Valongo diz adeus a eucaliptos e vai plantar 2960 sobreiros

Valongo diz adeus a eucaliptos e vai plantar 2960 sobreiros

29 de Março, 2021 0

Bolotas

Foi assinado no dia 25 de março um protocolo de cooperação entre a Junta de Freguesia de Valongo e a Metro do Porto, que resultará na reconversão de mais de sete hectares de eucaliptal, com a plantação de 2960 sobreiros. A iniciativa deverá ter lugar no outono, época mais propícia a este tipo de operação.

“A Junta de Valongo, que tem participado com grande proactividade no projecto do Parque das Serras do Porto, tomou a decisão de não renovar um contrato antigo de exploração de madeira de eucalipto, estando a sua propriedade, na encosta poente da Serra de Santa Justa, gradualmente a ser reconvertida para floresta nativa, com o envolvimento do Parque e do município de Valongo, e contando com apoio técnico da Portucalea”, foi anunciado numa publicação do Facebook do Parque das Serras do Porto.

Esta área foi alvo de estudos académicos por parte de estudantes da FCUP e de uma experiência de inoculação de touças de eucalipto com fungos, para prevenir a rebentação, numa ação promovida pelo CRE.Porto/projecto FUTURO. Em 2019, com a colaboração da LIPOR, foram reconvertidos cerca de quatro hectares, com a plantação de sobreiros e pinheiros-mansos. A LIPOR continua a assegurar a manutenção da área e está a alargar a intervenção a mais dois hectares. Com o envolvimento da Metro do Porto, este trabalho será expandido a mais 7,4 hectares.

Conversa às Seis. Entrevista a Ivo Vale Neves PJ de Valongo

Conversa às Seis. Entrevista a Ivo Vale Neves, PJ de Valongo
Em analise o cancelamento do contrato para plantação de eucaliptos em terrenos serranos da Junta e o acordo com a Metro do Porto para a plantação de quase três mil sobreiros.

Publicado por Jornal Novo Regional em Sexta-feira, 26 de março de 2021

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário