Portugal está a reciclar mais 8% de embalagens

Portugal está a reciclar mais 8% de embalagens

18 de Novembro, 2021 0

Até outubro, foram encaminhadas para reciclagem, em Portugal, cerca de 400 mil toneladas de embalagens, o que significa um crescimento de 8% face ao mesmo período em 2020.

Estes dados mostram que é o único fluxo de resíduos urbanos que está a cumprir as metas nacionais para a reciclagem, de acordo com a Sociedade Ponto Verde (SPV).

O desempenho do setor reflete o contributo articulado da Sociedade Ponto Verde com as empresas embaladoras e Sistemas de recolha e gestão de resíduos, para aumentar as quantidades recicladas.

A sensibilização ao consumidor para a reciclagem faz parte da chave de estratégia para um fluxo de resíduos organizado e com resultados relevantes para a proteção ambiental e cumprimento das metas.

A SPV tem vindo a investir para acelerar a inovação para encontrar soluções com vista à diminuição do impacto dos resíduos gerados pelas embalagens, suportadas no ecodesign e do design4recycling.

Fruto desta política de inovação, em 2019, as empresas clientes da SPV, que representam 33% das embalagens declaradas, reportaram ter implementado medidas de prevenção que vão desde a redução do peso unitário da embalagem, à não utilização de embalagens supérfluas ou ainda à incorporação de matérias primas secundárias (recicladas).

“Os consumidores reciclam mais e as empresas estão, também, cada vez mais empenhadas em contribuir para a sustentabilidade encontrando formas alternativas de consumir menos recursos”, assinala Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

“As metas da reciclagem de embalagens urbanas (55%) são cumpridas e até ultrapassadas, mas pela frente temos o ambicioso objetivo de chegar aos 65% de reciclagem de todas as embalagens colocadas no mercado até 2025”, afirma Ana Isabel Trigo Morais.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário