“Projeto Vamos Reinventar o Futuro” quer promover a economia circular nas escolas

“Projeto Vamos Reinventar o Futuro” quer promover a economia circular nas escolas

16 de Novembro, 2022 0

O UniPlanet falou com Patrícia Carvalho, coordenadora do Pacto Português para os Plásticos, que nos apresentou este projeto.

 

UniPlanet (UP): Querem apresentar-nos o projeto “Vamos Reinventar o Futuro”?

Pensado para os alunos e professores do 2º ciclo do ensino básico, visando alcançar também as respetivas famílias, o projeto “Vamos Reinventar o Futuro” é um programa de sensibilização e educação ambiental, desenvolvido com o objetivo de promover a economia circular e sensibilizar para a redução do consumo de embalagens e materiais descartáveis e para o aumento da utilização de materiais reutilizáveis, sempre que possível. Indo para além do plástico, a iniciativa foca-se nos materiais descartáveis de todo o tipo de materiais como, por exemplo, o papel e o cartão, o alumínio, a madeira e o vidro.

O projeto “Vamos Reinventar o Futuro”, conta com uma mascote, o PAC, e com diversos suportes de comunicação e de apoio pensados com o objetivo de tornar a aprendizagem mais apelativa, nomeadamente, o site www.reinventarofuturo.pactoplasticos.pt; um filme (disponível no site do projeto); um manual com conteúdos para os professores; atividades para serem desenvolvidas em aula ou em casa, e que podem ser descarregadas através do site;  uma apresentação powerpoint preparada para os professores abordarem o tema em sala de aula de forma simples; cartazes do projeto; um flyer com um jogo educativo para alunos levarem para casa e um certificado de participação no projeto.

O programa “Vamos Reinventar o Futuro” é aberto a todas as escolas e é gratuito, bastando aceder ao site do projeto para ter acesso a todos os conteúdos e materiais desenvolvidos, que podem ser dinamizados de forma autónoma por professores, encarregados de educação e/ou educadores/monitores.

 

Vamos Reinventar o Futuro


UP: Porque é importante falarmos sobre um consumo mais sustentável nas escolas?

Consideramos importante falar sobre um consumo mais sustentável nas escolas, pois verificámos que existe uma lacuna em relação aos programas didáticos desenvolvidos sobre a temática da economia circular. Acreditando que o futuro se encontra nas crianças e tendo em conta que os alunos do 2º ciclo se encontram em idades nas quais mais facilmente percecionam a necessidade de adotar hábitos de consumo mais sustentáveis, pretendemos com este programa, e acreditamos que é possível, conseguir sensibilizar e educar os estudantes para um consumo de materiais e embalagens mais racional, sustentável e circular durante o seu dia-a-dia. Desta forma, os alunos encontram-se a trabalhar para um futuro mais sustentável e circular.

Por outro lado, e uma vez que as campanhas e projetos de comunicação anteriormente desenvolvidos pelo Pacto Português para os Plástico visavam uma franja da população que não abarcava diretamente os alunos mais novos, o projeto foi desenhado para levar a mensagem até este púbico.

 

UP: É direcionado para as crianças ou para os professores e encarregados de educação?

O programa “Vamos Reinventar o Futuro” é transversal a estes três públicos, já que estes estão relacionados e interligados. É direcionado para as crianças na medida em que estas são o destinatário principal da mensagem, sendo que os materiais foram desenvolvidos a pensar nas mesmas; para os professores já que são estes que podem abordar o tema na sala de aula, através dos materiais que desenvolvemos para o efeito, e por último, mas não menos importante, para as famílias que através do site do projeto poderão ter acesso a mais informação sobre o tema e descarregar algumas atividades para dinamizar em casa e em família.

O programa pode ser facilmente adaptado a outros contextos, tais como ATLs e campos de férias, levando a mensagem a mais crianças.

 

Vamos Reinventar o Futuro


UP: Como podem as escolas solicitar a vossa visita?

O Programa foi desenvolvido com a premissa de poder ser dinamizado de forma completamente autónoma pelos professores e encarregados de educação, sendo que todos os materiais se encontram disponíveis no website do Projeto.

Não obstante, a equipa do Pacto Português para os Plásticos poderá acompanhar a implementação do Programa, mediante contacto prévio e disponibilidade.

 

UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre este projeto?

É possível encontrar mais informação sobre o projeto no site.

As redes sociais do Pacto Português para os Plásticos são igualmente um veículo de informação sobre o Projeto: no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Para saber mais sobre o Pacto Português para os Plásticos visite o seu site.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário