Proibido apanhar pinhas até dezembro (mesmo caídas no chão)

Proibido apanhar pinhas até dezembro (mesmo caídas no chão)

15 de Novembro, 2021 0

A GNR de Viseu apreendeu, no dia 12 de novembro, cerca de 250 quilos de pinhas de pinheiro-manso, Pinus pinea, no concelho de Mangualde.

De acordo com a GNR, “a colheita de pinhas de pinheiro-manso é proibida entre 1 de abril e 1 de dezembro”. “Ainda que esteja caída no chão, a sua apanha está interditada por se encontrar em época de defeso”. O objetivo é salvaguardar “o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão e evitando a colheita da semente com deficiente faculdade germinativa e mal amadurecida”, explica a GNR em comunicado.

O “pinheiro-manso (Pinus pinea) é uma espécie florestal com um crescente interesse económico, cuja importância do comércio externo de pinha e de pinhão tem contribuído para a promoção de importantes dinâmicas económicas à escala regional, uma vez que o pinhão produzido em Portugal é de todos o mais valorizado pelas suas características nutricionais.”

“No decorrer de uma ação de patrulhamento direcionada para a fiscalização da apanha da pinha mansa, os elementos do NPA [Núcleo de Proteção Ambiental] detetaram um homem de 55 anos a efetuar a colheita de pinhas mansas fora do período permitido na lei”, disse a GNR. “Da ação resultou a elaboração de um auto de contraordenação por colheita de pinhas fora do período legal para o efeito e a apreensão de nove sacos de pinhas de pinheiro-manso.”

“Os factos foram remetidos ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).”

No dia 10, a GNR de Santarém anunciou a apreensão de mais de duas toneladas e meia de pinhas, no concelho de Coruche.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário