É essencial que as empresas tenham em conta estes pilares nos seus objetivos e nos seus processos de tomada de decisão.

Máquina de costura

Muitas pessoas quando pensam em sustentabilidade acham que contempla apensas a vertente ambiental, mas na verdade este conceito assenta em três pilares: ambiental, social e económico.

A sustentabilidade é a capacidade de satisfazermos as nossas necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas.

O pilar da sustentabilidade ambiental contempla a preservação dos ecossistemas e dos recursos naturais, principalmente aqueles que não são renováveis. É então importante que as empresas e consumidores procurem implementar medidas para preservar estes mesmos recursos.

O pilar da sustentabilidade social procura a inclusão social, o bem-estar dos trabalhadores, a participação das comunidades locais nos processos de decisão, a igualdade no acesso à educação, a bens e serviços e a eliminação da pobreza.

O pilar da sustentabilidade económica prevê também a redução do consumo dos recursos naturais e que as comunidades locais sejam beneficiadas com a geração de lucro das empresas.

O conceito da sustentabilidade vai evoluindo com o tempo e já se pondera juntar dois novos pilares: o cultural e o tecnológico.

É essencial que as empresas tenham em conta estes pilares nos seus objetivos e nos seus processos de tomada de decisão.


» O UniPlanet vai oferecer sessões de consultoria online para apoiar as empresas a tornarem-se mais sustentáveis, para participar preencha o seguinte formulário.

Patrícia Esteves

Patrícia Esteves é a criadora do UniPlanet, um projeto com 11 anos. É consultora na área da sustentabilidade. É mestre em gestão e doutoranda em geografia humana. É vegetariana há 18 anos, adora viajar e fazer caminhadas.


Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.