MOJU quer jovens a criar mini hortas comunitárias em casa no projeto “Planta 1 Doa + 1”

MOJU quer jovens a criar mini hortas comunitárias em casa no projeto “Planta 1 Doa + 1”

14 de Maio, 2020 0

Cenouras

A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão – está a desafiar os jovens algarvios a criarem em casa mini hortas comunitárias para abastecerem as suas famílias, e ainda outros agregados, através do projeto “Planta 1 Doa + 1”.

Esta iniciativa de voluntariado jovem tem como objetivos “incentivar a produção de alimentos essenciais em casa, reforçar a economia circular e incentivar à participação cívica”.

O projeto começa a 1 de junho e termina a 21 de julho e dirige-se a jovens dos 14 aos 30 anos, que recebem uma bolsa de 10 euros por dia. Os interessados podem inscrever-se até ao dia 22 de maio de 2020.

“Na primeira semana, os/as voluntários/as recebem formação para iniciar as suas hortas e para se compreender as necessidades de cada família, de forma a promover os materiais necessários e em quantidade suficiente para semearem para a sua família e ainda semearem outra parte que será doada a famílias sinalizadas. Após a análise das necessidades, os kits de iniciação à horta serão entregues aos/às voluntários/as pela associação”, explica a MOJU, que promove o projeto no âmbito de uma candidatura ao programa Geração Z, do Instituto Português do Desporto e Juventude.

No decorrer do projeto serão dados desafios e temas de debate: diariamente será feita uma captação fotográfica das tarefas realizadas pelos/as jovens; semanalmente serão realizadas reuniões para partilhar o processo e deixar desafios para realizar (um adubo, inseticida natural, etc); também serão lançados temas de debate sobre empreendedorismo social (dinâmicas juvenis no concelho, troca de ideias para minimizar o impacto da pandemia a nível local, etc).

Mais informações no Facebook da MOJU aqui.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário