O Conselho de Segurança Nuclear espanhol autorizou o prolongamento do funcionamento da central nuclear de Almaraz, até outubro de 2028.

A vida útil da central nuclear de Almaraz terminava em junho de 2020; no entanto, o Conselho de Segurança Nuclear (CSN) espanhol autorizou o prolongamento do funcionamento desta central, até outubro de 2028.
“O plenário do CSN acordou informar favoravelmente a solicitação da renovação da autorização de exploração da central nuclear de Almaraz (Cáceres), cuja vigência terminava em junho. Concretamente, permite o funcionamento da unidade I até 1 de novembro de 2027 e a unidade II até 31 de outubro de 2028, que iniciaram o seu funcionamento em 1981 e 1983, respetivamente”, informou o CSN em comunicado.
O parecer do CSN será agora remetido ao Ministério para a Transição Ecológica para a sua autorização definitiva.
Importa lembrar que a central nuclear de Almaraz fica a 110 quilómetros da fronteira portuguesa e usa as águas do Tejo no seu processo de arrefecimento.
0 comentários. Diz-nos o que pensas
Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.