PharmaGarden: um novo projeto português de dermocosmética sustentável

PharmaGarden: um novo projeto português de dermocosmética sustentável

18 de Janeiro, 2022 0

O UniPlanet falou com Jéssica Pacheco, a autora da PharmaGarden, que nos apresentou este projeto.

 

UniPlanet (UP): Como nasceu a PG?

A PharmaGarden nasceu do que as palavras que dão nome a este projeto significam para mim. A Farmácia, aquilo em que me formei e pela qual desenvolvi um amor inesperado e indiscritível. Todo o processo de prevenção e terapêutica, saber onde, quando e como aplicá-las, juntamente com ajudar pessoas e colocar-lhes um sorriso de satisfação e gratidão na cara, fascinam-me. E o jardim, que abrange todo o ambiente em que vivo desde criança, a paixão pela natureza e em conviver com ela.
Sempre tive o desejo de desenvolver algo que tivesse impacto nas pessoas, passar uma mensagem positiva e melhorar de alguma forma o mundo em que vivemos. Desde que terminei o mestrado em ciências farmacêuticas, este desejo acentuou, e com toda a bagagem de aprendizagem sobre fitoterapia, farmacognosia, botânica, tecnologia farmacêutica, dermocosmética unido com o reforço do conhecimento em cosmética natural surgiu a ideia de criar uma marca de produtos cosméticos que tivesse impacto não só nas pessoas como também no planeta. E assim nasceu este projeto que já conta hoje com uma linha de cosméticos acessíveis a todos e que no futuro ambiciona ajudar também pessoas com patologias, é no que estou a trabalhar atualmente.

 

PharmaGarden

 

UP: Que ingredientes usas nos teus cosméticos

Todos os produtos da PharmaGarden são à base de plantas, desde as manteigas naturais às águas florais e os óleos essenciais. Tento desde o início usar apenas ingredientes 100% orgânicos, e todos os que não consigo garantir a partir dos recursos próprios (o nosso jardim), adquiro a produtores certificados. Cada ingrediente tem uma função específica, e em conjunto compõem um produto indicado para um determinado tipo de característica dermatológica ou estado físico da pele, e que de alguma forma melhora a vida e o bem-estar do consumidor final. Alguns exemplos de ingredientes utilizados são Manteiga de Karité, Manteiga de Cacau, Glicerina Vegetal, Óleo de Arroz, Óleo de Coco, Óleo de Amêndoas Doces, infusões, Cera de Azeitona, Óleos essenciais, por exemplo de Limão ou Alfazema e as Águas Florais resultantes da destilação dos óleos essenciais.

Uma bandeira da PG são as fórmulas minimalistas, acredito que o caminho da sustentabilidade também passa por aqui. Fórmulas muito concentradas que aumentam a durabilidade e eficácia do produto. Arrisco-me a dizer que a PG é pioneira desta prática em Portugal. Integram a fórmula do produto manteigas, óleos e elementos fundamentais para a sua estabilidade, substituímos a água pelas águas florais (hidrolatos) que seriam desperdício de produção dos óleos essenciais e a concentração dos ativos é a mais elevada dentro da capacidade da fórmula. A sinergia de ingredientes da PG é selecionada com o objetivo de garantir ao produto final a maior durabilidade, efetividade e qualidade possíveis.

 

PharmaGarden

 

UP: Quais são os produtos da PG que estão disponíveis? São todos vegans?

Atualmente dispomos de duas categorias: a Higiene Pessoal e o SkinCare.

Na Higiene Pessoal integram-se sabonetes, champôs sólidos e condicionadores sólidos. Os sabonetes têm várias essências e aplicações, a sua principal função é a limpeza do corpo, ou do rosto. Os corporais têm ainda ação hidratante, emoliente e de leve esfoliação. O curioso best-seller, Sabonete de karité – fragrance free, contém apenas azeite, manteiga de karité e óleo de coco, sem qualquer essência, é o mais procurado, até por pessoas com problemas de pele, o que me deixa muito feliz, saber que não é só pelo cheiro e aparência, mas sim pelos resultados obtidos na pele. Os champôs e condicionadores sólidos diferenciam-se para os diferentes tipos de cabelo, a PG disponibiliza o champô para cabelos secos, normais a mistos, e com tendência oleosa. Todos apresentam características e objetivos diferentes, mas a mesma finalidade, melhorar a saúde do cabelo e o mesmo acontece com os condicionadores.

No SkinCare existem produtos para limpeza e hidratação. Estão disponíveis opções de limpeza de rosto com enxaguamento, os sabonetes faciais, e sem enxaguamento, os leites micelares e tónicos. Para a hidratação criei um creme de rosto para cada tipo de pele e para as peles mais sensíveis, cremes de mãos com diferentes essências, o creme gordo, para a pele muito seca e desidratada, e manteigas e óleos puros como é o caso da manteiga de karité e do óleo de amêndoas doces, na próxima semana irei lançar o óleo de rosa mosqueta.

Todos os produtos são vegans, à exceção do Bálsamo labial Sensi que contém cera de abelha e que por isso não o considero vegan. Este bálsamo destina-se aos lábios muito gretados e para garantir uma hidratação intensa e prolongada só a cera de abelha é eficaz, assim sendo não pode ser substituída pela cera de azeitona que utilizo para todos os outros bálsamos.  Sou a favor de que as plantas e a natureza nos dão tudo aquilo de que precisamos, e deles conseguimos retirar aquilo que nos traz benefícios sem causar danos a ninguém. E porque sou completamente contra a crueldade animal, e acredito que aos poucos cada um nós pode mudar isso, este é o meu contributo, desenvolver produtos vegan e cruelty-free.

 

PharmaGarden

 

UP: Queres falar-nos um bocadinho sobre os ingredientes que encontramos nos cosméticos dos supermercados?

Posso abordar de uma forma geral. Além das embalagens de plástico de utilização única o que me entristece é o conceito completamente diferente do minimalista. O mais comum é, até em anúncios televisivos, o termo “contém manteiga de karité” ou “contém óleo de abacate” mas quando vamos verificar a lista de ingredientes, a manteiga de karité ou o óleo de abacate têm uma concentração de 1,5%, falamos de 1,5g num produto de 100g. A lista de ingredientes é escrita numa forma decrescente, os primeiros são os de maior concentração e os últimos os de menor, ora o normal dos cosméticos convencionais é uma lista com mínimo de 5 linhas de nomes sintéticos que o consumidor comum não entende, que servem na sua maioria para criar volume e os ingredientes com benefícios efetivos encontram-se em concentrações de 1 a 1,5% e são, sempre, os últimos desta lista. Por exemplo no caso dos champôs líquidos convencionais, cerca de 80% da sua constituição é água, basta uma conta e percebemos que um champô de 500ml contém 400ml de água, a sua lista de ingredientes é absurdamente grande, a primeira palavra é “Aqua” e os ativos estão no fim em concentrações mínimas.

Gostava ainda de referir que muitos cosméticos que têm vegan escrito em letras grandes muitas das vezes são vegan porque têm na sua constituição ingredientes 100% sintéticos e dessa forma não contêm nenhum de origem animal, é preciso uma grande consciencialização para as pessoas não serem enganadas e é por isso que projetos como a UniPlanet são fundamentais.

 

PharmaGarden 

 

UP: Que tipo de embalagens usas nos teus cosméticos?

As embalagens foi um dos principais motivos pelo qual desenvolvi este projeto, outra bandeira da PG é a sustentabilidade com o foco no planeta, na sua longevidade e na mudança de mentalidades daqueles que ainda pensam que este não é um problema de todos. Zero plástico e zero desperdício, é uma constante no dia-a-dia, por isso e porque o excesso de plástico de utilização única neste mercado é mais de 90%. O Plastic free é um conceito que sempre esteve presente desde quando este projeto era ainda uma ideia. A escolha das embalagens foi objeto de muito estudo, mas rapidamente concluí que os frascos seriam de vidro devido à fácil reutilização, os sticks dos bálsamos labiais em bambu e a cosmética sólida em papel e cartão reciclados, bem como os rótulos. No envio de encomendas as caixas para o empacotamento são caixas reutilizadas, que são guardadas, recolhidas e entregues pelos clientes e o enchimento resulta de revistas e jornais que seriam lixo.

Na loja online existe a possibilidade de refill, isto é, quando um produto termina a embalagem pode ser devolvida para a nossa morada e o cliente tem automaticamente 10% de desconto nos produtos das embalagens devolvidas, e assim estas embalagens tal como a caixa que as transporta ganham uma nova oportunidade.

 

PharmaGarden

 

UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre a PG?

Não é fácil manter-me ativa nas redes sociais nesta fase inicial e criar os conteúdos informativos que ambiciono, no meio muito estudo, testes, e produção em tudo o que isto envolve, acaba por ser onde peco mais. Esforço-me por manter os seguidores informados e tento sempre ter uma atividade frequente nas redes sociais, Instagram e Facebook, partilhando novidades, mais informação sobre os produtos. É nesta parte que o meu namorado me ajuda muito, criou todo o website que podem visitar através do www.thepharmagarden.com, bem como a loja online disponível no link anterior.

Para 2022 perspetivamos criar uma relação de transparência com os nossos clientes, e por isso começamos cada vez mais a partilhar: como fazemos e o que utilizamos detalhadamente, para que não haja dúvidas na hora de optar por usar PG. Toda a nossa comunidade no final deste ano vai ler a lista de ingredientes de qualquer um dos produtos e identificar cada um deles.

Agradeço muito à UniPlanet por esta entrevista e congratulo o seu trabalho, caminhamos juntos para um mundo melhor.

 

PharmaGarden

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário