51 Livros Infantis sobre o Ambiente, a Natureza e a Terra

51 Livros Infantis sobre o Ambiente, a Natureza e a Terra

7 de Julho, 2022 0

Uma seleção de 51 livros infantis sobre a Natureza, a Terra, o ambiente, a sustentabilidade e o Universo.

Boas leituras!

 

o homem que plantava árvores1 – O Homem que Plantava Árvores de Jean Giono

Com milhões de exemplares vendidos, este livro emocionou e inspirou várias gerações ao longo de décadas, em todo o mundo, e serve de parábola para os tempos modernos.
O homem que plantava árvores conta a história de um jovem que, em 1913, sozinho, atravessa os Alpes franceses em busca da natureza e da paz, longe das grandes cidades, acabando por encontrar o abandono humano e a desertificação de uma paisagem desoladora.

Há dias sem água, cruza-se com um velho pastor e as suas ovelhas. O pastor dá-lhe água, comida e abrigo, e revela-lhe a sua missão de vida: plantar centenas de árvores por dia a fim de recuperar a floresta.

 

o protesto2 – O Protesto de Eduarda Lima

Os pássaros deixaram de cantar.
Os gatos já não miavam.
E as vacas recusavam-se a dar leite.
Os animais pareciam ter feito um pacto…

Álbum de estreia de Eduarda Lima, O Protesto é um grito silencioso. Dos minúsculos insectos aos animais de estimação lá de casa, da floresta virgem ao rio da nossa cidade, o silêncio ecoa por todo o lado.

Conseguem ouvir?
Esta é uma história sobre o impacto da acção humana no ambiente e um apelo para nos unirmos hoje, em nome da biodiversidade e de um planeta mais sustentável.

 

cem sementes que voaram3 – Cem Sementes que Voaram de Isabel Minhós Martins e Yara Kono

Cem sementes que voaram

Uma árvore está à espera, esperançosa…
O que espera ela?
O dia ideal para lançar as sementes.
O dia certo, o dia tal.
O dia chega, mas a aventura ainda só está a começar…
Porque, se nos pusermos a fazer contas, das cem sementes que voaram, quantas cairão em bom solo? Quantas serão comidas por pássaros? Quantas acabarão no fundo de um rio? Quantas se transformarão, finalmente, numa árvore adulta?

Neste livro, fazemos contas, sem nunca perder a esperança. Mesmo que a história nos traga aquilo que parece ser uma infinita conta de subtrair! Quem consegue acreditar até ao fim, como esta árvore-mãe, que tudo vai correr bem?

(Será que vai mesmo? Vamos torcer por isso!)

Um livro que traz a floresta para o centro das atenções, celebrando a resistência das sementes e a inteligência das árvores e da natureza. Para leitores de todas as idades.

 

plasticus maritimus livro4 – Plasticus Maritimus, Uma espécie invasora de Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins

Quando era pequena, a bióloga Ana Pêgo não brincava no quintal, mas quase sempre na praia. Fazia passeios, observava as poças de maré e colecionava fósseis. À medida que foi crescendo, apercebeu-se, porém, de que uma nova espécie invasora se tornava cada vez mais comum na areia: o plástico.

Para melhor alertar para as suas consequências na vida do planeta, Ana decidiu colecionar e dar um nome a esta espécie. Chamou-lhe Plasticus Maritimus, e desde então nunca mais lhe deu tréguas, iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos.

Inspirado neste projeto, este livro contém informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos. Inclui também um guia para preparar idas à praia, com o objetivo de colecionar e analisar exemplares desta espécie. Objetivo: motivar para a mudança. O Plasticus maritimus merece ter os dias contados!

A cada hora que passa, mil toneladas de plástico vão parar aos oceanos. O equivalente a um camião cheio de plástico, por minuto!
Já é tempo de fazermos alguma coisa.

 

Lá fora5 – Lá Fora, Guia Para Descobrir a Natureza de Inês Teixeira do Rosário e Maria Ana Peixe Dias

Lá Fora
De quem será esta pegada?
O que faz aqui esta minhoca?
Será um sapo ou uma rã?
Como se chama esta árvore?

Mesmo que moremos numa grande cidade, existe sempre natureza lá fora: nuvens e estrelas, árvores e flores, rochas e praias, aves, répteis ou mamíferos.
O que esperamos então?
Saltemos do sofá e iniciemos a exploração!

Criado com a colaboração de uma equipa de especialistas portugueses, este livro pretende despertar a curiosidade sobre a fauna, a flora e outros aspetos do mundo natural que podem ser observados em Portugal. Inclui também propostas de atividades e muitas ilustrações, para ajudar toda a família a ganhar balanço, sair de casa e descobrir – ou simplesmente contemplar – todo o mundo incrível que existe “Lá fora”.

 

Um ano Inteiro6 – Um Ano Inteiro, Almanaque da Natureza de Isabel Minhós Martins

Será que no outono também há flores no campo?
Qual a melhor época para escutar a brama dos veados?
Quais as melhores semanas e locais para ver aves migradoras?
Em que estação se avista Sírio, a estrela mais brilhante do céu?

Agora que as férias grandes estão a chegar ao fim, não há razão para só voltarmos a olhar para a natureza no próximo verão.
O almanaque Um Ano Inteiro dá-nos boas pistas para acompanhar a natureza durante todo o ano.
Com o apoio de um grupo de cientistas portugueses (constituído por biólogos, astrónomos, geólogos e meteorologistas) escolhemos, para cada semana do ano, uma proposta ajustada ao calendário natural do nosso país, às nossas espécies e habitats.
São passeios, desafios e observações para todas as estações.
Porque as férias acabaram, mas a vida não é só computador, sofá e trabalhos para casa.

 

Elefantes, Piscinas Olímpicas e... o Combate ao Desperdício Alimentar7 – Elefantes, Piscinas Olímpicas e… o Combate ao Desperdício Alimentar de Marta Cancela

A Sofia e o Xavier são irmãos gémeos, têm 8 anos. Na escola, a professora falou-lhes num assunto muito sério: o combate ao desperdício alimentar e lançou um desafio a todos os alunos: fazer um trabalho de como podiam contribuir para evitar este grande problema para o planeta e que ainda por cima começava dentro de cada uma das nossas casas.
Neste livro são feitas várias comparações com o mundo real para percebermos a dimensão deste problema, de forma a tomarmos consciência e adotarmos medidas preventivas. São dadas algumas pistas, sugestões a implementar, receitas de reaproveitamento, sempre com uma narrativa simples para que as crianças se sintam iguais à Sofia e ao Xavier e ajudem nesta missão.

 

Salada de flores8 – Salada de Flores de Fernanda Botelho

Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a natureza/defesa do ambiente na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.

Uma horta ecológica onde não há lugar para adubos químicos, uma piscina em que a limpeza da água não depende do cloro, e uma casa de argila e de palha, com um jardim no telhado, são o cenário ideal para a aventura da Sara, da Maria, da Carolina e do Rodrigo, quatro amigos de palmo e meio que partem à descoberta da natureza. Por entre a delicadeza e o rigor científico das aguarelas de Sara Simões, os nossos protagonistas ficam a saber que as plantas – sejam elas legumes, flores, árvores ou frutos – têm nomes, apelidos e até famílias, tratando-se umas às outras em caso de doença. Os homens, conta-nos o texto de Fernanda Botelho, podem também usufruir das propriedades medicinais das plantas e preparar inclusive receitas deliciosas com elas. Salada de Flores inclui, afinal, um pequeno guia elucidativo feito à medida de pais e de professores, embora as suas páginas se dirijam sobretudo aos mais novos, revelando-lhes de forma sempre divertida um pouco do poder encantatório da natureza.

 

greta e os gigantes9 – Greta e os Gigantes de Zoë Tucker e Zoe Persico

A Greta adora a maravilhosa floresta onde vive, rodeada de natureza e de todo o tipo de animais. Quando os Gigantes chegam e começam a cortar árvores, a destruir plantas e a construir cidades tão grandes como eles, a Greta percebe que a sua floresta está prestes a morrer. É então que ela tem uma ideia que pode salvar o planeta…

Um livro inspirado na história de Greta Thunberg, nomeada para o Nobel da Paz e Vencedora do Right Livelihood Award 2019 «por inspirar e amplificar as exigências políticas para ações climáticas urgentes».

Algumas coisas que os mais novos podem fazer para ajudar a Greta:

– Anda, corre, usa a bicicleta, o autocarro ou o comboio, em vez do carro ou do avião.
– Pergunta à tua professora se podem escrever ao Primeiro-Ministro ou alguém do governo para vos ajudarem na luta contra as alterações climáticas.
– Tem cuidado com as tuas coisas. Quando se estragarem, arranja-as, em vez de comprares novas.

Edição em papel reciclado.

 

Uma nova vida10 – Uma Nova Vida de Aina Bestard

Uma viagem pelo início da vida, conhecendo como nascem diferentes animais, nas mais variadas espécies.

Um livro maravilhoso, cheio de surpresas e imagens fascinantes que se revelam entre cada nova página, numa belíssima utilização muito engenhosa de transparências e sobreposições das páginas de papel vegetal.

 

Stickerterapia Florestas de Sonho11 – Stickerterapia: Florestas de Sonho

Descubra um mundo incrível de misteriosas criaturas e belas florestas, onde a natureza emerge em todo o seu esplendor.

Stickerterapia: Florestas de Sonho é um livro interativo com cenários deslumbrantes que poderá transformar em autênticas obras de arte. São dezenas de ilustrações das mais belas florestas do mundo — desde o fabuloso Parque Nacional das Sequoias à Floresta Amazónica, passando pela Savana ou pela Floresta Negra — que vai poder personalizar com milhares de autocolantes.

Este livro vai proporcionar-lhe horas de descontração. Reserve um momento especial, e desfrute em pleno desta nova forma de arte-terapia. Seja criativo! Dê asas à imaginação e usufrua de momentos de pura descontração.

 

que desperdício12 – Que Desperdício! Como reduzir o lixo e proteger o nosso Planeta de Jess French

Quase tudo o que fazemos gera desperdício e poluição, sejam restos de comida ou embalagens, e-resíduos ou gases nocivos.
De onde vem e para onde vai todo o lixo que produzimos?
De que forma está esse lixo a afetar o nosso planeta?
Descobre as respostas a estas questões e tudo o que está a ser feito para combater o problema!

Este livro está repleto de informação para também tu fazeres do nosso planeta um lugar melhor para vivermos. Porque até as mudanças mais simples podem fazer toda a diferença!

 

inventário das aves13 – Inventário Ilustrado das Aves de Virginie Aladjidi

Voar, pôr ovos, ter um bico… não é exclusivo das aves: o morcego-anão, que é um mamífero, voa; o caracol (gastrópode) e os peixes põem ovos; a tartaruga (réptil) e o polvo também têm bico… A verdadeira particularidade das aves são… os milhares de penas que lhes revestem o corpo e as asas… Há cerca de 10 000 espécies de aves no mundo e este Inventário Ilustrado apresenta perto de 80. Nele se descreve a plumagem de cada uma para permitir que o leitor a possa identificar rapidamente. Como já é habitual nesta coleção dos Inventários Ilustrados, com texto de Virginie Aladjidi e ilustrações de Emmanuelle Tchoukriel, referem-se pormenores surpreendentes e revelam-se outros detalhes relativamente à sua alimentação, ao cortejo nupcial, entre outras curiosidades… Também se precisa a envergadura e o tamanho médios de cada ave para as podermos comparar entre elas (por exemplo, uma galinha, em média, possui 50 cm). Um cantar no jardim, um piar no bosque, uma silhueta no céu, um ninho no telhado, uma pena no chão… são outros indícios a ter em conta para descobrir as aves, para as identificar e para as nomear. Depois do Inventário Ilustrado das Árvores, dos Animais, dos Animais com cauda e dos Insetos, mais um novo título para desfrutar!

 

a maior flor do mundo14 – A maior flor do mundo de José Saramago

E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?

Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?

 

proteger o planeta15 – Proteger o Planeta de Louise Spilsbury

Uma coleção que ajuda as crianças a entenderem as crises e os temas que dominam as notícias e o mundo.
O planeta em que vivemos está cheio de animais, desde pequenos insetos a baleias enormes, e nós!
O nosso planeta oferece-nos ar para respirar, água para beber e alimentos para comer. Usamos plantas e outros recursos naturais para fazer roupa, casas e medicamentos. Usamos combustíveis para pôr as nossas máquinas a funcionar. A nossa Terra maravilhosa dá-nos, a nós e aos outros animais, tudo o que precisamos para viver. O Planeta Terra ajuda-nos e, por isso, devemos protegê-lo!

 

poluir não é fixe16 – As Aventuras de um Eco-miúdo 1, Poluir não é fixe, o que é fixe é salvar o planeta! de Tim Allman

Através de divertidas histórias e ilustrações, este livro alerta as crianças para os perigos que o planeta enfrenta, dando dicas reais para os leitores se juntarem à missão de salvar a Terra!
Olá! Eu sou o Fred e já entrei em ação para salvar o planeta!

• Como os automóveis poluem muito, escondi as chaves do carro dos meus pais! (Não sei como elas foram parar à sanita…);
• Inventei um prato vegetariano! (Mas ficou cá uma papa manhosa…).

E tenho outras ideias! Vou fazer a diferença com boas ações, mesmo que nesta minha aventura louca haja alguns obstáculos, muitas tolices, ideias disparatadas e gente maldisposta.
Primeiro volume de uma coleção cheia de humor que alerta para as questões ambientais, cada vez mais relevantes nos nossos dias.
Anda daí e junta-te a esta eco-causa!

 

todos contra a extinção17 – As Aventuras de um Eco-Miúdo 2, Todos contra a extinção ou ainda temos de ir viver para Marte! de Tim Allman

Salvar o planeta da extinção é uma missão que nunca acaba.

O Fred descobriu que querem construir um prédio de escritórios no Campo das Silvas, o que vai destruir aquele habitat natural.

É preciso agir, e ele tem algumas ideias:

– Pintar cartazes de protesto e colocá-los junto do Campo das Silvas. (Tanto trabalho e os adultos estragam logo tudo!)
– Convocar uma manifestação. (Mas depois fica acorrentado à rede e, à noite, o Campo das Silvas é assustador!)

Apesar de as coisas nem sempre correrem como o Fred espera, e ele acabar metido em sarilhos, o importante é não desistir.

Todos os pequenos gestos podem fazer a diferença, não achas?

 

a descoberta da floresta18 – À Descoberta da Floresta, Guia de exploração e de aventuras de Goldie Hawk

Tudo a postos para descobrir os segredos da floresta?

Este guia de exploração e de aventuras vai ensinar-te tudo o que precisas de saber: desde construir um abrigo, fazer nós especiais, preparar uma fogueira e até conseguir obter água a partir da tua urina!

Vais também aprender exatamente o que NÃO fazer: desde comer cogumelos venenosos a atear um fogo florestal.

Com jogos divertidos para jogar, dicas valiosas sobre como proteger o litoral e a floresta, e informações sobre o que fazer em caso de emergências.

 

caderno da natureza19 – Caderno (da Natureza) do Bicho do Mato, Guia para explorar e experimentar a natureza de Diana de Oliveira

Consegues distinguir uma oliveira de um eucalipto?
E uma pegada de lobo da de um javali?
Consegues saber a direção do norte através da observação das estrelas?
E seguir um trilho pelo mapa?

Neste livro, cheio de ilustrações espetaculares, vais encontrar informações muito úteis sobre os animais, as plantas e formações naturais que podes descobrir mesmo à porta de tua casa, no campo ou num passeio à beira-mar.

Aprende também técnicas essenciais, como construir um abrigo ou decifrar códigos, para te tornares um verdadeiro explorador! bicho do mato!

Prepara a tua mochila e parte à aventura no quintal lá de casa, no parque do teu bairro ou na floresta para lá do rio.

A Natureza está à tua espera!

Com muito espaço para anotar as próprias explorações: notas de campo, animais, plantas, rochas e muito mais!

 

o urso que não era20 – O Urso Que Não Era de Frank Tashlin

O Urso sabia que quando os gansos voavam para sul, e as folhas começavam a cair das árvores, era sinal que o inverno estava para chegar e que em breve a floresta ficaria coberta pela neve. Era altura de hibernar. No entanto, quando alguns meses depois acorda, o urso não terá a floresta à sua espera, mas sim uma enorme fábrica que ali foi construída enquanto dormia. Onde estava a floresta? Onde estava a erva? Onde estavam as árvores? Onde estavam as flores? Que sítio era aquele? O urso sente-se perdido naquele sítio estranho, mas mais perdido vai ficar quando na fábrica todos lhe dizem que ele não é um urso, mas sim um homem tonto que precisa de fazer a barba e usa um casaco de peles. Será que o urso os vai conseguir convencer do contrário? Publicado em 1946, este texto hilariante e absurdo de Frank Tashlin contém todas as marcas de uma obra-prima intemporal. Um livro imprescindível para ursos e humanos de todas as idades.

 

a floresta livro21 – A Floresta de Sophia de Mello Breyner Andresen

«Confia nas crianças, nos sábios e nos artistas.»

Seguindo esta recomendação do Rei dos Anões e com a ajuda de Isabel e do professor de música, o Anão vai conseguir cumprir a missão de que estava incumbido, transformando o tesouro numa possibilidade de partilha e libertação.

 

a fada Oriana22 – A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen

Dizia Sophia que as fadas são seres da natureza. Queria com isto lembrar que elas nascem da nossa capacidade de atribuir vida, vontade e intenções ao mundo da natureza.
Em A Fada Oriana, encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a solidariedade, o sentido da responsabilidade, o egoísmo e a vaidade. Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as peripécias de uma luta entre o bem e o mal.

 

a menina e o mar23 – A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen

A Menina do Mar é o primeiro conto de Sophia para a infância e foi editado, pela primeira vez, em 1958.
Tendo a praia como cenário, este conto revela-nos uma história de amizade entre um rapaz e a Menina do Mar. Cada um vive no seu mundo, o rapaz na terra e a menina no mar, mas a curiosidade de ambos leva-os a querer partilhar essas diferenças: a menina fica a saber o que é o amor, a saudade e a alegria; o rapaz aceita viver com ela no fundo do mar.

 

A Árvore em mim24 – A Árvore em Mim de Corinna Luyken

Cada um de nós é como uma árvore, com raízes, tronco, seiva, ramos e rebentos.

Um retrato luminoso e poético da força que há dentro de cada um de nós e da nossa ligação ao mundo natural, escrito e ilustrado pela autora premiada do aclamados O Livro dos ErrosO André Semeão Não Tem um Cavalo e O Meu Coração.

 

começa numa semente25 – Começa numa Semente de Laura Knowles

Como pode uma plantinha (assim tão pequenininha) tornar-se uma árvore GIGANTE, por demais impressionante?!
Viaja pelas estações e pelos anos para veres como uma única semente se transforma numa árvore grandiosa, e descobre todas as criaturas que fazem dela a sua casa.
Vê a evolução de uma pequena semente até ser árvore, de forma lírica, bonita e poética, contando uma história simples, encantadora, com uma mensagem de vida e crescimento;

Com páginas desdobráveis, com informação científica sobre a árvore retratada no texto, pode ser utilizada por educadores, em casa ou em contexto escolar.
Vencedor do prestigiado prémio Margaret Mallett (Não-ficção infantil), com um excelente cuidado gráfico e encadernação: capa com título em dourado e técnica de gravura especializada, feita à mão pela ilustradora.

 

olha o que encontrei na floresta26 – Olha o que Encontrei na Floresta de Moira Butterfield

A floresta está cheia de surpresas.
Vem descobri-las com a Camila, o Pedro, a Lara e o Manchas!

Parte numa incrível aventura ao ar livre para descobrires tesouros da natureza, como pinhas que abrem e fecham, sementes em forma de helicóptero ou folhas que parecem feitas de renda…

Tal como este grupo de amigos, também tu terás de estar atento para venceres os desafios propostos. As curiosas descrições vão ajudar-te a identificar os tesouros que a densa floresta esconde!

Estes livros levam as crianças numa incrível aventura ao ar livre.

Com ilustrações belíssimas e divertidas, e textos curtos e simples, estão repletos de factos incríveis sobre as maravilhas da natureza.

 

missão planeta limpo27 – Missão Planeta Limpo! de Paul A. Reynolds

Da última vez que os vimos (A Todo o Vapor!), a Sara e o Simão usaram a ciência, a tecnologia, a engenharia, as artes e as habilidades matemáticas para salvar flores murchas e compreenderem melhor o ciclo da água. Agora os gémeos Estrela estão de volta para aplicar o pensamento CTEMA à reciclagem!

Numa visita de estudo ao Aquário, a Sara conhece a Verdusca, uma tartaruga-marinha verde que ficara doente por ter ingerido plástico no oceano. A Sara e o Simão recolhem dados sobre as rotinas do lixo em casa e na escola e concluem que todos eles são parte do problema! Descobrem ainda que a escola produz uma enorme quantidade de resíduos. A sua campanha inspira uma canção original, bem como uma série de grandes mudanças na gestão de resíduos e reciclagem na escola. Por fim, a Verdusca está recuperada e pronta para ser devolvida ao oceano. A Sara e o Simão prometem ajudar todos a fazer alguma coisa por um Planeta mais Limpo!

 

guia para observadores céu estrelado28 – Guia para Observares o Céu Estrelado de Stuart Atkinson

Já pensaste que os pontinhos de luz que vês no céu, à noite, são outros sóis, como o nosso, noutra parte do Universo?

Descobre todas as maravilhas do céu noturno, com a ajuda de um gato muito especial.

Aprende a distinguir constelações de estrelas em diferentes alturas do ano, a detetar planetas e até a Estação Espacial Internacional!

Ao longo deste livro, vais encontrar ainda muitas curiosidades e factos divertidos para partilhares com a tua família e amigos!

Com ilustrações coloridas num traço muito especial!

Ideal para crianças curiosas, que querem aprender mais de uma maneira divertida e interessante.

 

grandes jardineiros de pequenos jardins29 – Grandes Jardineiros de Pequenos Jardins de Elisabete Vila Viçosa

Até no mais pequeno jardim pode nascer um grande jardineiro!
Sabias que podes plantar, semear e colher os frutos do teu trabalho, sem sair de casa nem da cidade?

Este livro divertido ensina-te tudo o que tens de saber para cuidar das plantas, fazê-las crescer e multiplicá-las!

Vais descobrir projetos com explicações passo-a-passo, curiosidades e mega dicas preciosas sobre o mundo das plantas e da jardinagem. Mais de 36 atividades para partilhares em família ao longo do ano, com muita criatividade e diversão.

É um guia simples e completo que te ensina a cultivar o respeito pela natureza, com paciência e dedicação.

O melhor de tudo?
A tua casa vai ficar mais verde, perfumada e florida e até mais saborosa!

 

hei, big bang30 – Hei, Big Bang! (Ninguém disse que era fácil) de Isabel Minhós Martins

 

As ideias gostam de jogar às escondidas.
Não são invisíveis, mas podem ser difíceis de ver!
No início aparecem-nos como uma sombra e escorregam-nos das mãos.
Mas se as deixamos correr livremente – como um cavalo corre pela praia fora – pode ser que as consigamos ver com nitidez.

Esta é a história do cavalo Big Bang e de uma coisa intrigante que o perseguia…

(Uma coisa? Mas qual coisa?)

 

o jardim31 – O Jardim de Anna Walker

Quando a família da Ema se muda do campo para a cidade, a Ema quer muito levar o jardim com ela. Mas não há espaço para jardins nas casas da cidade. Ou haverá?
Livro aclamado pela crítica e maravilhosamente ilustrado a aguarela pela autora premiada Anna Walker. Uma celebração da amizade, da capacidade de adaptação à mudança e da magia da natureza.

Livro bonito e delicado, que aborda o tema da adaptação à mudança, o efeito da natureza no nosso espírito e o contributo que todos podemos dar para o bem estar uns dos outros. Nomeado para o Children’s Book Council of Australia Picture Book of the Year e Australian Design Association of Pictures e vencedor do Wilderness Society Environment Award for Children’s Literature.

Com Ilustrações muito originais, à base de aguarelas, de Anna Walker, reputada e premiada ilustradora.

 

a vida selvagem na cidade32 – A Vida Selvagem na Cidade de Ben Hoare

Vem conhecer os animais selvagens com quem partilhamos as nossas cidades.

As cidades são locais movimentados, onde residem milhares de pessoas. Mas há muitos outros habitantes nas zonas urbanas. As ruas, os edifícios, os parques, os rios e os jardins são também o lar de várias espécies de animais selvagens, como doninhas, pinguins, pumas, guaxinins e muitos outros. Vais reconhecer alguns… na tua própria casa!

Este livro revela os animais que vivem lado a lado com os humanos, em grandes cidades como Nova Iorque, Londres, Tóquio, Singapura, Mumbai ou Rio de Janeiro. Onde quer que estejas no mundo, passarás a ver a vida nas cidades de uma forma muito mais entusiasmante, pois estarás sempre alerta para a maravilhosa vida selvagem em teu redor.

Livro de capa dura em tecido e com relevos, tornando-o muito agradável ao toque. Ilustrações belíssimas e muito coloridas, que tornam a apresentação e o layout do livro bastante original. Os textos completos e sucintos, são ideais para consulta ou para ler aleatoriamente.

O prestigiado jornalista Ben Hoare foi editor da revista BBC Wildlife e é uma das 15 pessoas que receberam a Medalha Dilys. Este reconhecimento é atribuído a comunicadores cuja paixão e empenho pela vida animal ajudam esta causa a chegar a novos públicos.

 

quando as baleias caminhavam33 – Quando as Baleias Caminhavam de Dougal Dixon

É o teu planeta, mas não como o conheces…
Recua no tempo para descobrires como as cobras tinham pernas para escavar no subsolo.
Conhece pássaros gigantes e espantosos e pequenos elefantes que vivam em ilhas.

A partir do momento em que a vida se arrastou para fora dos oceanos e para terra, até quando os nossos antepassados primatas desceram das árvores, a história do planeta Terra está cheia de histórias fascinantes.

A evolução é incrível!

 

arrumado34 – Arrumado de Emily Gravett

Nesta história original e engraçada, escrita por uma das autoras mais talentosas da atualidade, um texugo adorável aprende a gostar da sua casa na floresta tal como ela é. Mesmo que esteja um bocadinho desarrumada.
Retratando de forma encantadora e humorística personagens que nos remetem para o mundo real, em Arrumado, Emily Gravett ensina-nos a gostar do mundo tal como ele é, sem necessidade de que seja perfeito.

 

aqui estamos nós35 – Aqui Estamos Nós, Apontamentos para viver no Planeta Terra de Oliver Jeffers

Bem-vindos ao planeta Terra!

O mundo pode parecer muito confuso, sobretudo se acabámos de aqui chegar. Para melhor compreendê-lo, vamos explorar o nosso planeta e ver como vivemos. Estes apontamentos são um guia para essa viagem…

Escrito por Oliver Jeffers nos dois primeiros meses de vida do seu filho, e procurando explicar-lhe as várias coisas que achava que ele precisava de saber, este é um livro vivo e afectivo sobre o modo como o planeta e os seres humanos devem ser amados e respeitados.

 

mas porquê36 – Mas Porquê? de Mac Barnett e Isabelle Arsenault

Porque é que o mar é azul?
O que são os buracos negros?
Como é que se construíram as pirâmides?

Afinal, a hora de ir dormir pode ser ainda mais desafiante do que pensávamos…

MAS PORQUÊ? é a pergunta que tantas vezes fizemos em pequenos e que mais tarde nos vemos desafiados a responder. Mas para cada criança curiosa um adulto criativo, certo?

Divertida e desconcertante, esta história transborda de interrogações que vos vão fazer coçar a cabeça e recordar as crianças perguntadeiras que já foram. Irresistível!

 

estranhas criaturas37 – Estranhas Criaturas de Cristina Sitja Rubio

Um dia, os animais da floresta deparam com um misterioso cartaz que anuncia: Festa! Dançam merengue, salsa e chachachá. E comem muito bolo de chocolate. Mas, ao voltarem para casa, descobrem que já não podem abrigar-se debaixo das árvores nem obter alimento na natureza. Estranhas criaturas – os homens – haviam destruído o seu habitat. Como explicar-lhes que a floresta representa, para os animais, a sua casa e o seu alimento?

 

atlas das viagens e dos exploradores38 – Atlas das Viagens e dos Exploradores, As viagens de monges, naturalistas e outros viajantes de todos os tempos e lugares de Isabel Minhós Martins

Há poucos séculos, não conhecíamos os limites do planeta e muitas áreas do mundo continuavam isoladas, sem ligação umas com as outras.

Para sabermos o que era o mundo, tivemos de nos fazer ao caminho: de burro, de camelo, de barco ou a pé, saímos de casa rumo ao desconhecido e regressámos com as novidades espantosas de outros lugares.

As viagens de monges, botânicos, comerciantes, marinheiros ou artistas deram contributos importantes para conhecermos melhor o planeta e sabermos da existência uns dos outros.

Estes viajantes — de todos os tempos e lugares — são as personagens principais deste livro, onde não faltam mapas e muitas, muitas aventuras.

 

diálogos com ciência39 – Diálogos com Ciência de António Piedade

António Piedade começa por um diálogo sobre um aniversário entre uma menina de doze anos e o seu avô, no qual um jogo de números serve para mostrar a intemporalidade das proposições matemáticas. No texto seguinte, uma mãe que, inquirida pela filha sobre o aparecimento dos peixinhos num lago, lhe explica a semelhança entre a sua história pessoal e a dos peixes que está a ver: “Na alvorada do teu quarto dia chegaste ao interior do meu útero, e, na partitura do teu desenvolvimento, já estavas no estado de blastocisto. Ou seja, tu eras um conjunto de mais de 64 células.”

No texto seguinte, assistimos à conversa entre Joana e o seu irmão mais velho sobre a sucessão das estações do ano na Terra… ou em Marte (Há Primavera em Marte?). Depois, é outra menina que resolve, no Dia Mundial da Música, ir escutar os sons da Natureza. No texto seguinte, Cores do Outono, não há diálogo, mas o leitor pode deliciar-se com uma descrição poético-científica da queda das folhas. Sente-se a presença de Gedeão, o autor de Lágrima de Preta em O que tem a tua lágrima?, um diálogo entre Rui e o seu tio. Depois, Patrícia interroga-se sobre os elementos químicos dentro de si: ela tem 33 quilogramas de moléculas de água, combinações de hidrogénio e oxigénio. A invocação de Gedeão volta em O tio Antão, uma conversa entre tio e sobrinho, no qual o primeiro transmite a ideia de movimento, por exemplo de um berlinde.

Em Um relógio que flui dentro de ti!, Henrique observa ao microscópio uma gota de sangue, motivado por um artigo da Nature. Os dois textos que se seguem referem-se aos prémios Nobel de 2010 e 2011, apresentados sob a forma de metáforas ferroviárias. Na sequência surge Helena com uma flor na mão, um bem-me-quer, que é surpreendida por um amigo. No texto seguinte aparece o único personagem de fantasia, Etolas, o arquitecto de minérios.

Na continuação dá-se um regresso à matemática, com o Diálogo de zeros, literalmente uma conversa entre zeros, e Doze Anos, onde Ana conta pelos dedos. Para terminar, o avô Jaime e os seus dois netos gémeos celebram os 60 anos ao mesmo tempo do avô e da estrutura do ADN, já que Jaime nasceu no ano, 1953, em que Watson e Crick identificaram a famosa dupla hélice.

 

como aqui chegamos40 – Como Aqui Chegámos? Do Big Bang ao dia em que nasceste de Philip Bunting

O livro que agora tens nas mãos é feito das mesmas partículas que tu.
Essas partículas existem há muitos, muitos, mesmo muitos milhões de anos!
É verdade!

Tudo começou com uma grande explosão no Espaço.
É uma história incrível que não podes perder.
Do Big Bang a este momento, descobre como viemos aqui parar!

As ilustrações coloridas, divertidas e muito rigorosas deste livro vão conquistar os mais novos, explicando conceitos que são abordados na escola.

Perfeito para pais e filhos explorarem, de forma clara e descomplicada, temas tão complexos mas tão importantes nos dias de hoje!

 

Livros em inglês:

 

my friend earth41 – My Friend Earth de Patricia Maclachlan

Celebrates the fifty year anniversary of Earth Day.

 

 

fox in the night42 – Fox In The Night de Martin Jenkins

This beautiful picture book is the perfect introduction to light and dark. Fox is hungry. She waits until it’s dark and then she hunts for food, using the moon and the streetlights to find her way. The first book in the new Science Storybook series from Walker Books, illustrated by up-and-coming talent Richard Smythe and written by Martin Jenkins, the award-winning author of Can We Save the Tiger? and Ape.

 

The Squirrels' Busy Year43 – The Squirrels’ Busy Year de Martin Jenkins

It’s winter. It’s cold! The squirrels are digging up acorns to eat. But what will they eat in the spring when the acorns are gone? This beautiful picture book is the perfect introduction to the seasons and how the weather changes throughout the year. The second book in the new Science Storybook series from Walker Books, illustrated by up-and-coming talent Richard Jones and written by the award-winning author Martin Jenkins.

 

tree44 – Tree. Seasons Come, Seasons Go de Britta Teckentrup 

Explore the beauty of the changing seasons in this timeless peek-through book with beautiful artwork from Britta Teckentrup and accompanying rhyming text. Following the life-cycle of a tree through spring, summer, autumn and winter, children will easily learn to recognise the signs of the seasons with this simple yet striking picture book.

 

bird builds a nest45 – Bird Builds a Nest de Martin Jenkins

It’s time for Bird to build her nest! Follow her as she pulls a worm out of the ground, lifts some twigs that are just the right size, and pushesthe twigs into place. Uh-oh — one of the twigs fallsto the ground! But after a day of hard work, Bird’s nest is ready and waiting. Can you guess what it’s waiting for? Using simple, clear language and beautiful illustrations, this engaging story is the perfect introduction to physical forces for very young readers. A final spread with some simple questions promotes discussion with parents, teachers, or caregivers and encourages readers to think about the concepts introduced.

 

Ella and the Waves46 – Ella and the Waves de Britta Teckentrup

A beautiful and timely story of how one girl turns fear into courage with the help of a friendly whale, from internationally acclaimed and award-winning author-illustrator, Britta Teckentrup.

Ella sits alone in a boat, battling waves so high they touch the sky. A bodiless voice beneath the surface of the sea tells her it is hopeless, she’ll never find land, she’ll never be safe… But there are kind voices at sea too – ones that offer encouragement, support and the promise of hope.

With the kindness of a small white bird, a lesson from a pod of porpoises and the support of a gentle whale, Ella finds her courage and discovers she was never alone.

A story that serves as a reminder that though we may face our fears alone, we are all in this together.

 

trash47 – Trash de Andy Mulligan

‘A SLUMDOG, FEEL-GOOD TREASURE FIND’ Daily Mail

Now adapted into a Bafta-nominated film directed by Steven Daldry and written by Richard Curtis.

Raphael lives on a dumpsite, eking out a living sifting through rubbish. One unlucky-lucky day, he makes an extraordinary and deadly discovery. Now he and his two friends, Gardo and Rat, are wanted by the corrupt forces that run the city and will stop at nothing to get back what they’ve lost.

From the slums to the mansions of the elite, it’s going to take all of their quick-thinking and fast-talking to stay ahead. And to stay alive.

 

Outdoor Scientist48 – Outdoor Scientist de Ph.D. Temple Grandin

From New York Times bestselling author and world-renowned scientist and autism spokesperson Temple Grandin comes a book about exploring the world around us, asking questions, and making sense of what we see–with 40 fun outdoor activities that promote independent thinking, which kids can enjoy all year round!

What are the aerodynamics of skipping stones or the physics of making sandcastles? Do birds use GPS to navigate their migratory routes?

In this book, Dr. Temple Grandin, an inventor and world-renowned scientist, introduces readers to geologists, astrophysicists, oceanographers, and many other scientists who unlock the wonders of the natural world. She shares her childhood experiences and observations, whether on the beach, in the woods, working with horses, or gazing up at the night sky. This book explores all areas of nature and gives readers the tools to discover even more on their own.

With forty projects to give readers a deeper understanding of the world around them, from the depths of space to their own backyard, this is a perfect read for budding scientists, inventors, and creators!

 

nature anatomy49 – Nature Anatomy de Julia Rothman

Suitable for anyone who appreciates and wants to explore the curiosities and beauty of the natural world, this title offers a look at all kinds of subjects, including mineral formation, the inside of a volcano, what makes sunsets, monarch butterfly migration, the parts of a bird, the anatomy of a jellyfish, and more.

 

the nature of play50 – The Nature Of Play, A Handbook Of Nature-Based Activities For All Seasons de Delfina Aguilar

Playing is in our nature – and playing among nature is one of the greatest delights childhood has to offer, whether you live among skyscrapers or fields. The Nature of Play suggests simple, seasonal ideas for nature-based play all year long, from long-beloved rainy day games to intrepid outdoor adventures.

 

The Naturalist's Notebook51 – The Naturalist’s Notebook: An Observation Guide and 5-Year Calendar-Journal for Tracking Changes in the Natural World Around Us

Become a more attentive observer and deepen your appreciation for the natural world. The unique five-year calendar format of The Naturalist’s Notebook helps you create a long-term record and point of comparison for memorable events, such as the first songbird you hear in spring, your first monarch butterfly sighting of summer, or the appearance of the northern lights. Biologist Nathaniel T. Wheelwright and best-selling author Bernd Heinrich teach nature lovers of all ages what to look for outdoors no matter where you live, using Heinrich’s classic illustrations as inspiration. As you jot down one observation a day, year after year, your collected field notes will serve as a valuable record of your piece of the planet. This deluxe book, with a three-piece case, gilt edges, a burgundy ribbon bookmark, and a belly band with gold foil stamping, is a perfect gift for all nature lovers.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]