Casa das Palmeiras: uma quinta de turismo rural no centro de Portugal

Casa das Palmeiras: uma quinta de turismo rural no centro de Portugal

6 de Agosto, 2020 0

Casa das Palmeiras

 

A Casa das Palmeiras fica em Gandufe, uma quinta no sopé da Serra da Estrela, na região vitivinícola do Dão, entre Mangualde e Nelas. Aqui existem três Casas e uma Suite: a Casa do Celeiro, Casa do Carvalho, Casa dos Aromas e Quarto do Mocho. A envolvência da Serra da Estrela, dos olivais, das aveleiras e dos animais da quinta promovem o descanso e dias tranquilos.

O UniPlanet falou com Joana Travessas, a criadora da Casa das Palmeiras que nos apresentou este projeto.

 

UniPlanet (UP): Como nasceu a Casa das Palmeiras?


A Casa das Palmeiras nasceu do sonho de transformar a quinta do meu bisavô num projeto com futuro. Com quase 100 anos esta quinta de lavoura foi-se construindo ao longo dos anos pelas mãos dos meus pais e mais tarde com as minhas. Acreditei que era possível e assim surgiu a Casa das Palmeiras – Nature Houses & Pedagogic Farm em 2015.

 

UP: Tens um forte compromisso com a sustentabilidade. Que medidas adotaste para tornar este projeto mais amigo do ambiente e da natureza?


Todos os dias trabalhamos para a sustentabilidade da nossa região conjugando as expectativas dos nossos hóspedes com o bem-estar da nossa comunidade, valorizando o património ambiental, social e cultural.
Acreditamos no caminho da sustentabilidade como uma responsabilidade universal e por isso construímos a Casa das Palmeiras assentes nesse pilar, obtendo a certificação da GreenKey e Biosphere para o turismo sustentável e responsável e do turismo acessível da Accessible Portugal.

Todos os pormenores da quinta apelam à sustentabilidade e ao respeito pela natureza com experiências gratificantes para pais e filhos de observação e exploração da fauna e flora. Diminuição do desperdício através da recolha das sobras das refeições para dar aos animais, reutilização de materiais para decoração, disponibilização de amenities de produção nacional e de ingredientes naturais, observação de animais selvagens como o ouriço cacheiro, são alguns exemplos do que fazemos para promover a melhoria contínua no desempenho ambiental e sustentável do nosso espaço de alojamento em espaço rural.

Casa das Palmeiras

UP: Que serviços ofereces?


Sendo o nosso cliente alvo as famílias com filhos, direcionamos os nosso serviços nesse sentido. Apesar de não termos restaurante disponibilizamos o serviço de entrega de refeições aos nossos hóspedes através de parcerias que fazemos com restaurantes locais.
Aquando da reserva é possível reservar o Kit Bebé gratuito que oferece aos pais a comodidade de um berço, cadeira para as refeições, banheira, adaptador e banquinho.

Todo o espaço da quinta pedagógica apela aos 5 sentidos e à livre exploração, com espaços para descobrir na companhia constante dos animais da quinta. Ao fim do dia a hora da alimentação leva miúdos e graúdos a ajudar na alimentação dos animais, na caça aos ovos, na limpeza dos espaços e até a dar banho à porquinha Pêpa.

Há pouco tempo lançámos os nossos cestos de piquenique em parceria com um artesão local, de forma a proporcionar esta experiência a quem queira apenas visitar a quinta e usufruir do espaço. No final a cesta é oferecida e as sobras vão para casa com o cliente evitando-se o desperdício!
Além dos percursos que podem ser feitos na quinta a pé ou nas nossas bicicletas, ao redor da aldeia também estão assinalados percursos que permitem conhecer mais sobre a história e origem da aldeia onde nos inserimos, seja através da Rota dos Monumentos Milenares ou dos lugares romanceados n’ “O Retrato de Ricardina” que Camilo Castelo Branco escreveu na nossa freguesia.

As experiências gastronómicas da região não deixam ninguém indiferente e por isso estamos a desenvolver programas ligados à gastronomia da região – Azeite, o Queijo da Serra e o Vinho do Dão – que realizamos em parceria com produtores locais.

Casa das Palmeiras

UP: Que animais vivem na Quinta Pedagógica?


Além dos animais domésticos, três cães Bia, Nero e Freita e dos seis gatos Riscas & Riscas (são gémeos), Sky, Kika, Mika e Blackie temos vários animais de quinta. As cabritas doidas Ritinha, Mikas, Murça, CafécomLeite, Nesquick, Becky, a porquinha Pêpa, a galinha Mimi, os coelhos Ramon e Pinky, porquinhos da índia, patos, o Gang dos Gansos e Fracas. Durante a noite temos a visita de alguns animais selvagens como a raposa ou os simpáticos ouriços cacheiros!

UP: Como surgiu a ideia de criares uma piscina biológica?


A ideia surgiu da minha mãe que descobriu este tipo de piscinas quando andávamos à procura de soluções ambientalmente sustentáveis. Sempre idealizámos a quinta como um espaço sustentável que pudesse integrar-se na paisagem de forma natural e permitisse aos animais que aqui habitam um local para beberem água durante os meses mais quentes. A sinfonia das rãs ao luar é um momento maravilhoso para se aproveitar as noites quentes de Verão!

 

Ver esta publicação no Instagram

 

O reflexo do paraíso tão perto de si! 💚 Reserve connosco e usufrua de 10% de desconto nos alojamentos #euficoemportugal

Uma publicação partilhada por Casa das Palmeiras (@casadaspalmeiras_naturehouses) a

UP: O que produzes na quinta?


Temos uma produção familiar com várias árvores de fruta a partir das quais produzimos as compotas para o pequeno almoço, reaproveitando o que não consumimos. Em cada estação temos os legumes da época, proporcionando aos hóspedes a colheita das necessidades que tenham para as suas refeições. As oliveiras que nos dão o azeite produzido sem recorrer a fitofarmacêuticos e que também disponibilizamos em cada alojamento para quem queira cozinhar e as avelãs que em setembro podem ser recolhidas por quem as quiser apanhar!

UP: Os pequenos-almoços são vegan friendly?


Sim, temos essa opção. Enviamos antes da chegada um formulário que pode ser preenchido pelos hóspedes, com as necessidades e escolhas de cada um, evitando-se também o desperdício alimentar com esta escolha antecipada.

Casa das Palmeiras

UP: Para terminar, onde está localizada e onde podemos encontrar mais informações sobre a Casa das Palmeiras?


A Casa das Palmeiras, Casas de Campo & Quinta Pedagógica está localizada na aldeia de Gandufe, entre Mangualde e Nelas, na região vinícola do Dão, próxima de Viseu e da Serra da Estrela.
Mais informações podem ser encontradas no nosso site, Instagram, Facebook, Tripadvisor ou Linkedin.

 

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário