Quando as pessoas estão a começar do zero, a primeira dificuldade que têm é não saberem o que plantar em cada época.

Planta

Quando as pessoas entram para a minha horta comunitária de Coimbra e estão a começar do zero, a primeira dificuldade que têm é não saberem o que plantar em cada época. Como gosto de simplificar, o que lhes sugiro é que frequentem as feiras locais e semanais e comprem as mudas dos legumes que querem ter nas suas hortas. Não precisam de saber, no início, o que podem ou não plantar em cada mês pois nestas feiras vão estar à venda as plantas e legumes de cada época.

Depois de algum tempo, já vão saber que plantas se cultivam na primavera/verão e no outono/inverno.

Além de que, quem está a começar e vai semear diretamente na terra, a certa altura, não vai saber distinguir o que semeou das ervas “daninhas” e ainda acaba por arrancar o que não devia…

Com a experiência, depois já podem fazer sementeiras em casa, semear diretamente na terra ou, se forem preguiçosos, continuar a comprar as mudas nestas feiras.


Mudas


Se quiserem saber o que plantar em cada época, vejam este artigo do UniPlanet “Calendário da Horta: as frutas e os legumes que deve plantar em cada mês


»Preencham este formulário para ficarmos a conhecer melhor os nossos leitores que querem criar uma horta do zero.

Patrícia Esteves

Patrícia Esteves é a criadora do UniPlanet, um projeto com 11 anos. É consultora na área da sustentabilidade. É mestre em gestão e doutoranda em geografia humana. É vegetariana há 18 anos, adora viajar e fazer caminhadas.


Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.