Coldplay, os fogos de artifício dos concertos deveriam ser silenciosos por causa dos animais

Coldplay, os fogos de artifício dos concertos deveriam ser silenciosos por causa dos animais

18 de Maio, 2023 0

Os ouvidos dos animais são muito mais sensíveis do que os dos seres humanos. Os cães e os gatos ouvem sons em frequências e distâncias impercetíveis para nós.

Barulhos repentinos, muito altos, sem terem uma origem conhecida, como os fogos de artifício, podem provocar muito stress nos animais. Há animais que chegam a saltar de varandas com medo.

Durante os concertos dos Coldplay, na cidade de Coimbra, houve vários fogos de artificio alguns sem som, mas outros com som.

Os fogos de artifícios com som podem provocar em alguns animais ansiedade, aumento da frequência cardíaca, vómitos, tremores, perda de controlo da urina ou fezes, convulsões ou até a morte de animais que tenham muito medo ou patologias crónicas.

 

E as pessoas?

Para as crianças com autismo com hipersensibilidade a sons, os sons dos fogos de artificio provocam uma sobrecarga nos seus sentidos levando a crises e instabilidade emocional e comportamental.

Para as pessoas que estiveram numa guerra e têm stress pós-traumático, os fogos de artificio trazem de volta as memórias da guerra e por esta razão, recentemente, foram proibidos na Ucrânia para evitar traumas às vítimas da guerra.

Se queremos ser inclusivos, temos de pensar realmente em todos.

 

Foto: Pixabay

 

» Já estão a seguir o Podcast do UniPlanet no Spotify? Sigam aqui.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário