Agora já pode trocar as suas garrafas de plástico não reutilizáveis por talões em máquinas automáticas.

Máquina automática

Agora já pode trocar as suas garrafas de plástico não reutilizáveis por talões em máquinas automáticas.
O projeto-piloto começou a 13 de março, em 23 hipermercados (Continente, Auchan, Pingo Doce, E. Leclerc e Os Mosqueteiros) de norte a sul do país.

Os consumidores colocam as garrafas de água, sumo, refrigerante ou bebidas alcoólicas e em troca recebem um talão de desconto. Por cada garrafa até meio litro recebe dois cêntimos e por cada garrafa até dois litros recebe cinco cêntimos. O valor total pode ser utilizado para descontar em compras na loja onde as garrafas foram entregues, ou então doados a uma instituição de solidariedade social.

As garrafas de plástico PET (Polietileno tereftalato) não devem conter líquidos ou outros produtos no interior, não devem ser espalmadas e devem estar devidamente fechadas com as respetivas tampas, apresentando o código de barras legível.

Máquina automática

"A atribuição de um prémio ao consumidor pela devolução das garrafas pretende incentivar a devolução de embalagens não reutilizáveis em plástico. Com este projeto, pretende garantir-se o encaminhamento para reciclagem de elevada qualidade, permitindo a incorporação em novas garrafas de bebidas, maximizando-se a circularidade dos materiais", refere o Ministério do Ambiente e Ação Climática.

"Com este sistema de incentivo, pretende alcançar-se o cumprimento de metas de recolha (50% do potencial de recolha), de reciclagem (97%) e de incorporação de plástico reciclado na produção de novas garrafas de bebidas (50%)" e "os sistemas de depósito já existem em diversos estados-membros, permitindo atingir metas de recolha acima dos 80%", explica.

"A realização deste projeto‐piloto constitui uma oportunidade para adquirir experiência e produzir ensinamentos para a definição e implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio, obrigatório a partir de 1 de janeiro de 2022."

Tabela com hipermercados

Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.