Anita D'Ambrosio é uma Health Coach Holística que acredita que a Natureza tem poderes curativos e que é em harmonia com a Natureza que nos sentimos completos e felizes.

Anita

Anita D'Ambrosio é uma Health Coach Holística que acredita que a Natureza tem poderes curativos e que é em harmonia com a Natureza que nos sentimos completos e felizes.

O UniPlanet falou com ela que nos falou mais sobre o seu estilo de vida.


UniPlanet (UP): Podes falar-nos um bocadinho sobre o teu trabalho e como tudo começou?

O meu projeto como Health Coach começou em 2017, mas foi o resultado de uma jornada de crescimento pessoal que começou já na pré-adolescência.

Nessa altura tive o meu primeiro contacto com o vegetarianismo, com as terapias holísticas (com 12 anos já tomava Flores de Bach!), com os retiros de meditação, ouvia falar de New Age, da Cura com a Louise Hay e das afirmações de amor próprio. O meu pai abriu-me o caminho nesse sentido. Qualquer novidade que houvesse na área do desenvolvimento pessoal, ele aprendia e transmitia-me o conhecimento. Como todos, e sobretudo com a idade que tinha, não conseguia aplicar logo o que tinha aprendido, até porque cada um, por muito que te ensinem algo, deve passar pelas próprias experiências de vida.

A própria vida ensina-te o que tens de curar e só quando tomas consciência é que começas a fazer ligações com o que te foi transmitido e o aplicas.

Para mim esse momento foi na adolescência, quando passei por problemas de baixa autoestima e, sobretudo, uma difícil relação com a comida, que acabou por criar problemas digestivos sérios. A partir daqui comecei a curar-me, ou seja, a interessar-me pelo autoconhecimento, pelo ouvir o meu corpo e os sinais que me manda. Tem sido uma magnífica viagem de autodescobrimento, na qual ainda estou, e que me fez entender que quero ajudar as pessoas a desvendar o próprio potencial e a viver uma vida mais alinhada com a própria natureza. Acredito que é só quando estamos alinhados connosco próprios (e com a nossa fonte que é a Natureza) que nos sentimos mais completos e felizes.



Anita


UP: Acreditas que a Natureza tem poderes curativos. Podes explicar-nos de que forma?

Sim, acredito que a Natureza tem poderes curativos não só no que se refere a alimentação, mas também em relação a todos os aspetos da nossa vida. Nós somos parte dela, somos a representação micro do mundo macro que é a Natureza. Eu curei os meus problemas digestivos e a minha relação com a comida através duma alimentação mais natural, mais simples. Mas também nos momentos mais difíceis da minha vida ou em momentos de stress, a Natureza curou-me. Considero que as plantas, quer sejam utilizadas como alimentos, ou como medicamentos, têm um poder de cura que vai além do uso físico, ou seja, é uma cura mais energética, espiritual. Para mim a Natureza são todas as coisas, é o mundo físico e espiritual.


UP: O que te move? O que te inspira?

A Natureza. É a professora por excelência, tudo o que é essencial e o que realmente conta na vida. Ela ensina-nos amor, aceitação, renascimento, morte, abundância, paciência, ciclos, dualidade, repouso, interconexão, diferenças, força, flexibilidade, fluidez… A Natureza tem muito para nos ensinar, temos só que estar atentos às pequenas coisas que nos rodeiam!


Anita


UP: Que conselhos costumas dar para uma vida e uma alimentação melhores?

Mais do que seguir modas e o que os media dizem que é saudável, é escutar o nosso corpo. É muito importante aprenderes a considerar a tua bioindividualidade. Os outros não sabem o que se passa no interior do teu corpo, tu és a única pessoa que sabe. Este é o primeiro passo, mas é um caminho que vai de mãos dadas com o amor próprio.


UP: Há alguma receita que gostasses de partilhar connosco?

Sim, Fajitas de batata doce roxa com tofu, pimentos e húmus de guacamole. Um dos favoritos cá de casa! Podem consultar a receita aqui.


Comida


UP: Que alimentos evitas comer?

Processados, fritos, e tudo o que contem açúcar branco, pois cria-me problemas de fermentação “má” nos intestinos. Também tento evitar alimentos na sua versão “branca”, ou seja pasta, arroz, pão… e escolher a sua versão integral.


UP: O que acontece normalmente numa sessão contigo?

Numa sessão comigo começamos por fazer um resumo de como correram as coisas desde a última sessão, se há novidades que se queiram partilhar ou algo que tenha acontecido em que se aplicou alguma técnica ensinada. Depois passamos a parte de revisão em conjunto dos exercícios que envio por e-mail para localizar dificuldades, padrões, emoções reprimidas que estão a limitar e a impedir que a pessoa tenha uma vida completa e feliz. Os exercícios são sempre uma boa base para a pessoa começar a expressar-se sobre os principais obstáculos que sente.


UP: Como podem as pessoas marcar uma sessão contigo?

As pessoas podem marcar uma sessão comigo através do meu site (formulário) , onde o primeiro passo consiste em preencherem o histórico de saúde, de forma a eu ficar a conhecer um pouco quais são as principais dificuldades e objetivos que se querem atingir em relação à saúde holística. Uma vez que o histórico de saúde seja recebido, entro em contacto com a pessoa interessada, de forma a marcar a primeira sessão gratuita de 50 minutos. Nesta sessão aprofundamos mais os aspetos mencionados no formulário, definimos a tipologia das sessões (presencial, por Skype ou por telefone) e estabelecemos os tempos para atingir cada objetivo. Os objetivos são revistos em cada sessão, pois muitas vezes as pessoas mudam objetivos e prioridade de objetivos durante o programa de saúde holística.


Ver esta publicação no Instagram

⁣ ✨ EXPRESSA AS TUAS EMOÇÕES ✨⁣ ⁣ Aquilo que não dizemos acumula-se no corpo, transformando-se em noites sem dormir, nós na garganta, nostalgia, dúvidas, insatisfação e tristeza.⁣ ⁣ Aprisionando-nos no passado. ⁣ ⁣ Estagnando a nossa vida. ⁣ ⁣ O que não dizemos não morre. Mata-nos.⁣ ⁣ ⁣ E tu, tens o hábito de expressar as tuas emoções ou costumas reprimi-las?⁣ ⁣ .⁣⁣⁣⁣ ⁣⁣⁣⁣ #anitadambrosio #healthcoach #coaching #holistichealth #wellbeing #balance #personalgrowth #personaldevelopment #desenvolvimentopessoal #health #saude #consciousliving #vidaconsciente #mindfulness #mindset #healing #cura #inspiration⁣ #communication #alignment #freedom #listentoyourbody #autoconhecimento #emotions #emotionalhealth

Uma publicação partilhada por Anita D'Ambrosio Health Coach (@anitadambrosio.healthcoach) a


Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.