Coimbra avança em janeiro com 2 projetos para os biorresíduos

Coimbra avança em janeiro com 2 projetos para os biorresíduos

3 de Dezembro, 2023 0

A Câmara Municipal de Coimbra vai avançar com dois projetos-piloto na área dos biorresíduos, em janeiro.

Os biorresíduos são os resíduos biodegradáveis de jardins e parques, alimentares e de cozinha das habitações, dos restaurantes e similares, retalhistas e resíduos similares das unidades de transformação de alimentos.

O primeiro projeto de recolha seletiva de biorresíduos vai ser implementado na zona da Solum e na Baixa da cidade, envolvendo 8.858 alojamentos – 14.849 habitantes (11% do total da população residente no concelho). Vão ser adquiridos 8500 contentores domésticos de 7 litros e 200 contentores de 800 litros. Estes últimos estão dotados de sistema de controlo de acesso com abertura por cartão com identificador RFID ou através de APP.

O segundo projeto-piloto de recolha seletiva de biorresíduos vai decorrer na Alta e Baixa de Coimbra e envolve 154 estabelecimentos do canal HORECA (restauração e a hotelaria). Para este projeto serão necessários 400 contentores de 80 litros e a aquisição de um veículo elétrico de recolha.

O objetivo da iniciativa é diminuir a quantidade de resíduos que são depositados em aterro. Atualmente, em Coimbra, os biorresíduos são depositados em aterro sem qualquer valorização e correspondem a 50% dos resíduos indiferenciados depositados em aterro e sobre os quais se paga uma tarifa de deposição.

A recolha seletiva permite que os biorresíduos sejam encaminhados para a compostagem e que gerem biogás por digestão anaeróbica e um composto fortemente enriquecido em nutrientes que poderá ser utilizado na agricultura ou em atividades de jardinagem.

 

 

Fotos: Câmara Municipal de Coimbra

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário