... Alem de selo de produtos organicos.

    ResponderEliminar
  26. Faço parte de uma das empresas citadas e realmente não creio que seja verdade, pois temos uma política de respeito ao colega de trabalho, seja funcionário ou terceiros...duvido de fato e até mesmo pq usavamos o cacau do Brasil.

    ResponderEliminar
  27. Vamos comer Caracol de Gramado, Lugano de Gramado... Coisa fina... Deliciosos...

    ResponderEliminar
  28. Por mim não faz diferença alguma. Podem continuar trabalhando e morrendo, "tou nem ai" pra vocês. Quero mais o meu chocolate limpinho e gostoso derretendo na boca. E se tiver gostinho de carne humana temperada com o suor do rosto de vocês melhor ainda. Sabe porquê?

    Dá mais prazer a cada mordida.

    ResponderEliminar
  29. Isso acontece na indústria de tecido. Dinâmicas sociais do capitalismo.

    ResponderEliminar
  30. Matérias assim são importantes por três motivos: lembrar que estamos no Séc. XXI e ainda existe muito trabalho escravo; ficar atento nas marcas citadas, pesquisar mais e optar pelas marcas que andam na 'linha'; saber que se fecharmos os olhos a isto, estamos sendo cúmplices e quase que corroborando com essa exploração vil e descabida.

    ResponderEliminar
  31. Nao é so o cacau tem o carvao tijolos cana e vários outros q muitos já sabiam q é de origem de trabalho escravo aqui mesmo no Brasil, e ninguém da a mínima pra isso infelismente

    ResponderEliminar
  32. Nao é so o cacau tem o carvao tijolos cana e vários outros q muitos já sabiam q é de origem de trabalho escravo aqui mesmo no Brasil, e ninguém da a mínima pra isso infelismente

    ResponderEliminar
  33. Desculpa, mas esse Joel é um homem ou uma mula?
    #confusa

    ResponderEliminar
  34. 5 Maneiras de criar um marginal ainda criança:
    -De tudo que ela pede, nunca diga NÂO.
    -Não deixe trabalhar de forma nenhuma.
    -Sexo ele escolhe a hora,com quem quiser,do jeito que quiser.(Gramsci)
    -Nunca dar palmadas
    -Criar sem religião ou instrução de valores morais pelos pais.

    Não adianta dizer que estão defendendo escravidão infantil. Todos os 5 itens acima são condenados pelos esquerdistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jura que essas são as maneiras de criar futuros marginais???
      Uau, devo ter ignorado todos os estudos por psicólogos, criminalistas, etc. do instituto facebookiano de psicologia criminal que atestaram que dar palmadas é benéfico para o desenvolvimento do superego.
      E esses esquerdistas que deixam as crianças fazerem sexo sempre.. tsk. tsk. Deveriam ser mais parecidos com os padres, que cuidam da formação moral das nossas crianças tão bem, ajudando na formação moral delas.
      Acho que só não saio por aí matando em um dia de fúria por pura sorte, já que meus pais descumpriram várias essas regras ao me ensinarem com exemplos e conversas, não por imposição do medo. Eles deveriam ter me dado uma chinelada toda vez que eu expressasse uma opinião discordando deles, ao invés de explicar de que modo eu estava errada, e a razão do "não deles". E eles obviamente deveriam ter me colocado para trabalhar de sol a sol, e a rezar o terço agradecendo a oportunidade do trabalho, ao invés de me estimular a ler livros, brincar e pensar.
      ps.: como é uma resposta a uma pessoa que acredita nestas cinco regras super racionais, acho importante deixar claro que a ironia estava mode on

      Eliminar
  35. Fico chocada nessa quantidade de gente que acredita ainda num post totalmente aleatório na internet sem nenhuma fonte segura hhaaahahahhaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então que tal se informar mais sobre o assunto?
      Sugestão: Assista o documentário citado pelo autor da matéria. Há depoimentos e imagens.

      Eliminar
    2. Amanda Doebber perdeu a oportunidade de ficar quieta e pesquisar mais, bons estudos.

      Eliminar
  36. Chocolate industrializado faz mal pra saúde e agora também pra alma.
    A solução é boicotar essas empresas. Comprem chocolate artesanal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boicote? Que coisa mais besta!Chega a ser de uma infantilidade fora do normal! Isso não funciona e nunca funcionou com nada em lugar nenhum, em tempo nenhum, pois cada um é livre pra comprar o que quiser!

      Eliminar
    2. Acho que o anônimo acima não sabe exatamente o que é boicote, e provavelmente nunca leu estudos sobre as mudanças ocasionadas em indústrias em razão de pressão do mercado consumidor.
      (ironia on) Melhor mesmo é ignorarmos a realidade e continuarmos a comprar produtos de trabalho escravo, porque nada nunca vai mudar ¬¬

      Eliminar
  37. Chocolate industrializado faz mal pra saúde e agora também pra alma.
    A solução é boicotar essas empresas. Comprem chocolate artesanal.

    ResponderEliminar
  38. A meta para acabar com isso tem que ser IMEDIATA. Como assim prorrogar? :(

    ResponderEliminar
  39. Acho que vcs deveriam ir para a África levantar essa bandeira para aprender um pouco sobre a realidade do Continente esquecido por Deus se eles não trabalharem MORREM NA MAIORIA DAS VEZES A GOLPES DE FACÃO OU A BALA, o Brasil tem plantações de cacau e mesmo assim continua importar amêndoas africana.

    ResponderEliminar
  40. Esse Joel HAHAHAHA meu Deus.. quanta ignorância.. leia mais sobre o assunto Joel e depois volte aqui .... e descasque umas batatas.. tipo umas 100.

    ResponderEliminar
  41. Essas crianças não trabalham pra essas empresas! Na verdade essas empresas compram a produção de quem emprega essas crianças! Então, que esses comunas parem de falar merda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouviu falar de cadeia de produção? Já ouviu falar em responsabilidade social? Já ouviu falar em princípios de governança corporativa?
      Se defender proteção integral da infância é ser comunista, mon dieu! Imagino que tipo de monstro você deve ser (sim, monstro, estou fazendo um julgamento moral), ao achar completamente aceitável que empresas não controlem se seus fornecedores utilizem mão de obra infantil
      E, ps.: Não aguento mais pessoas que parecem se orgulhar da própria ignorância. Aff! Vai ler um pouco antes de falar merda

      Eliminar
  42. Por que não se identifica Senhor Anônimo, mostra a cara, não seja covarde. Você parece que está numa latrina de qualquer mequetrefe, rabiscando pelas paredes "Aqui todo valente faz força e todo covarde se cag_!!!

    ResponderEliminar
  43. Vou continuar comprando, tem que trabalhar mesmo.

    ResponderEliminar
  44. Enquanto os diretores das empresas não forem punidos com pena de cadeia e trabalho forçado sem direito a recurso em liberdade as empresas vão continuar cometendo crimes, pois da lucro, mesmo com multas paga. O dinheiro comanda tudo.

    ResponderEliminar
  45. Como é possível que alguém consiga viver consigo mesmo quando faz isto a crianças? E que tipo de monstro ainda vem aqui dizer que concorda com isto!!??? Crianças precisam de educação e de carinho e não de trabalhos forçados e maus tratos físicos e psicológicos!

    ResponderEliminar
  46. É muito triste, mas nesse momento, algum de vocês está lendo esse comentário em um hardware que provavelmente também está lambuzado nesse chocolate ai.

    Igual o governo da China fala lá de vez enquando: "OK então, fechem suas fábricas de multinacionais aqui que usam trabalho análogo a escravidão, e passem a fazer seus produtos nos seus países, com as leis trabalhistas em cima"

    Tudo que é produzido em larga escala, tem algum tipo de trabalho escravo, ou análogo, ou no mínino exploratório envolvido.

    Twitter @mateus_pch

    ResponderEliminar
  47. É muito triste, mas nesse momento, algum de vocês está lendo esse comentário em um hardware que provavelmente também está lambuzado nesse chocolate ai.

    Igual o governo da China fala lá de vez enquando: "OK então, fechem suas fábricas de multinacionais aqui que usam trabalho análogo a escravidão, e passem a fazer seus produtos nos seus países, com as leis trabalhistas em cima"

    Tudo que é produzido em larga escala, tem algum tipo de trabalho escravo, ou análogo, ou no mínino exploratório envolvido.

    Twitter @mateus_pch

    ResponderEliminar
  48. Eu ainda tento acreditar que pessoas como esse tal Joel fala essas asneiras pq quer ganhar umas curtidas ou uns comentários... Mesmo que seja mandando ele a merda.

    ResponderEliminar
  49. A questão principal que seria o trabalho escravo em vários segmentos da indústria se desfaz em uma única frase:" então qual devo comprar? "
    Foda-se, eu quero é comprar!!!

    ResponderEliminar
  50. A internet é incrível, isso sim é democracia. Qualquer idiota escreve o que lhe vem na mente.
    Quanto ao trabalho escravo, isso é um problema social presente também aqui. Onde há ignorância e gente simples haverá sempre pessoas sendo exploradas.
    A exploração existe de várias formas até quando você vai a um posto de gasolina e as frentistas são lindas e usam shorts minúsculos, isso é exploração sexual. As pessoas se sujeitam por vários motivos, na maioria das vezes porque precisam mesmo daquele dinheiro. Outras por desespero e outras por opção como algumas garotas de programa as vezes até graduadas na faculdade. É triste ver um animal ter acesso a internet e escrever tanta merda.
    O problema social que existe lá assim como aqui e em vários outros países é culpa do governo e das pessoas que colocam eles lá.
    E por favor Joel, não tenha filhos.

    ResponderEliminar
  51. Eu acho que tem que trabalhar mas primeiro educação, pra um pais melhor , ensinar a ajudar em casa e educar , vai ter bandidos e traficantes se voc não educar , e o trabalho acho que deveria começar 15 anos , pra isso que no brasil tem o jovem aprendiz , e depois trabalhar 100 hras por semana e passar apanhando isso é um cumulo ,isso é fruto de uma criança que não teve educação , se voc tem um filho pela misericórdia de Deus eduque por favor , des de cedo encine a lavar uma loça e ajudar , sem machucar e ofender seu filho so assim vamos conseguir um futuro melhor fica a dica .

    ResponderEliminar
  52. Realmente muito bom saber sobre tal coisa.

    ResponderEliminar
  53. Cadê a porcaria dos direitos humanos nessas horas????

    ResponderEliminar
  54. Joel, realmente vc é um imbecil, nao sabe nem interpretar um texto...va estudar , seu burro

    ResponderEliminar
  55. Como pode ainda existir isso? E ainda dão prazo pra acabar com isso! Que futuro terão se nem estudam. E levam uma vida triste. Ninguém merece isso.

    ResponderEliminar
  56. Pelo menos tá ganhando coisa para comer se ele não fizesse isso ele morreria, é certo? Não más infelizmente é o que eles tem

    ResponderEliminar
  57. Bom saber destas coisas... Não compro mais essas marcas.
    chega de trabalho escravo, chega de maus tratos com crianças, chega de ganância, essa insanidade tem q acabar! Misericórdia!

    ResponderEliminar
  58. a grande maioria do cacau produzido no mundo vem do continente africano... acho que não preciso concluir.

    ResponderEliminar
  59. Prefiro o termo criança trabalhadora do que trabalho infantil. Não existe esta categoria de trabalho, porque o trabalho é do mundo dá adultez e não faz parte da dimensão da infâncialidade. O que temos são crianças inseridas precocemente na lógica produtiva de mercado (trabalho escravo no campo , cidade, Meios de comunicação de massa (TV, propaganda etc )

    ResponderEliminar
  60. Essa besta (Joel) deve ser funcionário de uma das marcas citadas... Podeia ter calado essa boca, ao invés de proferir tamanha asneira!

    ResponderEliminar
  61. Criança tem que brincar e aprender. Qualquer esforço deve ser neste sentido. É claro que existem famílias muito carentes que precisam da ajuda dos filhos para ter sustento, mas esta não deve ser a regra de maneira alguma. Escravidão então é uma aberração.

    ResponderEliminar
  62. São com pessoas como Joel que se fazem o Brasil q temos com ideias imbecis e déficit de educação. Vai pra África Joel.

    ResponderEliminar
  63. Simples... Não comprem dessas marcas..
    PS: Joel dos Santos. Escroto, semi analfabeto, ex-escravo que fazia chupetas no porto de Santos. Hoje ele continua fazendo porque gosta...

    ResponderEliminar
  64. Trabalho é umas das atividades que mais dignifica o homem. Neste sentido trabalhar é produzir algo de valor e útil à sociedade. Nesta perspectiva o brincar e o estudar é de extrema importância à sociedade e se constituiriam as únicas formas de trabalho da infância...Criança se adequa ao mundo do trabalho sim: brincando e estudando (vide Vygotsky)..Xô escravidão e outros tipos de exploração.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.