Shaeco: o champô sólido português que tem uma caixinha de cortiça

Shaeco: o champô sólido português que tem uma caixinha de cortiça

27 de Maio, 2020 0

A Shaeco é uma marca portuguesa que produz um champô sólido e ecológico.

O UniPlanet falou com a equipa da Shaeco que nos apresentou este projeto.

 

UniPlanet (UP): Como nasceu a Shaeco?

A Shaeco surgiu da nossa vontade de desenvolver e comercializar online produtos que fossem eco-friendly mas também apelativos e de elevada qualidade e 100% produzidos em Portugal. Enquanto colegas de equipa, sempre que podíamos partilhávamos entre nós produtos sustentáveis, mas também inovadores, produtos que queremos usar porque além de sentirmos que estamos a contribuir para um mundo melhor, também estamos a usar algo que temos orgulho em mostrar aos nossos colegas e amigos. Cada um de nós já estava a introduzir mudanças na sua rotina diária para evitar o desperdício e o consumo exagerado de produtos descartáveis, principalmente ao nível dos cosméticos e rotinas diárias de higiene pessoal.

O champô foi o primeiro produto em que nos focamos, embora estejamos a desenvolver outros, com o mesmo nível de qualidade e de respeito pelo meio ambiente. A caixa de transporte em cortiça, Pebble, foi desenvolvida com base na necessidade que identificamos enquanto utilizadores de champô sólido: é um produto difícil de transportar depois das primeiras utilizações e esta foi a solução que encontramos. Estamos ainda a melhorar este produto para que possa ser usado além do transporte.

 

Champô sólido

 

UP: O vosso champô sólido é vegan, feito em Portugal e sem embalagem de plástico. Querem falar-nos um bocadinho sobre o vosso compromisso com a sustentabilidade?

Sim, sustentabilidade é a nossa missão. “Shaeco® é uma marca de cosméticos, desenvolvidos e produzidos em Portugal, que te ajudam a proteger o planeta.” Como? Além de o champô sólido necessitar de menos água durante o processo de produção, adotamos embalagens recicladas e recicláveis, com tintas vegetais. Demoramos imenso tempo no desenvolvimento da embalagem para que fosse possível cumprir com todos os requisitos e sem recurso a plástico. Estamos ainda a desenvolver soluções que evitem que o champô seja envolvido no papel que vai dentro da caixa, no entanto, neste momento, por questões de garantia da qualidade do produto, ainda temos que utilizar este papel adicional. Somos ainda a favor de um consumo consciente e sustentável: o nosso champô sólido pode ser utilizado por qualquer adulto e crianças a partir dos 3 anos de idade. Assim, uma família apenas necessita de um champô em vez de os múltiplos produtos que por vezes temos nos nossos chuveiros e banheiras.

Não somos fundamentalistas e gostamos de afirmar isso mesmo. Acreditamos que as pequenas mudanças diárias podem fazer toda a diferença, entre as quais, a redução de plástico ou reutilização de materiais na nossa higiene diária.

 

Champô sólido

 

UP: Que ingredientes usam no vosso champô?

O champô sólido One & Done tem 115g de ingredientes que são fantásticos para o nosso cabelo! O óleo de argão ajuda a suavizar o cabelo e o extrato de coco que permite que o champô faça mais espuma no contacto com a água, do que a maioria dos champôs sólidos. Usamos uma alternativa aos sulfatos tradicionais, em vez de SLS usamos DLS. O DLS limpa e purifica a pele e o cabelo. É poderoso, mas mais delicado do que outros agentes surfatantes. É uma boa alternativa para quem prefere produtos sem sulfatos e quer evitar ingredientes como o SLS. Não usamos sal, o que possibilita a utilização do champô por um maior número de pessoas.

Podem ler a lista completa de ingredientes aqui.

 

Champô sólido

 

UP: Querem apresentar-nos também a Pebble?

Sim, a Pebble nasceu da nossa necessidade de transportar o champô sólido. Sabíamos que queríamos transformar o champô sólido em algo fácil de usar e transportar no nosso dia-a-dia. Inspirada no mar, a caixa de transporte Pebble tem a forma de um seixo para nos lembrar que devemos preservar a natureza e manter os oceanos livres de plástico. A caixa de transporte Pebble permite valorizar a cortiça e evitar desperdícios da indústria corticeira. Se utilizássemos uma peça única de cortiça, virgem, extraída do sobreiro e cortada unicamente para o efeito, iriam sobrar pedaços que não podiam ser usados. Iria haver desperdícios de matéria-prima.

A Pebble é feita de pequenos pedaços de cortiça, incluindo pedaços que sobram do fabrico de outros produtos, que são aglomerados e moldados numa peça única. Estamos a desenvolver novos acessórios para que a Pebble seja também usada em casa e não apenas no transporte.

 

Champô sólido

 

UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre a Shaeco e encontrar o vosso champô sólido à venda?

O nosso champô sólido está, para já, exclusivamente à venda na nossa loja online. Podem também seguir-nos nas redes sociais, no Facebook e Instagram.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário