No dia 1 de outubro de 2020 a Volvo Cars começou a produzir o seu primeiro modelo 100% elétrico – o Novo Volvo XC40 Recharge.

Volvo XC40 Recharge

No dia 1 de outubro de 2020 a Volvo Cars começou a produzir o seu primeiro modelo 100% elétrico – o Novo Volvo XC40 Recharge.

Este será o primeiro de vários automóveis totalmente elétricos que a Volvo Cars irá lançar. O início da sua produção representa um passo importante para a empresa conseguir reduzir a pegada de CO2 por automóvel em 40% até 2025. Nesse ano, a Volvo Cars pretende que, metade das suas vendas mundiais seja constituída por modelos elétricos, sendo a quota restante preenchida por modelos híbridos.

A procura deste novo modelo tem sido muito elevada estando mesmo já vendida toda a produção calendarizada até final do ano. As primeiras unidades serão entregues na Europa ainda em outubro.

A anteceder o início da produção na fábrica de Gent, na Bélgica, existiu um período de preparação onde foram produzidas algumas unidades de veículos de pré-produção. Este processo, que é standard para cada novo modelo, pretende otimizar os processos de produção e assegurar os níveis de qualidade associados a cada automóvel que sai da linha de montagem. Todos os colaboradores receberam também formação adicional sobre a forma mais segura de produzir automóveis elétricos.

“Hoje é um dia muito importante para a Volvo Cars e para todos os colaboradores aqui em Gent. À medida que avançamos com a eletrificação da gama, esta fábrica irá representar um papel de grande pioneirismo na nossa rede mundial de produção”, afirmou Javier Varela, Head of global industrial operations and quality.

Volvo XC40 Recharge

Volvo XC40

Esta será a versão totalmente elétrica do modelo XC40, o primeiro automóvel Volvo a conquistar o prestigiado troféu European Car of the Year. O XC40 Recharge 100% elétrico tem como base a plataforma CMA - Compact Modular Architecture. Com tração às quatro rodas motrizes, este modelo terá uma autonomia superior a 400 km (WLTP), e 408 cv. Será possível carregar até 80% da capacidade das suas baterias em 40 minutos no sistema de carga rápida.

Neste modelo, a Volvo Cars redesenhou o Sistema de Infotainment oferecendo uma solução Powered by Android, com uma capacidade de personalização mais intuitiva e novos serviços e tecnologia Google onde se incluem Google Assistant, Google Maps e Google Play Store.

O XC40 Recharge 100% elétrico irá receber software e atualização aérea do seu sistema operativo, continuando a evoluir e a melhorar ao longo do tempo com a aprendizagem que irá ser feita.

Este novo automóvel foi construído com base nos níveis de segurança do XC40 original.

No entanto, os engenheiros de segurança da Volvo Cars tiveram de redesenhar e reforçar a estrutura frontal para se confrontarem com a ausência de um motor e manter, acima de tudo, os níveis tradicionais de segurança Volvo.

A bateria é protegida por uma safety cage de alumínio que foi imbuída na estrutura do automóvel.
A localização da bateria (no solo da viatura) permite baixar o centro de gravidade da mesma para melhor proteção em relação a capotamentos

Este novo modelo oferece um novo nível de funcionalidade com muito espaço de armazenamento, localizado nas portas e na bagageira. Uma vez que não possui motor de combustão interna o automóvel possui um espaço adicional de bagagem no espaço onde tradicionalmente se localizaria esse motor.

Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.