Seeds Concept: a marca portuguesa para um lar mais sustentável

Seeds Concept: a marca portuguesa para um lar mais sustentável

21 de Julho, 2022 0

O UniPlanet falou com Rita Castro e Hélder Carvalho, os criadores da Seeds Concept, que nos apresentaram este projeto.

 

UniPlanet (UP): Como nasceu a Seeds Concept?

A Seeds Concept é uma empresa familiar que nasceu da vontade de nós (Rita e Hélder) criarmos uma marca de artigos para a casa confortáveis e de qualidade, onde sempre preservamos a forma como são produzidos, quer a nível de matérias-primas, de processos e de mão de obra.

Somos uma empresa familiar que acredita que cada detalhe importa. Apostamos na produção pelas mãos de artesões portugueses. Produzimos internamente e enviamos o produto diretamente para a casa do cliente, garantindo sempre a qualidade de todo o processo de produção e venda, bem como uma maior rapidez na entrega da encomenda.

A Seeds Concept é a nossa semente, que cuidamos todos os dias para crescer de forma sustentável e com o objetivo de retribuir de alguma forma o que nos dão, apoiamos diversas causas ambientais e sociais.

 

UP: De que forma a sustentabilidade está presente na vossa marca?

Na Seeds Concept, a sustentabilidade é um dos nossos pilares e esforçamo-nos por criar produtos com responsabilidade social e ambiental. A sustentabilidade está sempre presente, desde o momento da criação do produto até o envio para a casa dos nossos clientes.

Sempre que pensamos em vender um novo artigo, temos o cuidado de escolher matérias-primas sustentáveis e processos de produção mais amigos do ambiente, quer internos e externos.

Trabalhamos diariamente para minimizar o impacto menos positivo no ambiente nas diferentes fases do processo de produção, através da utilização de corantes de baixo impacto, não utilização de plástico, envio de produtos num saco de pano de forma a serem reutilizáveis e, também, tentamos evitar ao máximo o uso de acessórios desnecessários, com maior foco na diminuição do uso de cartão.

Somos certificados GOTS e OEKO-TEX, certificados que validam e confirmam a nossa dedicação e compromisso diário com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

 

toalhas e robe

 

UP: O que torna o algodão biológico uma melhor opção?

O algodão orgânico é utilizado na nossa produção como matéria-prima principal sempre que possível, uma vez que, é produzido com base nos princípios de uma agricultura onde cresce sem recursos a aditivos sintéticos ou a qualquer tipo de fertilizante, pesticida ou outro produto químico.

O facto de não ser geneticamente modificado e a plantação do algodão orgânico consumir menos água na sua produção são outros fatores que tornam este algodão numa melhor opção para o ambiente.

 

UP: Onde são feitas as vossas peças?

Na nossa fábrica da Seeds Concept em Santo Tirso, Portugal, é onde a viagem começa: desenvolvemos, produzimos e enviamos os artigos para a casa dos clientes sem intermediários.

Quando há a necessidade de terceirizar parte do processo produtivo, como é o caso da tinturaria, temos o cuidado de escolher marcas que têm os mesmos valores sustentáveis que a Seeds.

 

cama

 

UP: Identificam-se com o conceito da Slow Fashion?

Na Seeds Concept, esforçamo-nos por criar produtos com responsabilidade social e ambiental. Acreditamos e defendemos a prática do “slow fashion” e, é por isso, que todas as nossas coleções são maioritariamente em cores e padrões mais básicos e tradicionais, de forma a nunca passarem de moda. Dessa forma, fazemos com que o produto esteja sempre “atual”, e evitamos o desperdício de recursos na criação de padrões ou cores que não se utilizam e que acabariam como “stock morto”.

Apostamos sempre em produtos e mão de obra locais e mantemos a produção a uma escala pequena. Como já referimos anteriormente, procuramos sempre produzir com os recursos mais ecológicos. Queremos ser transparentes na nossa produção.

 

Up: Onde podemos encontrar mais informação sobre a Seeds Concept?

Atualmente, apostamos exclusivamente no digital e poderão saber mais sobre a nossa marca, história e produtos na nossa loja online.

Convidamos-vos a visitar e a seguir as nossas redes sociais para ficarem a par de todas as novidades:
Instagram, Facebook, Pinterest e TikTok.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário