Um lugar mágico a menos de uma hora de Lisboa, Areias do Seixo respira a Natureza a plenos pulmões, sem pressa num espaço em que sentir é o verbo principal.

Areias do Seixo

Um lugar mágico a menos de uma hora de Lisboa, Areias do Seixo respira a Natureza a plenos pulmões, sem pressa num espaço em que sentir é o verbo principal.

O UniPlanet falou com Marta Fonseca e Gonçalo Alves que nos apresentaram este projeto.


UniPlanet (UP): Como nasceu o Areias do Seixo?

O Hotel Areias do Seixo nasceu de um sonho. Era muito forte o desejo de criarmos um lugar único onde pudéssemos receber pessoas dos vários cantos do mundo num ambiente mágico e ao mesmo tempo familiar. Desde o sonho à construção deste espaço muitos obstáculos foram ultrapassados. Resultado? Um lugar onde todos os ingredientes que o compõem foram escolhidos a pensar na originalidade, no conforto… um sítio onde simplesmente apetece estar e viver cada momento… rodeado de mar, dunas e pinhal.


Areias do Seixo


UP: Têm um forte compromisso com a sustentabilidade. Que medidas adotaram para tornar este projeto mais amigo do ambiente e da natureza?

Deixamos alguns do que consideramos serem os melhores exemplos:
Na construção…
Reutilização dos escombros e ruínas do antigo aviário que existia no terreno onde foi implantado o Hotel, os quais foram previamente britados e aplicados nas bases de pavimentação. Foi escolhida para este serviço uma empresa de britagem local;

Na climatização…
Utilização da Geotermia, sistema ecológico que permite utilizar de forma eficiente a temperatura existente no interior da terra, para posterior climatização do edifício e aquecimento das águas;

Na gestão de água…
Conceção e implementação de sistema de captação, reutilização e encaminhamento de águas pluviais, excedentárias da rega, poço e nascentes para abastecimento à unidade hoteleira;

No jardim…
Grande parte da zona ajardinada exterior contém espécies autóctones (locais) que, por isso, não necessitam de rega.



Areias do Seixo


UP: Querem falar-nos um bocadinho sobre a vossa horta?

Uma horta feita à mão e com muito Amor! Inspirados pelos princípios de Permacultura e Agrofloresta, criamos um ambiente harmonioso que tenta equilibrar todas as forças da Natureza. Um jardim comestível que seja também um Lugar para Acolher pessoas (e, claro, bichinhos!) … um Lugar para se Estar, para se Sentir, para se Respirar … para se Viver … Tentamos imitar a Natureza para que ao longo dos anos este sistema se torne autossustentável, necessitando de um menor consumo de energia e trazendo um maior retorno.


Areias do Seixo


UP: Que serviços oferecem?

Para além do Restaurante, SPA, Piscina, temos também oferta de várias Experiências & Atividades que poderão ser usufruídas ao longo da estadia, proporcionado momentos inesquecíveis aos nossos hóspedes.


Areias do Seixo


UP: Uma das mensagens que passam é a de desligarmos e de nos conectarmos com a natureza. De que forma promovem este desligar?

Pela localização privilegiada de Santa Cruz… Crua, selvagem, intocada, imensa, impetuosa e arrebatadora. Com as suas praias largas, longas, ímpares e desertas. E é entre as arribas, pinheiros, dunas e rochedos, que brotam as Areias do Seixo. Um Refúgio, Paraíso, Sonho, Retiro, Um Lugar Mágico…

Mas, também, através das experiências que proporcionamos. Por exemplo, o ‘Círculo do Fogo’, onde no aconchego de uma fogueira, saboreamos um Copo de Vinho ao som da doce música das cordas de uma guitarra… inspiramos o aroma da lenha, observamos as estrelas, absorvemos as mais quentes cores do pôr do sol… e brindamos à VIDA! Ou, ‘Da Terra ao Prato’, uma visita guiada pela nossa horta, onde cheiramos, provamos e colhemos legumes, frutas, flores e ervas aromáticas, que serão utilizados na confeção de um almoço delicioso, com a ajuda do nosso Chef. Ou ainda um ‘Jantar no Abrigo do Lago’, num cenário ímpar, acolhedor, rodeado de Natureza, ao som do coaxar das rãs, da brisa que corre no canavial e do bater das ondas, ao fundo.



Areias do Seixo


UP: As refeições são vegan friendly?

Sim, temos uma carta Vegan, construída em parceria com a chef Miss Saigon. Contudo, e devido às nossas medidas Stop Covid-19, fizemos algumas alterações que estarão em vigor temporariamente. Por exemplo, o Menu de Jantar é atualizado diariamente e está disponível apenas no restaurante.

Sobre a nossa cozinha/ restaurante…
Cozinhamos com o que a terra nos dá. Usamos e abusamos das flores, bolbos, legumes e aromáticas da nossa horta; e utilizamos os produtos de acordo com a sua sazonalidade que, na sua maioria, são portugueses e, muitos deles, locais. Com uma ligação muito forte com a TERRA, a vida da cozinha começa todos os dias na Horta. Com uma cesta de vime na mão e o sol a brilhar, o Chef passeia pela horta para colher os ingredientes que vão da terra para o prato. Assim, pratos vegetarianos e vegans estão, naturalmente, presentes nas nossas cartas.



Areias do Seixo


UP: Para terminar, onde está localizado e onde podemos encontrar mais informações sobre o Areias do Seixo?

Na belíssima costa de prata… Santa Cruz, concelho de Torres Vedras. Mais informações disponíveis no nosso website.


Areias do Seixo


Areias do Seixo

Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.