Equador amplia reserva das Ilhas Galápagos

Equador amplia reserva das Ilhas Galápagos

5 de Novembro, 2021 0

O Presidente do Equador, Guillermo Lasso, anunciou, no dia 1 de novembro, a criação de uma nova reserva marinha de 60 mil quilómetros quadrados nas Ilhas Galápagos em Glasgow.

Espera-se que a nova reserva marinha se junte aos “mais de 130.000 quilómetros quadrados das suas águas que são reservas marinhas protegidas” e onde “95% das espécies registadas são únicas no mundo”, afirmou o presidente.

A nova reserva terá 30.000 quilómetros de zona de não-pesca localizada na Serra dos Cocos e 30.000 quilómetros de zona de não-pesca localizada junto à reserva marinha no noroeste e “servirá também como laboratório vivo para o desenvolvimento da investigação científica”, explicou.

“Esta decisão do Equador irá desencadear propostas financeiras para trocas de dívida por conservação. Estimamos que será a maior quantidade (…) que foi feita até agora no mundo”, disse Lasso.

O ator Leonardo DiCaprio, que faz parte da iniciativa de restauração das Galápagos, agradeceu no seu Twitter, “parabéns ao Presidente equatoriano Guillermo Lasso pela criação de uma nova Área Marinha Protegida de 23.166 milhas quadradas perto das Galápagos e a nova troca de dívidas para ajudar a geri-la, anunciada na COP26”.

Em resposta a esta mensagem o presidente escreveu: “o nosso Governo está empenhado em proteger o ambiente. As Ilhas Galápagos são um tesouro para o mundo. Continuaremos a trabalhar no sentido de uma transição ecológica sustentável”.

Comentários
Deixe uma resposta

Your email address will not be published.