Pode o leite de soja aumentar os sintomas da alergia aos pólenes?

Pode o leite de soja aumentar os sintomas da alergia aos pólenes?

19 de Abril, 2023 0

Com a primavera vêm o calor, as flores e as alergias aos pólenes. Cada vez são mais as crianças e os adultos que sofrem com estas alergias.

Para estas pessoas, a primavera é sinónimo de espirros, nariz congestionado e de olhos lacrimejantes.

A solução é muitas vezes tomar-se um anti-histamínico que nem sempre funciona a 100%.

O que é a alergia?

A alergia é uma reação do sistema imunitário à presença de uma substância que é vista pelo organismo como um corpo estranho (alergénio), neste caso o pólen. O corpo atua libertando substâncias inflamatórias, como a histamina, para combater esse elemento “invasor”. Essa reação ou batalha provoca os conhecidos efeitos como o nariz a pingar, espirros, comichão, olhos a lacrimejar, falta de ar, entre outros.

O que é a histamina?

A histamina é uma substância química inflamatória que é libertada pelo nosso sistema imunitário, tem também uma função reguladora na fisiologia intestinal e atua como neurotransmissor.

A histamina está também presente em muitos dos alimentos que comemos no nosso dia a dia e alguns alimentos encorajam o corpo a produzir histamina.

O que é um anti-histamínico?

O controlo da alergia faz-se com fármacos que inibem a ação da histamina. Os anti-histamínicos bloqueiam a ligação da histamina aos recetores H1, impedindo que se desencadeie a resposta inflamatória e os sintomas alérgicos. Os anti-histamínicos são usados na prevenção e controlo dos sintomas, mas não curam, sendo principalmente consumidos de janeiro a maio e em setembro e outubro.

 

Níveis baixos de histamina no corpo não são um problema para o nosso organismo, o problema ocorre quando esta se começa a acumular.

Quando se tem alergia aos pólenes, o sistema imunológico reage exageradamente aos pólenes, levando a uma liberação rápida de histamina e o corpo fica com dificuldade em lidar com esta situação.

 

Intolerância à histamina

Algumas pessoas têm intolerância à histamina porque têm falta da enzima diamina oxidase (DAO) que a decompõe. Estas pessoas devem seguir uma dieta especial, evitando os alimentos que contêm altos níveis de histamina e aqueles que promovem a sua liberação no corpo, de forma a evitar sintomas que por vezes são severos.

Para quem tem alergias sazonais, seguir durante algum tempo as recomendações desta dieta de forma a diminuir a histamina no corpo pode também ser benéfico. Passado este tempo, que incluiria o pico de pólenes no ar ou mesmo três a quatro semanas antes das alergias aos pólenes começarem, a dieta poderia ser interrompida.

 

O que contribui para se ter dificuldade em decompor a histamina e para valores elevados?

  • Falta de B6, vitamina D, C e magnésio que são importantes para produzir DAO e gerir os níveis de histamina.
  • Níveis elevados de inflamação no corpo o que significa que o corpo está em alerta máximo para possíveis alérgenos.
  • O aumento do estrogénio pode afetar negativamente a DAO e a progesterona pode regulá-la positivamente. Durante a gravidez, são produzidas grandes quantidades de DAO e as alergias podem diminuir ou mesmo desaparecer.
  • Um desequilíbrio da microbiota intestinal pode aumentar as alergias e os sintomas de intolerância à histamina.

 

Alimentos a evitar

Alguns alimentos contêm altos níveis de histamina e outros promovem a sua liberação no corpo.

Exemplos de alimentos a evitar: bebidas alcoólicas, citrinos, soja, leite de soja, tofu, amendoins, nozes, chocolate, cogumelos, alimentos fermentados, tomate, beringela, abacate, entre outros. Pode ver uma lista aqui em português e aqui em inglês.

Pode experimentar substituir o leite de soja, durante o período das alergias aos pólenes, por leite de amêndoa, de coco, de arroz ou aveia.

 

Alimentos que podem ajudar e suplementos

  • Exemplos de alimentos que podem ajudar: a salsa (um anti-histamínico natural), a cebola roxa (rica em quercetina), gengibre e chá de urtiga.
  • Exemplos de suplementos benéficos: quercetina (anti-histamínico natural e que reduz a inflamação), bromelaína, vitamina C, D e zinco, Ómega-3 (anti-inflamatório) e DAO (enzima que degrada a histamina). O Inhal Care, por exemplo, é um suplemento alimentar que contém vários dos ingredientes mencionados.

 

Foto: Pixabay

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário