Empresa francesa deixa de vender aquários redondos por “enlouquecerem os peixes”

Empresa francesa deixa de vender aquários redondos por “enlouquecerem os peixes”

25 de Janeiro, 2022 0

Um dos maiores vendedores franceses de aquários, o AgroBiothers Laboratoire, deixou de vender aquários redondos com uma capacidade inferior a 15 litros porque enlouquecem os peixes e os matam rapidamente. Agora apenas os retangulares estarão disponíveis, uma vez que, segundo a marca, colocar os peixes em pequenas tigelas sem filtração e oxigenação é abuso para com os animais.

“As pessoas costumam comprar um peixe-dourado para os seus filhos por impulso, mas se soubessem como estão a torturar o animal não o fariam. Dar voltas e voltas num pequeno aquário enlouquece os peixes e mata-os rapidamente”, disse Matthieu Lambeaux, diretor executivo da AgroBiothers, à Reuters.

Os peixes-dourados podem viver até 30 anos e crescer até cerca de 25 centímetros em grandes aquários ou lagoas ao ar livre, mas em aquários minúsculos morrem frequentemente em semanas ou meses.

“Há procura por esses aquários, mas a realidade é que o que oferecemos às crianças é a possibilidade de ver o peixe-dourado morrer lentamente.”

Lambeaux lembra que os peixes-dourados são animais sociais que precisam da companhia de outros peixes, um espaço amplo e água limpa.

A Alemanha e vários outros países europeus já proíbem os pequenos aquários redondos para peixes, mas a França não tem legislação sobre a matéria.

“É um anacronismo francês, por isso é que decidimos mudar. Não podemos educar todos os nossos clientes para explicar que manter o peixe numa tigela é cruel. Consideramos que é nossa responsabilidade já não dar aos consumidores essa escolha.”

 

Foto: Reuters

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Diária]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.