PSD quer acabar com congelamento da plantação de eucaliptos

PSD quer acabar com congelamento da plantação de eucaliptos

17 de Janeiro, 2022 0

O PSD, caso consiga formar Governo depois de 30 de janeiro, pretende terminar com o congelamento da plantação de espécies de rápido crescimento, como o eucalipto, perante a atual lei, que os limita a um máximo de 812 mil hectares até 2030. Os social-democratas querem também que a floresta e o bem-estar dos animais de companhia, deixem o Ministério do Ambiente e regressem à Agricultura.

“Respeitando as regras de ordenamento, em vez de estarmos a congelar as áreas abandonadas, que não servem para nada, são foco de incêndios e doenças, queremos permitir que possam ter espécies de crescimento rápido ou outras”, explicou Arlindo Cunha à TSF. Se os agricultores optaram por espécies de crescimento rápido, ficam obrigados a plantar “40% de folhosas nas novas plantações e 25% nas replantações”.

Segundo Arlindo Cunha, “não é nas áreas de eucalipto que há mais incêndios”, mas sim “nas áreas abandonadas”.

Luís Damas, presidente da Federação Nacional das Associações dos Proprietários Florestais disse à TSF que “o país tem a tecnologia que tem na pasta do papel, somos pioneiros, temos a melhor espécie de eucalipto. Claro que ainda há muito espaço para o eucalipto, temos bons engenheiros florestais, é só uma questão de ordenamento do território”.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário