Afinal não são os algodões dos Choupos que fazem alergia…

Afinal não são os algodões dos Choupos que fazem alergia…

30 de Maio, 2022 0

As populações de choupos (género Populus) têm árvores masculinas e árvores femininas. Só as masculinas é que produzem pólen e só as femininas produzem sementes. A libertação dos “algodões” que envolvem as sementes dos choupos coincide com o período de polinização das gramíneas (grupo de plantas herbáceas), cujo pólen é o verdadeiro causador de alergias respiratórias e é invisível.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), as concentrações de pólenes dos choupos são, normalmente, baixas e os picos polínicos ocorrem em março ou no início de abril. A SPAIC publica no seu site um mapa nacional interativo online que indica diariamente qual a concentração de pólen no ar, em cada região do país. Pode ver mais aqui.

As alergias da Primavera são uma reação do corpo aos pólenes dos fenos (gramíneas), de algumas urtigas e das oliveiras e não aos algodões dos Choupos.

Quando chove, as concentrações dos “algodões” e dos pólenes das plantas diminuem.

Para a SPAIC, o problema de acumulação dos “algodões” nas ruas pode ser resolvido com podas parciais e seletivas (antes das árvores darem fruto) e utilizando árvores masculinas, que não produzem sementes.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário