Qual é o problema dos plásticos pretos?

Qual é o problema dos plásticos pretos?

24 de Março, 2023 0

Quando assistimos à apresentação do Segundo Relatório de Progresso do Pacto Português para os Plásticos, vários hipermercados estiveram a informar que têm estado a mudar as suas embalagens de plástico pretas, como por exemplo as cuvetes, para brancas ou transparentes.

Pedimos à Patrícia Carvalho, coordenadora do Pacto Português para os Plásticos, para nos falar sobre este tema.

 

UniPlanet: Qual é o problema dos plásticos pretos?

Patrícia Carvalho: As embalagens de cor escura, nomeadamente as de cor preta, colocam desafios à reciclagem, pois não são detetáveis pelos sistemas óticos convencionais presentes em algumas estações de triagem de embalagens. Por esse motivo, as embalagens não seguem o percurso natural da triagem, indo parar ao refugo e podendo não seguir para reciclagem.

Assim, é necessário minimizar as embalagens escuras, dando nota que já existem pigmentos negros/escuros que substituem o “negro de fumo” /”carbon black” e que são detetáveis nas estações de triagem.

É fundamental continuar a investigar para encontrar soluções inovadoras e apostar no ecodesign, por forma a que as embalagens sejam mais fáceis de reciclar.

Deve ainda destacar-se que as embalagens de cores claras e transparentes potenciam a reciclagem em upcycling, isto é, as embalagens dão origem a outras de igual aplicação ou de igual valor, sendo esta reciclagem preferível à reciclagem em downcycling, de acordo com os princípios da economia circular.

 

» Já votaram no UniPlanet? 😊 Votem aqui.

 

Foto: Pixabay

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário