A TailoredTile é uma marca portuguesa responsável pela criação do Tilegram, uma espécie de azulejo feito em plástico reciclado.

Tilegrams

A TailoredTile é uma marca portuguesa responsável pela criação do Tilegram, uma espécie de azulejo feito em plástico reciclado.

O UniPlanet falou com Ana Rita Rodrigues, criadora da TailoredTile, que nos apresentou este projeto.


UniPlanet (UP): Querem apresentar-nos a TailoredTile?

A TailoredTile é uma empresa que se dedica à produção de tilegrams, peças em plástico 100% reciclado, que podem integrar decoração nas paredes. A empresa é constituída por mim, Ana Rita, e por Bruno Campos. O papel que desempenho encontra-se intrinsecamente ligado à arquitetura, à estética e às pinturas que integram as nossas peças.
O Bruno, por sua vez, é o responsável pela parte produtiva. Com imensa experiência na indústria do plástico e responsável pela qualidade na produção de peças plásticas, o Bruno deparava-se diariamente com imensos desperdícios industriais. As normas de qualidade apertadas assim como exigências do clientes (maioritariamente da indústria automóvel) levaram a que ele necessitasse de encontrar uma solução para o desperdício que encarava diariamente. A vontade de reciclar e criar um produto único fez com que uníssemos ideias e vontades e a TailoredTile nascesse.



Tilegrams


UP: O que são os tilegrams?

O Tilegram é uma reinterpretação do azulejo. Sempre admiramos a modularidade e a decoração que o distingue. Somos originários de uma terra onde o azulejo desempenhou um papel fundamental na indústria local. O tilegram é uma visão contemporânea de uma peça que tanto nos diz.

É produzido em plástico 100% reciclado e composto por duas peças. Uma das peças faz a ligação à parede e encaixa no próprio tilegram. Este design permite que o cliente possa alterar o local onde os colocou, caso queira alterar a decoração e até consegue devolver os tilegrams, substituindo por outros. Acima de tudo, o tilegram é uma peça decorativa que confere tridimensionalidade às paredes, assumindo um aspeto desconstruído nos desenhos que integra, e que foi pensado desde a fase de desenvolvimento para integrar uma economia circular de utilização, devolução e recuperação.



Tilegrams


UP: Onde vão buscar o plástico que recuperam?

Como estamos integrados num Pólo industrial ligado ao plástico, conseguimos adquirir plástico reciclado para criar as nossas peças, em empresas que se dedicam à sua recuperação para uma nova utilização do mesmo. No futuro, o nosso objetivo é ter um sistema próprio de trituração e moagem do plástico para conseguirmos ter todo o processo, desde a sua produção até à devolução, posterior moagem e preparação para nova produção dentro das nossas instalações.


UP: O que se segue para a TailoredTile?

O nosso objetivo é conseguir, cada vez mais, chegar a mais público . Neste momento estamos a ter cada vez mais vendas em painéis personalizados para os nossos clientes, decorados com aguarelas feitas a partir de fotografias. No entanto, as aplicações do tilegram são diversas e estamos agora a chegar a empresas que possuem uma visão mais sustentável no seu ADN e querem soluções do género para incluir o logótipo empresa ou até mesmo aguarelas que ilustram a sua história.

Paralelamente, e porque somos produtores, o nosso objetivo é criar soluções exclusivas para casas de decoração de interiores para que estas possam revender painéis de decoração com a dimensão e a imagem à sua escolha e conseguir alcançar um público diverso. Dessa forma, iremos dedicarmo-nos um pouco mais à produção e reciclagem do plástico e esperar que possamos, cada vez mais, atingir valores mais altos de reciclagem.



Tilegrams


UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre a TailoredTile e encontrar os tilegrams à venda?

A TailoredTile tem o site onde podem encontrar alguns trabalhos e um e-mail para questões e encomendas.

Encontramo-nos presentes, de igual forma, no Facebook e no Instagram, onde publicamos várias vezes por semana os trabalhos que desenvolvemos para os nossos clientes. Para encomendas, podem contactar-nos diretamente através do email info@tailoredtile.com ou através das redes sociais.

Esperamos, no decorrer deste ano, começar a ter vários pontos de venda dos nossos painéis em casas de decoração e design de interiores.

Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.