ONU e 175 países estão a negociar tratado para resolver poluição dos plásticos

ONU e 175 países estão a negociar tratado para resolver poluição dos plásticos

29 de Abril, 2023 0

De momento, 175 países estão a negociar um tratado para resolver a poluição dos plásticos, um problema tão grande que nenhum país consegue resolver sozinho.

No ano passado, começaram as negociações para criar este tratado internacional e os países concordaram que será juridicamente vinculativo, ou seja, os governos que não o cumprirem terão consequências.

São várias as empresas, países e associações que estão a tentar influenciar o tratado.

Segundo o projeto The Story of Stuff é importante que este tratado:

  • Tenha prazos para diminuir a produção do plástico

Existe tanto plástico a ser produzido de momento que é impossível a sua total gestão. De forma figurada, se tivermos uma banheira a transbordar, não resolve irmos tirar água com uma colher de chá, a solução é fecharmos a torneira.

  • Respeite a vida e saúde das pessoas e comunidades ao longo de toda a cadeia de valor do plástico

As pessoas mais afetadas, como as que vivem perto de uma fábrica de plásticos como a da Pensilvânia ou as que recolhem o lixo plástico como nas Filipinas, precisam de estar representados na elaboração do tratado.

  • Rejeite falsas soluções

Uma reciclagem mais avançada ou limpezas de praias não são as soluções reais, pois a indústria está a produzir cada vez mais plástico.

 

Alguns países, como Ruanda, Equador, Noruega e o Peru querem soluções fortes; enquanto que outros países como os EUA e a Arábia Saudita nem por isso, pois são dos principais produtores de plástico ou de combustíveis fósseis a partir dos quais o plástico é feito.

Assinem a petição da Story of Stuff por um Tratado forte aqui.

 

Foto: Pixabay

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário