CTT já têm embalagens reutilizáveis

CTT já têm embalagens reutilizáveis

8 de Dezembro, 2021 0

Os CTT, em parceria com a Näz, lançaram, em junho deste ano, um projeto-piloto de utilização de embalagens reutilizáveis que permite que as compras online sejam acondicionadas em embalagens reutilizáveis, em alternativa às tradicionais embalagens de utilização única.

A Embalagem ECO Reutilizável CTT está direcionada aos clientes de e-commerce e apresenta-se como uma alternativa às embalagens de utilização única, sendo passível de ser introduzida múltiplas vezes na rede operacional dos CTT, com uma vida útil esperada de até 50 ciclos.

“Ao permitir um sistema de reutilização, esta embalagem constitui um passo importante no apoio à transição para uma economia circular, com particular impacto num mercado em expansão como o do e-commerce. Fazemo-lo porque acreditamos que podemos influenciar positivamente aqueles que colaboram connosco e com quem interagimos na nossa cadeia de valor”, afirmou Maria José Rebelo, diretora de Sustentabilidade dos CTT.

Para Marta, Especialista de Marketing da Näz, “este projeto proporciona uma alternativa ainda mais ecológica para os nossos envios, que atualmente são feitos através de envelopes de papel kraft, permitindo um ciclo de vida das embalagens superior através da sua reutilização, e um passo importante para os nossos objetivos de desenvolvimento sustentável orientados para a descarbonização e economia circular”.

Com a subscrição deste serviço por parte dos parceiros (e-sellers), os mesmos passam a ter acesso a embalagens reutilizáveis de forma a acondicionar os seus envios online. Já os compradores (e-buyers) poderão ter a opção de usar esta nova solução de distribuição paralelamente às já existentes.  Ao subscrever este serviço, o comprador terá que devolver a embalagem num conjunto de lojas CTT e marcos de correio selecionados ou diretamente ao distribuidor no ato da entrega da encomenda. Ao devolver a embalagem, para além de contribuir para uma distribuição mais sustentável, o comprador é ainda recompensado com um voucher de desconto para utilização numa futura compra na loja online de origem da sua encomenda.

A Näz, uma empresa de moda sustentável 100% portuguesa, e a Sanjo, uma marca portuguesa de calçado desportivo, foram as primeiras a utilizar as Embalagens ECO Reutilizáveis em envios selecionados com destino em Lisboa.

Atualmente existem dois tipos de embalagens, com dois tamanhos diferentes: uma Embalagem S, que pode ser identificada pela sua cor azul, e uma Embalagem M, pela sua cor verde.

A Embalagem ECO Reutilizável é feita de polietileno e é 100% reciclável no final do seu ciclo de vida.

De momento, as Embalagens ECO Reutilizáveis estão elegíveis apenas para as encomendas das lojas aderentes com destino ao distrito de Lisboa, não podendo ser utilizadas para envios entre particulares. Em breve, os CTT esperam alargar o projeto a todo o país.

Para questões sobre A Embalagem ECO Reutilizável podem contactar: projeto.expressoeco@ctt.pt.

Comentários

Gosta dos artigos do UniPlanet?

Apoie o nosso trabalho a partir de 1€ por mês.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.