Microplásticos encontrados na carne e leite em novo estudo

Microplásticos encontrados na carne e leite em novo estudo

13 de Julho, 2022 0

Foram encontrados microplásticos em três quartos da carne e produtos lácteos em um estudo dos Países Baixos realizado por cientistas da Vrije Universiteit Amsterdam.

O estudo mostrou que os porcos e as vacas são expostos a estas partículas de plástico provavelmente através da ração.

Nesta investigação, foram analisadas 12 amostras de sangue de vaca e 12 de sangue de porco e encontraram microplásticos em todas, incluindo polietileno e poliestireno.

Sete das oito amostras de carne bovina e cinco das oito amostras de carne suína continham microplásticos.

Das 25 amostras de leite provenientes de supermercados, tanques de leite em quintas e ordenha manual, 18 estavam contaminadas.

Os investigadores estudaram também as rações. Em todas as 12 amostras de ração animal que examinaram encontraram microplásticos. A equipa de cientistas acredita que o consumo de ração que contenha microplásticos pode ser uma das vias de contaminação dos porcos e vacas.

Estes investigadores tinham descoberto microplásticos no sangue humano em março deste ano e repetiram o estudo agora em produtos de origem animal.

“Os seres humanos podem ser potencialmente expostos a partículas de plástico comendo carne bovina ou suína”, pode ler-se no estudo. Havendo menor risco, provavelmente, através do leite,  de acordo com os resultados.

O estudo foi encomendado pela organização ambiental holandesa Plastic Soup Foundation.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário