Novo single de KICU representa “um despertar para a ameaça ambiental”

Novo single de KICU representa “um despertar para a ameaça ambiental”

7 de Outubro, 2022 0

O UniPlanet falou com o cantor e compositor KICU que nos deu a conhecer o seu trabalho.

 

UniPlanet (UP): Quando nasceu a tua paixão pela música?

Sempre tive muita curiosidade em criar e contar histórias. Quando era mais pequeno, adorava pintar e desenhar, depois comecei a escrever e, quando era adolescente, lembro-me que era obcecado por música – por ouvir e descobrir artistas novos e antigos. E foi nessa altura que comecei a juntar todas estas peças e a usar também a música como forma de me exprimir. Lembro-me que escrevia músicas a fingir que era um vilão da Disney, escrevia toda uma história à volta das rimas e desenhava as personagens todas.

 

UP: Lançaste recentemente o teu single “Acordar” que tem uma mensagem ambiental. Queres explicar-nos melhor?

Esta música foi escrita durante o confinamento e começou por ser uma simples ode à natureza e a tudo aquilo que sentia falta, mas no meio do processo, diria que a canção cresceu. Decidi mudar a direção porque senti que tudo aquilo de que estava a cantar não tinha sentido se não fosse protegido e apresentado com toda a sua verdade. Por isso, quis que a música representasse um despertar para a ameaça ambiental que cada vez se faz sentir mais, partindo de um momento de tranquilidade e admiração pela natureza e terminando numa espécie de pesadelo em que “é verão para sempre”. Queria que esta canção simbolizasse uma jornada necessária para tomar consciência de que temos de cuidar do nosso planeta.

UP: Quem são os músicos que te inspiram?

Os músicos que me inspiram mudam constantemente, mas dando o exemplo desta música, diria que José Afonso e José Mário Branco foram grandes referências. Mas também Childish Gambino, Joni Mitchell e Tyler, The Creator.

 

UP: Achas que a música devia ser mais usada para defender causas ambientais ou sociais?

Eu penso que a música é uma forma muito genuína e crua de expressão, permite-nos aceder a certas emoções de forma muito direta e isso pode, sem dúvida, ser usado para fortalecer uma mensagem. Ao fazê-lo, podemos chegar a um lado de quem nos ouve que, numa conversa, talvez não o conseguíssemos fazer – e, no caso de causas ambientais, acho que existe um grande espaço para arriscar nesse campo e tornar essa temática atraente na música.

 

UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre o teu trabalho e ouvir a tua música? 

No Spotify, no YouTube, na Apple Music e no Instagram.

 

Foto: @say.ros

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário