Vem aí mais uma Fashion Revolution Week, 19 a 25 de abril ⚡

Vem aí mais uma Fashion Revolution Week, 19 a 25 de abril ⚡

24 de Março, 2021 0

Fashion Revolution

A Fashion Revolution Week está de volta e vai decorrer de 19 a 25 de abril em formato digital.

Durante esta semana vão decorrer Webinars, #OpenFactory e Círculos de Partilha sobre os temas mais relevantes trazidos pelos seguidores e consumidores. É tempo de uma revolução na moda.

A Fashion Revolution Week, campanha global anual, apela mais uma vez à transformação urgente da Indústria da Moda numa indústria que coloque as pessoas e o planeta à frente dos lucros. Apela também ao reconhecimento público e governamental da intersecção entre direitos humanos e a preservação da natureza.

As atuais crises sociais, diretamente ligadas à Indústria da Moda, ganharam no último ano uma proporção mundial, agravadas pela pandemia. A luta é global e requer ação coletiva e descentralizada.

É tempo de exigir transparência internacional e ação política, muito para lá de questionar #WhoMadeMyClothes ou #WhoMadeMyFabric. É preciso exigimos a responsabilização das marcas no cumprimento de direitos humanos fundamentais e apelar à solidariedade do consumidor com todos os trabalhadores da cadeia de produção de moda, em todas as partes do mundo.

Este ano este evento gratuito foca-se na reflexão sobre o poder do indivíduo consumidor na mudança política e sistémica necessária a um mundo mais justo para todos. Com a ajuda de membros da comunidade e influenciadores digitais, vamos levantar o véu às denúncias de trabalho forçado da minoria Uyghur na província de Xinjiang, China, especificamente em fábricas têxteis que produzem para grandes marcas mundiais e mergulharemos no movimento #payup (“Paguem aos vossos trabalhadores”) que mobiliza os consumidores a pressionarem as marcas a pagar encomendas de entrega cancelada devido à pandemia (estima-se que mundialmente os fornecedores aguardem pagamentos entre $3.2 e $5.8 biliões, referentes aos primeiros 3 meses de pandemia*).

Vai também responder à difícil pergunta: “para onde vão as roupas que doamos?” – numa viagem à realidade dos mercados de 2ª mão do continente africano, como o de Kantamanto em Accra no Gana, onde chegam 15 milhões de peças de roupa todas as semanas. Vão falar durante o evento sobre as marcas de fast-fashion que destroem biliões de euros de roupa não vendida anualmente, com o objetivo de manter o prestígio da novidade. O mesmo acontece com encomendas devolvidas online, no caso de algumas marcas: vão diretamente para o lixo. E entender as implicações das mudanças nas políticas de agricultura na Índia, um dos maiores produtores de algodão do mundo, onde milhares de trabalhadores rurais protestam há várias semanas.

Entre a campanha de ativação online por parte de dezenas de revolucionários (membros da comunidade), irão conectar-se em direto com 10 fábricas/ateliers de diferentes marcas portuguesas, no âmbito da #OpenFactory, por uma maior transparência na cadeia de abastecimento.

Os webinars vão diretos ao assunto, todos os dias da semana às 18h30, ensinando consumidores a serem ativistas, a distinguirem o greenwashing, e a repensar a relação com a roupa; e ensinando profissionais a comunicar de forma transparente, e a gerir o desperdício têxtil.

Vai ser introduzido um novo formato: Círculos de Partilha – sessões acessíveis por inscrição – que vão acontecer no fim de semana de manhã (24 e 25 de abril das 10h30 às 12h), tanto para profissionais do sector como para consumidores. Este encontro online é mais pessoal, terapêutico e privado, facilitado pela Cândida Rato, especialista no método Way of Council.

* – Clean Clothes Campaign

O Fashion Revolution é um movimento global que visa sensibilizar o consumidor para o impacto social, ambiental e económico da Moda, escrutinando as práticas da indústria a uma escala global. Tendo como objetivo mostrar que uma mudança positiva de comportamento (produtores/ marcas) e consumo (público-geral) é possível, encorajando todos os que procuram alternativas éticas e sustentáveis. Em Portugal, uma equipa de 14 voluntários dá forma à Fashion Revolution Portugal organizando anualmente uma série de eventos orientados para a ação, educação e procura de soluções, ajudando cada vez mais pessoas a reconhecer o poder individual que têm no contributo para uma mudança positiva e significativa.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário